Regularização da CNH

Uma preocupação de muitos motoristas é se as suas carteiras de motoristas estão em ordem. Estar em ordem significa estar regularizada e dentro da validade.

Leia mais

Existem diversas ações que podem resultar em uma irregularidade na sua Carteira Nacional de Habilitação, e aqui abordaremos todas elas mais a fundo.

Leia mais

No entanto, já vale dizer que a causa mais comum é o condutor esquecer de agendar a renovação e deixar passar do limite de 30 dias limite o vencimento da habilitação.

Leia mais

Ao longo desse artigo, serão mostradas todas as formas que uma habilitação pode ser considerada, quais são as penalidades de dirigir com a CNH irregular e como resolver essa situação.

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=wZses8jFyDY

Leia mais

Em quais situações a CNH é considerada irregular?

Para abordar esse assunto, é essencial estabelecer que existem 3 situações nas quais a sua situação seria considerada irregular. A primeira, da qual já falamos, é quando você não renova a sua habilitação e ela permanece vencida.

Leia mais

A segunda ocasião é um pouco mais grave, ocorrendo quando alguma de suas ações resulta na suspensão da sua Carteira Nacional de Habilitação, o que significa que você não pode dirigir por um tempo determinado.

Leia mais

Por último, a terceira situação é a mais grave de todas, sendo chamada de cassação. Ela é mais rara de acontecer, sendo necessário ações extremas para ocorrer. No entanto, ela é um dos exemplos de situações nas quais a CNH não está regular e necessita de algumas etapas para que o motorista possa voltar a conduzir seu veículo.

Leia mais

CNH vencida

Para começar, vou abordar primeiro essa situação. Aqui, você terá mais detalhes sobre no que consiste a validade da carteira de motorista, como regularizá-la e quais as penalidades previstas para quem dirigir com a habilitação vencida.

Leia mais

Quando uma pessoa obtém sua primeira habilitação, fica com uma carteira provisória, que tem validade de um ano, até conseguir sua carteira definitiva. Logo, ao receber sua definitiva, o motorista verá que em todas elas existe uma data de validade determinada, normalmente sendo uma data distante.

Leia mais

Segundo a legislação de trânsito, você possui a licença para dirigir enquanto a sua carteira estiver em dia, no entanto, você possui 30 dias após o fim do período estipulado para a renovar. Isso significa que, se a polícia te abordar e pedir seus documentos, desde que a sua habilitação não tenha vencido há mais de um mês, você receberá no máximo um aviso.

Leia mais

Quais são as penalidades por dirigir com a carteira vencida há mais de trinta dias?

A resposta para essa pergunta está contida no artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro, artigo que também prevê que essa ação é de natureza gravíssima, ou seja, com sua multa prevista em R$ 293,47, além dos 7 pontos que serão adicionados na CNH do condutor.

Leia mais

E as penalidades não param por aí, pois uma medida administrativa também é prevista: o veículo do motorista será apreendido até outro condutor devidamente habilitado ir buscá-lo.

Leia mais

Como regularizar a CNH vencida?

Para renovar a sua habilitação é muito mais fácil que fazer o primeiro procedimento da autoescola. Basta reunir seus documentos principais (CNH, CPF, RG e comprovante de residência), levá-los ao DETRAN, pagar a taxa do guia de pagamento e agendar seus exames de aptidão. Uma vez que eles forem aprovados e a sua aptidão for garantida, basta aguardar a emissão de seu novo documento.

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=9c6Z1KviN_4&t=128s

Leia mais

CNH suspensa

O segundo caso de uma CNH irregular é quando ela está suspensa. A suspensão da CNH pode ocorrer por 2 motivos principais. O primeiro é o acúmulo da quantidade de pontos em sua habilitação durante um período de 12 meses.

Leia mais

O sistema funciona da seguinte forma:

Leia mais

Você terá a sua Carteira Nacional de Habilitação suspensa se acumular mais pontos do que o valor estipulado como limite. Esse limite é variável, mudando se você cometeu somente infrações leves, médias e graves ou se cometeu gravíssimas também.

Leia mais

Eles funcionam da seguinte forma: 40 pontos, sem nenhuma infração gravíssima envolvida. Se tiver cometido 1 infração gravíssima, o limite abaixa para 30 pontos. Por último, se ao menos duas infrações gravíssimas estiverem em seu histórico no período de 12 meses, o limite é de somente 20 pontos.

Leia mais

O outro motivo é quando um condutor comete infrações autossuspensivas, ações que resultam diretamente em uma suspensão de suas carteiras de motoristas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, existem diversas ações que podem resultar nisso, como dirigir alcoolizado, se recusar a usar o bafômetro, dirigir em 50% acima do limite de velocidade, deixar de prestar socorro ao se envolver em um acidente, entre outros.

Leia mais

Como regularizar a CNH Suspensa?

Para reverter a suspensão e conseguir seu direito de dirigir de volta, o condutor deverá passar o tempo de suspensão sem dirigir e realizar um curso de reciclagem, fazendo uma prova ao fim das aulas para testar seu conhecimento.

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=K350Am1qrNg

Leia mais

CNH cassada

Por fim, temos a temida cassação da habilitação, uma das mais graves penalidades atribuídas ao motorista. Uma de suas principais causas é não respeitar a suspensão do direito de dirigir, ou seja, ser pego por agentes do trânsito no volante durante o período de suspensão atribuído. Outro motivo é a reincidência de infrações no período de 12 meses, ou seja, cometer a mesma infração duas vezes. Porém, não é com toda infração, se aplicando apenas aos artigos 162, 163, 164, 165, 173, 174 e 175 do CTB.

Leia mais

Como regularizar a CNH Cassada?

Quando a sua CNH é cassada, você perde a sua carteira de motorista permanentemente e deve ficar longe dos volantes durante 24 meses. Se quiser voltar a dirigir, todo o processo feito na hora de fazer sua primeira habilitação deverá ser refeito. Isso quer dizer que você deverá comparecer à uma autoescola, realizar as aulas teóricas e práticas, com ambas provas inclusas.

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=DjObTI6GURg

Leia mais

Conclusão

Para concluir, você viu aqui nesse artigo tudo sobre a regularização da CNH, em quais casos ela é considerada irregular, quais são as suas causas e como regularizá-la em cada um deles. Espero ter ajudado em sua pesquisa!

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas