Radiador de Óleo: Como Funciona e Quais Cuidados Você Deve Ter

Leia mais

Você sabe o que é um radiador de óleo?

Leia mais

Uma dica: não é aquele radiador que você conhece, o tipo mais comum.

Leia mais

Sim, isso significa que existe mais de um tipo de radiador no seu carro.

Leia mais

Confuso? Então, vamos tratar de esclarecer as coisas.

Leia mais

Neste artigo, falaremos sobre uma peça do veículo que pode ajudar bastante no funcionamento do motor.

Leia mais

Será que o seu carro possui radiador de óleo? E, se não tem, vale a pena instalar?

Leia mais

Afinal, para que serve o radiador de óleo?

Leia mais

Queremos responder todas as suas dúvidas.

Leia mais

Por isso, além desses itens, vamos abordar também os principais cuidados com a peça, o que acontece ao misturar água no óleo do motor, quais as partes de um radiador e muito mais.

Leia mais

Pronto para conhecer detalhes sobre o tema?

Leia mais

Então, acompanhe a leitura e mantenha-se bem informado sobre o melhor que o mercado oferece para o seu veículo.

Leia mais

O Que é Radiador de Óleo?

Leia mais

Radiador de óleo é uma espécie de arrefecedor que possui um tamanho menor do que o radiador principal.

Leia mais

O radiador de óleo “nutre” o motor com óleo em uma temperatura adequada.

Leia mais

Lembre-se de que o óleo não tem a função de apenas lubrificar o motor.

Leia mais

A outra função é servir de fluido de arrefecimento para peças diferentes, como árvore de cames, hastes e pistões e mancais.

Leia mais

Obviamente, o objetivo, nessa função, é fazer o motor funcionar melhor.

Leia mais

O curioso é que grande parte dos carros brasileiros não tem essa peça instalada de fábrica.

Leia mais

Os radiadores de óleo são mais facilmente encontrados em veículos que possuem reboque.

Leia mais

Por outro lado, se você tem interesse nele, não é difícil encontrar na internet à venda.

Leia mais

Os valores podem variar bastante, entre R$ 120 e quase R$ 2 mil.

Leia mais

Isso acontece em razão do modelo de veículo.

Leia mais

Mas, apesar de o nome parecer sugerir, o radiador de óleo não é uma necessidade para os carros que foram fabricados sem ele.

Leia mais

Em outras palavras, o radiador de óleo é uma peça que facilita o funcionamento do motor, mas é opcional.

Leia mais

Entretanto, já houve casos em que ele se tornou obrigatório por outros motivos.

Leia mais

Dentre esses casos, quando a montadora cometeu um erro no projeto de fabricação do carro.

Leia mais

Foi o caso do Mitsubishi Lancer. O problema era um superaquecimento da transmissão. E qual foi a solução?

Leia mais

O uso do radiador de óleo passou a ser uma recomendação para atenuar o problema.

Leia mais

Mas se você tiver outro carro, quando vale a pena investir em um radiador de óleo?

Leia mais

Se você for usar o veículo com muita frequência e de forma intensa, é recomendada a instalação do radiador de óleo para melhor controlar a temperatura do motor.

Leia mais

Se você usa o carro no dia a dia e não fez mudanças na mecânica, não vale a pena instalar o radiador a óleo.

Leia mais

Uma dica importante é dada pelo mestre em engenharia mecânica Felipe Hoffmann neste artigo do site Best Cars.

Leia mais

Ele menciona a necessidade de se estar atento para a qualidade da instalação. Conforme Felipe, as conexões e mangueiras de óleo que se rompem trazem enorme prejuízo, tanto para o dono do veículo quanto para os outros que podem derrapar no óleo derramado.

Leia mais

E isso nos leva a outra dica importante: sempre procure um mecânico de confiança para realizar qualquer mudança no seu veículo.

Leia mais

Na próxima seção, explicarei melhor para que serve o radiador. Siga a leitura!

Leia mais

Para Que Serve o Radiador

Leia mais

De acordo com o site Minha Oficina, o radiador serve para esfriar o motor e evitar que a exposição a altas temperaturas dilate, de forma excessiva, peças, juntas e, até mesmo, o motor.

Leia mais

Não esqueça que o motor nunca deve ficar totalmente “frio’”, mas em uma temperatura que não altere as propriedades do óleo.

Leia mais

Já conforme o site Peças de Carro, o radiador é apenas mais uma peça que faz parte do sistema de arrefecimento do veículo.

Leia mais

Você sabe quais são as peças que formam o sistema de arrefecimento?

Leia mais

Na lista de peças, constam  10 itens:

Leia mais
  • Radiador
  • Mangueiras
  • Sensor de temperatura
  • Tanque de expansão
  • Válvula termostática
  • Bomba
  • Líquido de arrefecimento
  • Sistema de passagem de ar forçado
  • Tampa do tanque de expansão
  • Termo-interruptor.
Leia mais

Se você é motorista e trafega muito pelas estradas do Brasil, já deve ter escutado um barulho um pouco diferente no carro, semelhante ao som de um ventilador, não é mesmo?

Leia mais

Esse barulho é oriundo do sistema de arrefecimento do carro e significa que o motor está sendo ventilado.

Leia mais

O radiador faz parte de um sistema que serve para aumentar a durabilidade do motor, economizar gasolina, oferecer melhor desempenho e também poluir menos o meio ambiente.

Leia mais

Ou seja, ele é multifuncional. Explico melhor a sua função no tópico abaixo.

Leia mais

Como Funciona o Radiador de Óleo

Leia mais

Todos os motores dos veículos possuem partes móveis que precisam ser lubrificadas com óleo.

Leia mais

Você consegue adivinhar a razão disso?

Leia mais

É simples: o óleo reduz a possibilidade de desgaste e de travamento do motor.

Leia mais

Isso acontece porque ele faz com que todas as partes móveis entrem em movimento sem causar atrito.

Leia mais

Além dessa finalidade, o óleo também serve para absorver calor de determinadas partes do veículo e resfriá-las.

Leia mais

É isso mesmo.

Leia mais

O óleo do motor interage diretamente com as partes aquecidas do motor do veículo.

Leia mais

Em razão disso, a temperatura do óleo é bastante alta.

Leia mais

O óleo fica tão quente que até mesmo ultrapassa a temperatura da água do arrefecimento.

Leia mais

Na maioria dos carros que circulam no Brasil, o óleo trabalha em uma temperatura de aproximadamente 90 graus.

Leia mais

Mas isso pode variar, é claro.

Leia mais

A temperatura do óleo do veículo pode aumentar quando o motor do carro é muito exigido.

Leia mais

Vamos dar um exemplo para melhor entendimento.

Leia mais

Imagine que você está dirigindo em um aclive (subida) e não tem muita experiência como motorista.

Leia mais

Sem saber controlar a velocidade, você acelera demais e conduz o veículo em uma marcha errada.

Leia mais

Se você agir assim, estará exigindo demais do motor e a temperatura do óleo aumentará mais do que 90 graus.

Leia mais

Alguns modelos (principalmente carros turbo de fábrica) possuem radiador de óleo ou trocador de calor para o óleo.

Leia mais

Toda a vez que a potência do motor é aumentada, uma consequência é a geração de mais energia e calor que vai alterar a temperatura do óleo.

Leia mais

Mas o que acontece se a temperatura do óleo aumentar demais?

Leia mais

A viscosidade do óleo irá se alterar e até mesmo ultrapassar a temperatura máxima de trabalho.

Leia mais

A consequência disso é que o motor não será lubrificado da forma como deveria.

Leia mais

Se a temperatura aumentar para mais do que 115 graus, o óleo do motor ficará cada vez mais fino e perderá qualidade.

Leia mais

Além disso, a pressão do óleo também baixará e o filme do óleo, que protege o motor do atrito e das partes móveis, será rompido.

Leia mais

A questão é que a temperatura do óleo do carro turbo, por exemplo, facilmente ultrapassa 110 graus.

Leia mais

Por isso, o radiador de óleo é tão importante para a “saúde” desse tipo de veículo.

Leia mais

Afinal, como já lembramos antes, o radiador de óleo tem a função de resfriar o óleo do motor.

Leia mais

No mercado, há uma série de tipos de radiadores disponíveis. Falarei melhor sobre eles no próximo tópico.

Leia mais

Tipos de Radiadores

Leia mais

Assim como outros equipamentos que fazem parte do carro, o radiador evoluiu muito nas últimas décadas.

