Recall de Veículos: As Respostas Para as 8 Dúvidas Mais Comuns

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Você sabe o que é recall de veículos? Sabia que ele pode salvar vidas?

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Não há exagero algum nisso. Aliás, essa é uma ação que certamente evita mais desastres em um cenário já trágico: o trânsito.

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Quando falamos em recall de veículos, o Brasil tem grande experiência no tema.

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Alguns dos chamados para reparos ou substituições de peças automotivas por aqui já ultrapassaram a marca de 1 milhão de proprietários como público-alvo.

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Como você pode ver, recall de carros não é brincadeira, mas um assunto muito sério.

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E para esclarecer tudo a respeito dele, separamos neste artigo as principais dicas e também responderemos as dúvidas mais comuns.

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Ao final da leitura, você estará mais bem informado e pronto para fazer a sua parte por um trânsito mais seguro.

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Quer ser um motorista melhor? Comece entendendo o significado de recall e por que você não pode ignorar um chamado da montadora do seu veículo.

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O que é o recall de veículos

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Recall é um termo estrangeiro utilizado no mercado nacional para indicar que um produto foi lançado com defeito. O alerta costuma ser feito para indicar que o seu uso pode oferecer riscos à segurança.

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Embora possa se direcionar a mercadorias diversas, o recall de veículos é o mais famoso.

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É também o que ocupa maior destaque na mídia, seja pela publicidade obrigatória ao fato, ou mesmo por aparecer em noticiários, dada a abrangência que atinge.

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De acordo com o site do Procon de São Paulo, o termo recall é descrito desta forma:

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“Para indicar o procedimento, previsto em lei, e a ser adotado pelos fornecedores, de chamar de volta os consumidores em razão de defeitos verificados em produtos ou serviços colocados em mercado, evitando, assim, a ocorrência de acidentes de consumo.”

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Quando os consumidores são chamados para levar seus veículos para o recall, é preciso que isso seja realizado com urgência.

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Portanto, não perca tempo arranjando desculpas: leve seu carro para o recall caso seja chamado.

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Infelizmente, a chamada de recall no Brasil não é algo incomum.

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Por exemplo, em agosto de 2017, a Chevrolet divulgou que mais unidades do carro Spin possuíam um defeito de fabricação extremamente perigoso.

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De acordo com a reportagem publicada na revista Autoesporte mais de 160 mil carros foram atingidos pelo risco de incêndio.

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O texto informa que uma falha de vedação na grade de entrada de ar, que fica abaixo do para-brisas, permite que entre água no compartimento do motor do carro.

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Se isso ocorrer em “volume extremo” e água chegar ao interior da caixa de fusíveis e relés, pode haver um curto-circuito.

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E você sabe o que isso causa?

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Como consequência, o acionamento involuntário e repetitivo do motor de partida pode dar início a um incêndio.

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Veja pelo exemplo que um recall sempre indica uma situação de risco.

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Mas você sabe quando ocorreu o primeiro recall no Brasil?

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Foi em 1988. Cerca de 23.800 unidades do veículo de modelo OF 620 da Mercedes Benz possuíam um defeito no suporte da coluna da direção.

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Desde então, o número de recalls aumentou consideravelmente.

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Só em 2017, de 1° de janeiro até o início de setembro, foram anunciados os recalls dos seguintes modelos:

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  • Audi A3 Sportback, Q3, RS Q3, A4 Sedan, A4, A5, Q5, SQ5;

  • BMW i3, Série 1, Série 3, Série 5, Z4, M3, M5, X5, Série 4 430i Cabrio Sport, X1, R Nine T;

  • Chevrolet Onix;

  • Chrysler Town & Country, Dodge Journey;

  • Citroën C4 Lounge;

  • Fiat Punto, Linea, Toro, Uno, Strada, Bravo, Doblò, Doblò Furgão, Fiorino, Grand Siena, Idea, Linea, Novo Palio, Palio Fire, Palio Weekend, Siena;

  • Ford Fusion, EcoSport, Ka, Edge, Ranger, New Fiesta;

