Rodízio de Pneus é Realmente Necessário? Veja Como Fazer e Economizar

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Você sabia que o rodízio de pneus é uma medida adotada em prol da segurança no trânsito?

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A troca de posição dos pneus do veículo serve para igualar seus níveis de desgaste, de modo que não haja diferenças entre dois pneus localizados no mesmo eixo.

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Antigamente, fazer rodízio de pneus era algo extremamente comum para os proprietários de veículos.

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Hoje, porém, muito se questiona sobre a real necessidade dessa medida.

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O pneu é um dos componentes que, quando em bom estado de conservação, garante a estabilidade do veículo.

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Tê-los em bom estado, portanto, é fundamental para dirigir com tranquilidade e segurança.

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Tanto é que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu art. 230, inciso XVIII, determina como infração a conduta de dirigir o veículo em mau estado de conservação.

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Mas será que você precisa se preocupar em fazer rodízio de pneus periodicamente? Além disso, há um prazo previsto para a troca?

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Neste artigo, responderei a essas e diversas outras dúvidas relacionadas ao assunto.

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Siga a leitura e fique bem informado.

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Rodízio de Pneus é Realmente Necessário?

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Antes de responder a essa pergunta, preciso explicar a você do que se trata o rodízio de pneus.

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É bem simples entender.

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Como dito na introdução deste artigo, o rodízio consiste na troca periódica da posição dos pneus nos eixos do automóvel, isto é, colocar os dianteiros na parte de trás e vice-versa.

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Com o uso, os pneus desgastam por conta do atrito da borracha com o chão, o que faz com que percam aderência ao solo, deixando o veículo instável.

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A menos que você nunca utilize seu carro, o desgaste é natural. No entanto, quando ele é excessivo, seu veículo encontra resistência para se manter firme no chão, o que aumenta o risco de derrapagens.

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Nesse sentido, diversos especialistas em carros, e até mesmo montadoras de veículos, afirmam que o rodízio pode aumentar a vida útil do pneu consideravelmente.

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Por outro lado, há quem defenda que a medida, na verdade, não faz diferença alguma no que se refere à conservação do pneu.

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A verdade, provavelmente, é que realizar rodízio de pneus tem prós e contras.

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Bom, uma vez que fazer rodízio de pneus não é uma obrigação trazida pela legislação de trânsito, você é quem decide se é ou não uma boa ideia fazê-lo.

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De qualquer modo, conhecer a opinião de especialistas no assunto pode ajudá-lo a decidir o que fazer, caso você esteja em dúvida.

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A seguir, apresentarei vantagens e desvantagens do rodízio de pneus, explicadas por montadoras de veículos.

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Vantagens

Para a fabricante Bridgestone, não fazer rodízio de pneus pode gerar problemas.

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A maior fabricante de pneus do mundo reforça que, normalmente, os pneus dianteiros sofrem desgaste antes dos traseiros, por conta do maior esforço causado pela direção e tração do veículo. Assim, o desgaste acontece desigualmente entre pneus do mesmo eixo.

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Em decorrência disso, o desempenho do carro muito provavelmente será afetado. Nesse sentido, o rodízio aumenta a durabilidade dos pneus – porque torna o desgaste natural mais uniforme – e, consequentemente, a segurança do veículo.

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Desvantagens

Como eu disse, nem todo mundo recomenda a prática de trocar a posição dos pneus do veículo.

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As marcas Renault e BMW fazem parte do time de fabricantes de veículos contrárias ao rodízio de pneus.

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Nesta reportagem da revista Quatro Rodas, a BMW argumenta que, devido à diferença existente entre os pneus dianteiros e traseiros dos veículos por ela produzidos, o procedimento de troca não surtirá o efeito desejado.

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A Renault, por sua vez, considera que é mais vantajoso – e seguro – substituir os pneus quando comprometidos. No entanto, ela também recomenda uma espécie de rodízio, ao indicar que os pneus traseiros sejam colocados na parte dianteira, e os novos sejam colocados na parte traseira.

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O Que Cada Marca diz Sobre Rodízio de Pneus

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Você já viu alguns pontos de vista sobre o rodízio de pneus por parte de fabricantes importantes de veículos.

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Mas vale a pena ampliar um pouco, trazendo ainda mais opiniões sobre o assunto.

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De acordo com José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone, só o rodízio não basta.

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Sempre que ele for realizado, é preciso alinhar e balancear as rodas, verificar a pressão indicada pelo fabricante e checar as condições das válvulas de ar.

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No caso das rodas, por exemplo, é importante buscar por amassados ou trincas.

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Já a recomendação da Michelin é para que o proprietário do automóvel examine de forma periódica os pneus, interna e externamente.