Leia mais

O tipo de radiador que era utilizado na década de 1970, por exemplo, é bem diferente dos que são usados no século XXI.

Leia mais

Você imagina como eram os radiadores do passado?

Leia mais

Para você ter uma ideia, Francisco Satkunas, diretor da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), menciona, em uma reportagem cedida à Revista Quatro Rodas, que o radiador antigo era feito de latão com caixa (moldura) de metal, o que tornava o reparo simples.

Leia mais

Francisco ainda salienta que os motores modernos exigiram um radiador menor, de alumínio e com caixa de polímero (plástico).

Leia mais

Hoje, se qualquer parte do radiador quebrar (por exemplos a caixa e a colmeia), a única solução é trocar a peça.

Leia mais

Os problemas mais recorrentes acontecem na mangueira, na braçadeira ou na bomba d‘água.

Leia mais

Como é possível perceber, muitas mudanças aconteceram, havendo, hoje, diferentes tipos de radiadores.

Leia mais

Cada um tem a sua função e importância para proporcionar conforto e praticidade aos motoristas.

Leia mais

Você sabe quais são os tipos de radiadores?

Leia mais

É possível apontar quatro modelos. Veja só:

Leia mais
  • Intercooler
  • Radiador de climatização
  • Radiador de arrefecimento
  • Radiador de óleo(que nós já vimos como funciona)
Leia mais

O intercooler é utilizado em motores turbinados e, também, em carros com o sistema supercharger.

Leia mais

Você sabe qual é o motivo de ter um carro equipado com motor turbo?

Leia mais

De acordo com o site Heliar:

Leia mais

“O objetivo do turbocompressor é oferecer mais potência sem aumentar o tamanho do motor.”

Leia mais

Apesar de sua grande importância para o desempenho do motor, o intercooler não é um item obrigatório nos carros turbinados.

Leia mais

O intercooler funciona de forma simples: o turbocompressor aquece o ar e o intercooler serve para baixar a sua temperatura.

Leia mais

Em seguida, o turbocompressor deixa o ar denso e o número de moléculas nos cilindros aumenta.

Leia mais

E qual é o resultado desejado?

Leia mais

O resultado desejado é o aumento considerável da potência do motor do carro.

Leia mais

Incrível como a tecnologia evoluiu, não é mesmo?

Leia mais

O próximo tipo de radiador tem uma função muito importante, porque influencia no bem-estar do motorista e dos passageiros.

Leia mais

Os chamados radiadores de climatização têm como principal função regular a temperatura interna no carro.

Leia mais

A localização dos radiadores de climatização é no painel do veículo.

Leia mais

É possível acionar o ar frio ou o ar quente.

Leia mais

Num dia de extremo calor, uma ótima pedida é ligar o ar condicionado no frio e aproveitar a viagem.

Leia mais

Mas não esqueça que o ar condicionado também impacta no gasto de combustível.

Leia mais

Para aquecer o carro, o radiador de climatização usa o líquido de arrefecimento.

Leia mais

Para tornar a temperatura mais baixa, o sistema de ar condicionado usa um gás.

Leia mais

Já o radiador de arrefecimento foi projetado com a função de não deixar que o motor fique quente demais por causa da combustão.

Leia mais

Se isso acontecer, o desempenho do carro vai acabar prejudicado.

Leia mais

E isso é algo que nenhum motorista deseja.

Leia mais

Descubra, no próximo tópico, quais são as vantagens e as desvantagens de instalar em seu veículo o radiador de óleo.

Leia mais

Vantagens e Desvantagens

Leia mais

A grande vantagem do radiador de óleo é ajudar a resfriar o óleo do motor de forma mais eficiente.

Leia mais

Isso contribui para dar maior potência ao motor.

Leia mais

Se você utiliza o carro com muita frequência por longos períodos de tempo, o radiador de óleo vai ajudar também e economizar combustível.

Leia mais

Não existem desvantagens no uso do radiador de óleo desde que ele seja bem instalado e você faça a manutenção do motor de forma periódica.

Leia mais

Se não cuidar da manutenção do radiador de óleo, você será obrigado a gastar ainda mais com o conserto da peça.

Leia mais

Ou pode ser pior: imagine se o motor acaba estragando.