  • Honda Civic, City, Fit, Accord;

  • Hyundai Santa Fe, Grand Santa Fe;

  • Jaguar F-Pace, XF, XE, F-Type;

  • Jeep Renegade, Compass, Wrangler;

  • Land Rover;

  • Lexus IS 300;

  • Mercedes-Benz Classe A 200, Classe B 200, CLA 200, Classe A 250, CLA 250, GLA 250, Classe E 250, GLE, GL e GLS, ML 350, SLK 300, SLC 300, SLC 43 AMG, Vito;

  • Mitsubishi Outlander Phev;

  • Nissan Tiida, Livina, Frontier;

  • Peugeot 308, 408;

  • Porsche 911 Carrera, 718 Boxter, 718 Cayman;

  • Renault Sandero, Duster, Logan e Oroch;

  • Suzuki Grand Vitara;

  • Toyota Corolla, Etios, Hilux, SW4;

  • Volkswagen Jetta, Jetta Variant, Eos, Amarok, Gol, Voyage, Saveiro, Up!, Fox, CrossFox, SpaceFox, Space Cross;

  • Volvo V40, V40 Cross Country, S60, V60 e XC60, XC90.

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Como Funciona o Recall de Veículos no Brasil

Para preservar a integridade dos consumidores, o recall é previsto no artigo 10 da Lei Federal 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor.

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Veja o que ele diz:

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“Artigo 10 - O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

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§1º - O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.

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§2º - Os anúncios publicitários a que se refere o parágrafo anterior serão veiculados na imprensa, rádio e televisão, às expensas do fornecedor do produto ou serviço.

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§3º - Sempre que tiverem conhecimento de periculosidade de produtos ou serviços à saúde ou segurança dos consumidores, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão informá-los a respeito.”

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Recomendamos que os proprietários de veículos fiquem atentos aos comunicados sobre os recalls.

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Lembrando: o recall é realizado em oficinas autorizadas e não gera custos para você. Ou seja, o proprietário do veículo não paga nenhum centavo.

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É responsabilidade do fabricante assegurar que os equipamentos que fazem parte do veículo estejam em perfeita ordem.

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Não seja enganado: nunca pague para que seja realizado o recall do seu carro.

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Além disso, o recall assegura que defeitos de fábrica sejam reparados, mas não danos que foram causados pelo proprietário do veículo por descuido ou falta de manutenção.

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Se o defeito é de fábrica, é obrigação dela chamar o recall e bancar os gastos.

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No próximo tópico, veja as perguntas mais comuns sobre o recall no Brasil.

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8 Dúvidas Mais Comuns Sobre Recall

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Separamos oito dúvidas muito comuns a respeito do recall para esclarecer tudo sobre o assunto.

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Confira só:

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  1. Como o proprietário é informado da necessidade de levar o carro para realizar o recall?
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A lei estipula que o fornecedor utilize os meios de comunicação (internet, televisão, rádio e jornais) para informar os clientes da existência do recall.

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  1. O recall pode ser chamado de outro nome?
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Sim. O recall também pode ser chamado de “Aviso de Risco”.

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  1. O que é recall branco?
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Esse é um tipo de recall voluntário. Ou seja, a montadora não é obrigada a realizar o reparo, pelo fato de ele não gerar risco à vida das pessoas no veículo.

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Mesmo assim, ela decide fazê-lo.

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Nesta entrevista ao G1, Marcos Morita, especialista em estratégias empresariais, afirma que o recall branco é uma boa sacada para a montadora.

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“O pior recall é aquele que a fabricante espera o problema aparecer para tomar uma decisão, como ocorreu com o Fox em 2008, devido ao risco de mutilação pela argola usada no rebatimento do banco traseiro, e agora com os motores 1.0 da Volkswagen”, diz.

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Em outras palavras, o recall branco evita que os primeiros acidentes ocorram e sejam noticiados na mídia, afetando a imagem da empresa.

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  1. Se a pessoa não atendeu o chamado para o recall, ela pode procurar a oficina especializada?
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Nesse caso, o proprietário do veículo pode e deve procurar a oficina especializada, pois o recall será efetuado.