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Caso perceba, durante a verificação, que há desgaste maior nos pneus do eixo dianteiro do que nos do eixo traseiro, a fabricante recomenda o rodízio de pneus entre os eixos.

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E se os pneus se desgastam mais em um lado do carro?

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Nesse caso, a Michelin recomenda inverter os lados dos pneus para conservá-los por mais tempo.

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Essa é também uma forma de uniformizar o desgaste em todas as posições dos pneus.

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Como você pode perceber, o rodízio é indicado para aumentar a durabilidade dos pneus.

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Além disso, é possível dizer que o número de recomendações é maior do que o de advertências quanto à prática.

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Portanto, reitero: se você considera importante, não há problema algum em fazer o rodízio periodicamente.

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Na seção seguinte, você saberá quando é o momento de adotar a medida.

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Quando Fazer o Rodízio de Pneus

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Seguindo a dica dada pela Michelin, não há um momento exato para realizar o rodízio de pneus.

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A fabricante indica que isso seja feito sempre que o desgaste não estiver harmônico entre os quatro pneus.

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Contudo, de um modo geral, os especialistas costumam recomendar que o rodízio de pneus seja realizado quando o veículo tiver entre 5 e 10 mil quilômetros rodados.

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De qualquer modo, uma boa inspeção visual também pode apontar o desgaste do item.

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Além disso, você pode fazer o rodízio sempre que for trocar o óleo do motor, o que normalmente deve ocorrer com a mesma periodicidade.

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Para não restar dúvidas, consulte o manual do proprietário do seu veículo. Nele, você terá essa e outras informações importantes a respeito do seu funcionamento.

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Inclusive, por meio dele, você saberá qual intervalo é mais adequado para a realização da manutenção do seu veículo.

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Depois de saber quando, obviamente você deve saber de que forma fazer o rodízio.

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Descubra a seguir.

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Como Fazer Rodízio de Pneus Corretamente

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Ao realizar o rodízio de pneus, é preciso adotar alguns cuidados essenciais para não prejudicar o funcionamento do veículo.

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O seu carro possui tração dianteira ou tração traseira?

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Se você tiver um carro com tração dianteira, é indicado que faça um rodízio misto.

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Mas o que isso quer dizer?

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Mantenha a posição dos pneus, que atualmente estão na parte da frente do carro, ao direcioná-los para a parte traseira.

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Ou seja, o pneu do lado esquerdo dianteiro deve ser mantido no lado esquerdo, quando passar a ocupar o eixo traseiro.

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Já no caso dos pneus traseiros, o rodízio deve ser cruzado.

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O pneu que está no lado direito do carro, quando for colocado no eixo dianteiro, deve ser posicionado no lado esquerdo.

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O rodízio cruzado de pneus é indicado também para os carros com tração traseira, mas em ordem contrária.

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Ou seja, os pneus traseiros vão para a frente, mas mantidos em sua posição lateral.

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Já os pneus dianteiros vão para a parte traseira de forma cruzada: o esquerdo sendo colocado no lado direito e vice-versa.

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A princípio, isso pode parecer um pouco confuso, mas o segredo é apenas identificar se a tração do seu carro é traseira ou dianteira.

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Importante: diversos especialistas recomendam que o pneu estepe também seja incluso no rodízio, enquanto outros argumentam que, devido à exposição sofrida por este pneu, não é necessário que ele entre no rodízio.

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Desse modo, como eu já disse, vale a pena conferir as condições do pneu para saber se é necessário ou não incluir o estepe no rodízio.

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Na sequência, saiba como deve ocorrer o rodízio de pneus de veículos com tração 4x4.

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Rodízio Pneus 4x4

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Se você seguir minha dica e se guiar pela tração do veículo, é muito possível que fique em dúvida quanto ao que fazer se o seu veículo tiver tração nas quatro rodas.

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No entanto, saiba que nesse caso é ainda mais fácil.

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A regra é realizar o rodízio em X, cruzando os pneus.

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Assim, aquele que está à esquerda vai para a direita e ainda troca de posição entre os eixos dianteiro e traseiro.

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Mas, como toda regra tem sua exceção, se os pneus forem unidimensionais, ela não se aplica.

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Para não errar, você deve adotar duas ações basicamente.

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  1. Siga as indicações do manual do proprietário.
  2. Contrate ajuda especializada de confiança.
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Se você fizer essas duas coisas, estará cuidando bem da manutenção do seu carro.

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Muito simples, não é?

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E o melhor é que, fazendo isso, você também diminui gastos com o veículo. Afinal, não seria nada em conta trocar todos os pneus do veículo de uma só vez.

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Aproveitando o gancho, veja, a seguir, como manter os pneus em boas condições e, assim, economizar seu dinheiro.