Leia mais

Problemas no motor podem gerar grande prejuízo para as suas finanças.

Leia mais

Por isso, é muito importante que você tome cuidados específicos com o radiador, a fim de evitar problemas futuros.

Leia mais

Para facilitar, acompanhe as dicas que selecionei nos próximos tópicos.

Leia mais

Cuidados Que Você Deve Ter Para Evitar Problemas Com o Radiador

Leia mais

Ninguém quer ter problemas com o seu carro.

Leia mais

E, no caso dos diferentes tipos de radiadores, um problema pode facilmente se espalhar para outras peças e componentes.

Leia mais

Quanto ao radiador de óleo, não custa lembrar, cuide sempre para a instalação ser bem feita e revise periodicamente as mangueiras.

Leia mais

Lembre-se também de manter o nível do óleo sempre em dia.

Leia mais

Para esses detalhes serem monitorados, é imprescindível manter a revisão em dia.

Leia mais

Veja, abaixo, o que a revisão pode evitar.

Leia mais

Revisão evita superaquecimento

Quanto ao radiador de arrefecimento, é necessário ter cuidados para evitar problemas que tornem a sua viagem de férias ou a simples ida para o trabalho uma situação bastante problemática.

Leia mais

E quais seriam esses cuidados?

Leia mais

Um dos problemas mais comuns no trânsito brasileiro é o superaquecimento do motor por causa de falhas graves no sistema de arrefecimento.

Leia mais

De acordo com o engenheiro mecânico Denis Marun, o superaquecimento acontece quando a água não circula ou não consegue ser resfriada satisfatoriamente pelo radiador, causando um aquecimento excessivo do motor. Isso faz com que a junta do cabeçote acabe queimando.

Leia mais

Nesse caso, o motorista tem um enorme problema nas mãos.

Leia mais

Se você pensou que uma solução para resolver o problema é jogar água da torneira no radiador e seguir em frente na estrada, melhor rever seus conceitos.

Leia mais

Esse é um grande erro, capaz de agravar ainda mais o problema no motor.

Leia mais

Jogar água no radiador também aumentará o custo do conserto que você será obrigado a fazer se quiser continuar a utilizar o carro.

Leia mais

Mas o que o motorista deve fazer numa situação dessas?

Leia mais

Você deve saber que esse tipo de situação é impossível resolver sem ajuda.

Leia mais

Pegue o seu celular e ligue para uma mecânica autorizada ou para seu mecânico de confiança.

Leia mais

Uma dica é sempre realizar uma revisão no carro de forma periódica.

Leia mais

Por exemplo, leve seu carro em uma mecânica após 10 mil quilômetros rodados ou a cada seis meses.

Leia mais

Apesar de ter custos, a revisão periódica evita o desgaste das peças do automóvel,

Leia mais

A revisão, dessa forma, previne que você seja pego de surpresa com alguma despesa extra e não planejada.

Leia mais

Além disso, impede situações como a de aquecimento, em que você fica parado na beira da estrada aguardando ajuda.

Leia mais

É importante que você esteja sempre atento aos cuidados que terá com o radiador do seu veículo. Entenda mais sobre essa necessidade no próximo tópico.

Leia mais

Por que não colocar água de torneira no radiador

Se você leu nosso artigo até aqui, deve saber qual é a função do radiador, não é mesmo?

Leia mais

O radiador tem como função resfriar o motor.

Leia mais

Algumas pessoas usam o termo resfriamento do motor, mas o termo correto é sistema de arrefecimento.

Leia mais

A maior parte dos carros produzidos no Brasil utiliza um sistema de arrefecimento formado pela mistura de água com aditivo.

Leia mais

Lembra que falamos sobre não ser recomendado utilizar água de torneira no radiador?

Leia mais

Agora explicaremos o motivo disso.

Leia mais

A água da torneira irá danificar o seu radiador aos poucos, porque ela possui cloro e minerais que não conseguem ser filtrados.

Leia mais

O resultado é o enferrujamento e a corrosão.

Leia mais

A mistura de água da torneira com a ferrugem pode entupir as canaletas que são mais finas.

Leia mais

O resultado? O motor do veículo será desligado.

Leia mais

É necessário que exista pressão no radiador e a água não consegue fazer isso de forma eficiente.

Leia mais

E o que acontece se for utilizado apenas aditivo?