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Não se esqueça: o recall não possui prazo de validade.

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Se você vai comprar um carro que não é zero quilômetro, uma dica é verificar se ele já passou ou deve passar por algum recall.

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  1. Além do alerta nos meios de comunicação, existe outra forma de o proprietário do veículo ser informado do recall?
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Sim. As fabricantes de carro podem enviar para a casa do proprietário um aviso do recall.

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A propósito, você sabia da novidade que pode ajudar a tornar o comunicado do recall mais rápido através do contato do Denatran com as marcas de veículos?

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Segundo informou o G1, o Departamento Nacional de Trânsito decidiu permitir que montadoras tenham acesso ao nome e endereço de donos de veículos chamados para recall.

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Mas o que isso significa na prática?

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Que o acesso ao nome dos proprietários de carros será facilitado, ou seja, será mais fácil para as marcas entrar em contato e informar sobre a necessidade do recall.

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Até então, as marcas alegavam que só podiam entrar em contato com quem efetuou a compra na concessionária.

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Se o carro fosse vendido a um terceiro, não seria possível o contato em razão da falta de dados sobre o novo proprietário.

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Várias marcas, como a Honda, Nissan e Toyota, já afirmaram que irão pegar os dados com o Denatran.

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Ou seja, mantenha seu endereço atualizado.

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Isso é útil tanto para receber comunicados de recalls quanto para receber notificações de infrações e poder recorrer a tempo.

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  1. Quais sites podem ser acessados para descobrir se o carro já foi chamado para o recall?
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A dica é buscar o site da montadora do seu veículo.

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Muitas delas possuem uma área específica no site destinada ao recall.

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Por exemplo, através do número de chassi, a Chevrolet oferece neste link a possibilidade de verificar se algum recall já foi realizado ou se é necessário realizá-lo.

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Você também pode consultar o site do Denatran.

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Não esqueça: o consumidor deve atender ao recall como uma forma de garantir a própria segurança e a proteção da sua família.

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  1. Você sabe quando começou a prática do recall?
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A história do recall remete à década de 60. Sim, faz tempo.

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Foi nos Estados Unidos que o advogado americano Ralph Nader descobriu defeitos de fabricação no seu carro e fez uma denúncia às autoridades.

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E quais foram a consequências para as montadoras com a instituição do recall?

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A partir daí, algumas decisões na justiça americana resultaram em condenações milionárias às montadoras, que foram acusadas de vender carros mesmo sabendo que os veículos tinham defeito.

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Ou seja, desde então, é muito mais barato para elas fazer um reparo de graça de um possível defeito do que discordarem dele na justiça.

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8. O que fazer se a oficina especializada demorar para substituir as peças com defeito do veículo?

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Imagine que você levou seu carro para fazer o recall e foi informado que a peça que precisa substituir está em falta.

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Isso não é correto.

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E também é extremamente perigoso, porque pode ocorrer um acidente que poderia ter sido evitado com o recall.

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Nós já abordamos esse problema aqui no blog neste artigo.

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A sugestão é que procure o Procon, pois é seu direito enquanto consumidor ser prontamente atendimento pelo recall.

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Você não pode acabar prejudicado por um erro que foi cometido pela fábrica.

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É dever dela reparar o defeito e com a máxima urgência, já que seu veículo está circulando de forma não totalmente segura.

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Em caso de desrespeito ao consumidor, procure seus direitos.

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Afinal, não estamos falando somente de peças de um carro.

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Estamos falando da segurança de sua família.

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Os Maiores Recalls do Brasil

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Ao longo dos anos, nosso país já registrou recalls verdadeiramente enormes.

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Em maio de 2013, por exemplo, a Toyota anunciou o recall de 1,4 milhão de carros por causa de falhas no sistema de airbag e no limpador do para-brisa.

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Em resposta a uma reportagem do site da Revista Exame, a montadora esclareceu a função do chip que teve que ser substituído.

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Segundo a marca, o disparo do airbag pode deixar de funcionar se houver interferência elétrica de outras partes do veículo.