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Como Economizar com os Pneus           

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Ninguém quer que os pneus do veículo desgastem antes do tempo, não é mesmo?

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Afinal, isso antecipa a necessidade de troca dos itens, o que é sempre um gasto considerável.

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Mas dá para controlar esse desgaste a fim de não precisar comprar pneus novos?

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Dá, sim. E isso é possível se você tomar alguns cuidados básicos quando estiver dirigindo.

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As dicas são:

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  • evite derrapadas ou arrancadas súbitas;
  • fuja de buracos e outras oscilações na pista;
  • passe longe do meio-fio e de outros pontos de choque;
  • mantenha os pneus sempre bem calibrados, de acordo com o manual do proprietário.
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Já se a troca for indispensável, também é possível economizar, mas com cautela. Comprar um pneu de má qualidade também pode resultar em desgaste precoce.

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De acordo com o engenheiro mecânico Denis Marun, em artigo publicado no portal de notícias G1, é necessário tomar cuidado com descontos exagerados, ao pesquisar diferentes preços de pneus.

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Segundo Denis, o alto valor cobrado pelo pneu é, sem dúvida, uma indicação de sua confiabilidade quanto à qualidade e segurança.

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Portanto, para garantir sua tranquilidade, vale a pena gastar um pouco mais.

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Nas próximas seções deste artigo, esclarecerei 13 dúvidas tidas por muitos motoristas a respeito dos pneus.

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Não deixe de conferir, pois certamente fará diferença na maneira como você cuida do seu carro.

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13 Dúvidas Comuns Sobre Pneus

Neste tópico, você verá uma série de perguntas e respostas sobre diversos aspectos relacionados ao pneu de um carro.

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Se não encontrar a solução que procura, deixe um comentário ao final do artigo, para que eu possa ajudá-lo.

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E uma dica que deixo para você é: tenha sempre em mãos o manual do veículo.

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Você pode mantê-lo no porta-luvas do automóvel, de modo que, quando precisar de uma orientação específica, tenha as informações disponíveis.

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1 - Qual a calibragem ideal do pneu? 

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O manual do proprietário informa o volume de ar preciso para a correta calibragem dos pneus.

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De qualquer modo, Renato Romio, do Laboratório de Motores do Instituto Mauá de Tecnologia de São Paulo, em reportagem do G1, afirma que os proprietários devem seguir à risca as indicações do fabricante do veículo.

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Portanto, o ideal é não colocar nem mais nem menos ar, mas a pressão exata. Isso se deve ao fato de que exagerar na pressão pode fazer com que o veículo perca sua estabilidade.

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2 – Os pneus do carro têm validade?

Os pneus não têm prazo de validade determinado.

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Mas é muito comum as principais marcas mundiais de pneus oferecerem uma garantia de cerca de cinco anos.

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De qualquer modo, não esqueça: quanto maior a quilometragem do carro, maior será o desgaste dos pneus.

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3 – Qual o intervalo adequado entre uma calibragem e outra?

Em condições de uso normais, recomenda-se que os pneus sejam calibrados de 15 em 15 dias.

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Já se você utiliza o veículo com muita frequência, ou trafega por longas distâncias, pode calibrar os pneus a cada 500 quilômetros rodados.

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A frequência de calibragem poderá ser bem menor se o seu veículo é pouco utilizado. A cada 30 ou 40 dias será suficiente.

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Atenção: os pneus devem estar frios para que possam ser calibrados.

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4 – Terei alguma vantagem se os pneus estiverem em perfeita ordem?

É claro que sim.

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Se os pneus do seu carro estiverem bem calibrados, por exemplo, o consumo de combustível será menor.

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5 – É possível receber uma multa por causa dos pneus do automóvel?

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Sim!

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Você poderá ser multado caso os pneus do veículo estejam carecas.

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Embora o CTB não determine como infração a má condição dos pneus especificamente, como você viu na introdução, seu art. 230 define como infração a prática de conduzir o veículo em mau estado de conservação.

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A infração é grave, gera multa no valor de R$ 195,23, 5 pontos na CNH, e ainda a retenção do veículo para regularização, como medida administrativa.

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Pneus desgastados ou de má qualidade são um grande problema para todos no trânsito, visto que, por conta deles, o risco de ocorrer um acidente será muito maior.

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6 – O que são pneus run flat?

São pneus que possuem a capacidade de rodar mesmo quando furados.

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Essa capacidade é limitada a 80 quilômetros, desde que o veículo esteja trafegando a uma velocidade de até 80 km/h.

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A proposta deste tipo de pneu é dispensar a necessidade de estepe, e garantir que o motorista consiga chegar até uma oficina (ou local específico) para fazer a troca do pneu.

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7 – Posso colocar pneus run flat em qualquer modelo de carro?

Infelizmente não.

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Isso porque o veículo precisa ser equipado com sensor de pressão.

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Sem o sensor, é possível que o motorista não perceba caso os pneus fiquem sem ar, o que também aumenta o risco de acidentes.

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8 - O que é um pneu careca?

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O pneu careca é aquele cuja banda de rodagem está lisa, isto é, com menos de 1,6 mm de profundidade.

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Quando isso acontece, obviamente, o pneu não funciona exatamente da forma como deveria e, em consequência disso, trafegar com o veículo passa a ser bastante inseguro.

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Para aderir ao solo, os sulcos (frisos) do pneu devem estar em perfeita ordem. São eles, inclusive, os responsáveis por drenar a água da pista em dias chuvosos, evitando a perda de aderência e o risco de aquaplanagem.

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9 – O que é banda de rodagem?

Caso você tenha ficado em dúvida ao ler o tópico anterior, a banda de rodagem é a parte do pneu que está em contato direto com a pista.

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Ela é composta por ranhuras, barras e sulcos.

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10 – Qual a função das ranhuras, barras e sulcos?

A função das ranhuras é permitir a passagem de ar, de modo a refrigerar a borracha do pneu.

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A das barras, por sua vez, é gerar tração.

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Já a função dos sulcos é drenar a água e, assim, evitar que o veículo deslize na pista.

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Em resumo, os sulcos contribuem para a estabilidade do carro, dificultando a aquaplanagem.

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11 – O que é aquaplanagem?

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A aquaplanagem acontece quando o automóvel desliza, ao entrar em contato com o asfalto molhado por conta da chuva, perdendo a estabilidade.

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Mas é possível evitar a aquaplanagem.

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Segundo a física Mariane Mendes, para isso, você deve seguir quatro principais dicas. São elas:

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  • manter os pneus em bom estado;
  • reduzir a velocidade ao visualizar água acumulada no asfalto;
  • nunca frear bruscamente;
  • não virar o volante se perceber perda de contato com o solo.
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A aquaplanagem pode causar acidentes graves nas estradas. Por isso, tome muito cuidado ao dirigir em dias de chuva.

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12 – Qual o perigo de trafegar com um pneu careca?

O pneu careca prejudica, de forma considerável, o tempo de resposta do veículo em relação à frenagem.

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Imagine que o carro está trafegando a 60 km/h e um pedestre atravessa a rua.

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O motorista freia o automóvel de maneira brusca para não o atropelar.

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Devido à pouca aderência do pneu careca ao solo, o carro, ao frear, percorrerá uma distância maior até parar completamente.

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Ou seja, será quase impossível evitar o atropelamento.

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13 – Quais cuidados tomar em relação ao estepe?

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O estepe nada mais é do que um pneu reserva. Mas, assim como os demais, ele também requer alguns cuidados.

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Verifique periodicamente se ele não está vazio ou furado. Isso pode acontecer mesmo quando o pneu não é utilizado.

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É comum o motorista encher os quatros pneus e esquecer o estepe porque ele é pouco usado.

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Mas, se um dia você precisar trocar um pneu furado, o estepe deverá estar em plenas condições de uso para substituí-lo.

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Além disso, conforme o art. 230, inciso IX, do CTB, conduzir o veículo sem um dos equipamentos obrigatórios ou estando este ineficiente ou inoperante é infração grave.

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As penalidades previstas a quem a comete são multa no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.

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Ainda, você terá seu veículo retido para regularização.

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Conclusão

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Com a leitura deste artigo, você está bem informado a respeito do rodízio de pneus e sabe, agora, como trocá-los de eixo.

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Esse é um cuidado preventivo que aumenta a durabilidade dos pneus e, de quebra, ainda preserva a segurança dos ocupantes do veículo.

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Posso dizer a você que o preço cobrado por um serviço de rodízio de pneus não é absurdamente alto.

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Certamente, você gastará menos do que se optar por comprar pneus novos.

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De qualquer modo, se a substituição dos pneus for indispensável, você não terá outra alternativa.

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Espero que a seção de dúvidas tenha ajudado a esclarecer questões importantes relacionadas aos pneus automotivos.

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Você costuma fazer rodízio de pneus no seu veículo? O que acha disso? Deixe seu comentário abaixo.

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Referências:

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  1. https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/rodizio-de-pneus-faz-sentido-ou-nao/
  2. https://www.michelin.com.br/auto/dicas-e-conselhos/conselhos-para-o-carro/dicas-de-pilotagem/quando-devo-fazer-um-alinhamento
  3. http://g1.globo.com/carros/oficina-do-g1/noticia/2014/06/vai-trocar-ou-alinhar-pneus-saiba-evitar-empurroterapia-em-lojas.html
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