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Como consequência, isso poderia acionar a bolsa inflável “inadvertidamente”.

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Diante do problema, a Toyota teve que instalar um filtro de sinal elétrico no módulo de controle do airbag - um reparo que atingiu toda essa quantidade de veículos.

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O site G1 também fez uma lista com os dez maiores recalls de veículos já realizados no país.

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Juntos, eles somam quase 5 milhões de carros que tiveram que ser reparados por questões relacionadas à segurança do motorista e passageiros.

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Vamos ver alguns exemplos?

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Chevrolet Corsa e Tigra

Um total de 1.062.737 unidades do Chevrolet Corsa e Tigra, produzidos no Brasil entre 1994 e 1999, possuíam um defeito no cinto de segurança.

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Fox, CrossFox e SpaceFox

Um defeito nos modelos Volkswagen Fox, CrossFox e SpaceFox produzidos entre 2004 e 2009, atingiu 511.116 carros.

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O problema era o seguinte: ao rebater o banco traseiro, era acionada uma mola que puxa a argola, havendo risco de decepar o dedo.

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E, de fato, isso aconteceu.

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Segundo a reportagem, ao menos oito pessoas tiveram parte dos dedos cortados e 14 ficaram feridas.

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Honda Fit, Civic e CR-V

Em 314.945 unidades do Honda Fit, Civic e CR-V produzidos no Brasil entre 2004 e 2008, a falha atingiu o airbag, mais especificamente uma peça de metal chamada insuflador ou deflagrador.

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Foi identificado risco de ela trincar como ação do tempo ou em razão da umidade.

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Se isso ocorrer, ao acionar o airbag, havia o risco de lançamento de estilhaços de metal contra os ocupantes do veículo.

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Honda Fit, City, Civic e CR-V

Já o defeito que atingiu 423.217 unidades dos modelos Honda Fit, City, Civic e CR-V, produzidos entre 2011 e 2015, alterava a indicação correta do nível de combustível.

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Em resumo, ele podia enganar o motorista, levando-a crer que tinha mais combustível no tanque do que o painel mostrava.

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Outra consequência possível seria o desligamento do motor em movimento devido à pane seca, o que elevaria a chance de colisões.

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Mas o que é a pane seca?

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Ela acontece quando o motorista está trafegando com o veículo e o combustível acaba. É passível até mesmo de multa de trânsito.

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Observação: se você possui um dos carros citados e não realizou o recall há quase 20 anos, ainda é possível fazer isso.

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No próximo tópico, abordaremos os maiores recalls no mundo.

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Recalls no Mundo

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Inicialmente, veremos os maiores recalls do mundo sem incluir a Takata.

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Depois, abordaremos em detalhes a Takata e você entenderá por que ela precisa de comentários à parte.

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O site da Revista Exame trouxe uma reportagem na qual apresenta um levantamento dos grandes recalls pelo mundo, realizado pela consultoria norte americana 24/7 Wall St.

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Veja só os principais:

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  • Em 1981, a Ford fez o recall de 21 milhões de modelos das marcas Mercury e Lincoln porque havia problemas na engrenagem de transmissão automática.

  • Em 1996, a Ford fez o recall de 7,9 milhões dos modelos Thunderbird e picapes por causa de problemas na ignição.

  • Entre os anos de 1999 e 2006, a Ford novamente fez o recall de 15 milhões de picapes e SUVS porque havia problemas no controle da velocidade.

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Perceba que a Ford ficou nos primeiros três lugares na lista de maiores recalls da história (até o momento).

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  • Já a General Motors chamou o recall para 5,8 milhões dos modelos Buick, Regals e Malibu em 1981. O problema envolvia um parafuso da suspensão traseira.

  • Completam a lista a Toyota (5,7 milhões), Ford (4,1 milhões), General Motors (3,7 milhões), Honda (3,7 milhões), Volkswagens (3,7 milhões).

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Trataremos agora do caso da Takata.

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Esse é considerado o maior caso de recall da história.

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Um equipamento veicular que também pode causar sérios acidentes em caso de defeito é o airbag.

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Muitas pessoas já morreram por causa do defeito do airbag, logo uma tecnologia que foi projetada para dar mais segurança aos ocupantes do carro.

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A fabricante de airbags Takata foi multada em cerca de US$ 1 bilhão por ter produzido airbags que causaram 16 mortes.

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Mais de dez vítimas moravam nos Estados Unidos.

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Desde 2008, foram mais de 100 milhões de recalls realizados em todo o mundo.

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No Brasil, o chamado envolveu 2 milhões de carros com o equipamento defeituoso, incluindo veículos de montadoras como Toyota, Honda, Volkswagen e BMW.

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Veja neste link alguns modelos de carro com airbags da Takata que foram chamados para o recall no Brasil.

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Outro dado preocupante: investigações apontam para o fato de que a Takata tinha consciência que o defeito no airbag poderia causar sérios acidentes.

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Uma consequência foi o pedido de falência da empresa, que ocorreu em junho de 2017.

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Mas só depois de seu equipamento dar origem a muitas histórias tristes.

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Um caso famoso é o de Hai Ming Xu, que ocorreu em setembro de 2013, nos Estados Unidos.

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Devido à explosão do airbag e os estilhaços gerados por ele, a polícia avaliou inicialmente que Xu tivesse levado um tiro no rosto.

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Dá para ter ideia de como o seu rosto acabou ficando machucado no episódio.

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Outro caso marcante foi o de Kylan Rae Langlinais. O recall do seu carro, um Honda Accord 2005, foi iniciado dois dias depois do acidente.

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Neste caso, infelizmente, o aviso para realizar o recall chegou tarde demais.

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No entanto, reafirmamos a importância de checar se o seu modelo de veículo não foi convocado para um recall.

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Pode ser uma atitude decisiva para salvar sua vida.

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Conclusão

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Como vimos, o recall se refere a uma substituição ou reparo de um item do veículo que, por defeito de fabricação, pode causar danos ao dono do carro ou a terceiros.

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Também vimos que esse tipo de procedimento não ocorre somente no Brasil, mas em todo o mundo.

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Agora, você sabe o que fazer caso o seu modelo de veículo for chamado para um recall.

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E não dá para ignorar esse aviso de risco.

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Se o conserto não for realizado, toda vez que sair dirigindo, você estará colocando a sua vida em risco e também a vida daqueles que o acompanham no carro.

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Em outras palavras, o recall é um assunto muito sério.

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E como você não gasta nada para responder ao chamado, por que ignorá-lo, não é mesmo?

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Se ficou com alguma dúvida ou queira deixar a sua opinião sobre o assunto, registre um comentário abaixo.

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E caso precise da orientação da equipe do Doutor Multas, não deixe de entrar em contato.

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Fazer o recall e conscientizar as pessoas sobre a sua importância ajuda a salvar vidas.

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Referências:

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  1. http://www.procon.sp.gov.br/recall.asp
  2. http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2017/08/chevrolet-convoca-recall-de-164840-unidades-da-spin-por-risco-de-incendio.html
  3. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm
  4. http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1369903-9658,00-ENTENDA+O+QUE+E+UM+RECALL+BRANCO+E+SAIBA+COMO+AGIR.html
  5. https://g1.globo.com/carros/noticia/governo-vai-liberar-dados-de-donos-de-veiculos-em-recall-para-montadoras.ghtml
  6. http://www.chevrolet.com.br/servicos/recall.html
  7. http://exame.abril.com.br/negocios/toyota-faz-recalls-em-1-4-milhao-de-carros/
  8. http://exame.abril.com.br/negocios/os-maiores-recalls-de-carros-de-todos-os-tempos/
  9. http://g1.globo.com/carros/noticia/2016/08/airbags-mortais-da-takata-veja-recalls-no-brasil.html
  10. http://veja.abril.com.br/economia/fabricante-de-airbags-defeituosos-takata-declara-falencia/
  11. https://g1.globo.com/carros/noticia/conheca-as-historias-de-17-vitimas-dos-airbags-mortais.ghtml
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