Leia mais

É uma opção mais cara e que também não fornece a pressão necessária.

Leia mais

A finalidade é limpar 100% das impurezas (ferrugem, por exemplo) que possam sujar o sistema do radiador.

Leia mais

Além disso, o aditivo também muda o ponto de ebulição e de congelamento do líquido.

Leia mais

Isso significa que o líquido vai evaporar mais devagar do que a água e não vai congelar quando exposto a temperaturas frias.

Leia mais

Você sabia, inclusive, que todo o sistema de arrefecimento já vem selado de fábrica?

Leia mais

Dessa forma, a manutenção obrigatória refere-se a apenas duas coisas: trocar o líquido e limpar o radiador.

Leia mais

Pegue o manual do proprietário do seu veículo e dê uma olhadinha em algumas instruções de manutenção que podem ser úteis.

Leia mais

Outros itens que você pode olhar para checar as condições de conservação são o termostato, as mangueiras e tampa.

Leia mais

Preste muita atenção à tampa, pois ela é importante para assegurar que exista pressão para impulsionar líquido no radiador.

Leia mais

Por isso, é preciso ter cuidado com todas as peças utilizadas no motor do veículo. Entenda melhor na leitura da próxima seção.

Leia mais

Peças apenas originais

Outra dica essencial é sobre o cuidado com peças recondicionadas.

Leia mais

Utilize, para substituição, peças originais e que forem fornecidas por empresas de confiança.

Leia mais

Não compre peças sem procedência comprovada.

Leia mais

Nem sempre a opção mais barata é a melhor. Portanto, pesquise com atenção os preços.

Leia mais

Cheque itens básicos

É possível o dono ter ainda outros cuidados na manutenção mensal do carro com relação ao motor e ao radiador?

Leia mais

Sim, é possível.

Leia mais

Nessa matéria do jornal Folha de São Paulo, Gerson Burin, coordenador técnico do Cesvi Brasil/Mapfre (Centro de Experimentação e Segurança Viária) explica:

Leia mais

“Qualquer pessoa pode verificar itens básicos, como água do radiador, nível do óleo lubrificante, vazamentos e luzes no painel.”

Leia mais

Garanta a temperatura adequada

De acordo com a reportagem, é importante tomar os seguintes cuidados para que o motor do seu carro permaneça com uma temperatura adequada:

Leia mais
  1. Verifique o nível do óleo com frequência. Troque o óleo entre 10 a 15 mil quilômetrosrodados (olhe o manual do proprietário para tirar a dúvida).
  2. Verifique o nível do fluído do radiador com a frequência de uma vez por mês.
  3. Cuidado com a qualidade da gasolina que você abastece. Se a gasolina for adulterada, irá prejudicar o motor e o radiador. Abasteça sempre num posto de confiança.
  4. Preste muita atenção ao painel do seu veículo. Caso a luz da bateriaacenda com ele em movimento, leve-o ao mecânico com urgência. Pode ter ocorrido algum rompimento de bomba d’água.
  5. Esteja atento na hora de lavar o carro. Nunca direcione água com alta pressão sobre o radiador, porque a chapa pode entortar e causar superaquecimento do motor.
Leia mais

Como podemos perceber, não é difícil fazer a manutenção do radiador do carro.

Leia mais

Assim, tome muito cuidado com o motor para que você não fique no prejuízo.

Leia mais

Dependendo do descuido com a manutenção veicular, o valor do conserto pode até mesmo se tornar inviável para o seu bolso.

Leia mais

Portanto, fique sempre atento ao funcionamento do radiador do carro.

Leia mais

A prevenção é sempre a melhor ideia.

Leia mais

Conclusão

Leia mais

Neste artigo, você descobriu quais são as vantagens e desvantagens de instalar um radiador de óleo no seu carro.

Leia mais

Também, aprendeu que ele tem a função de melhorar o funcionamento do seu veículo ao diminuir a temperatura do motor.

Leia mais

Embora não acompanhe de fábrica todos os modelos, pode ser uma opção interessante para alguns carros.

Leia mais

Abordamos, ainda, os diferentes tipos de radiadores e as melhores formas de evitar problemas no radiador de óleo e no radiador de arrefecimento.

Leia mais

Com tudo isso, fica uma grande lição: nunca se esqueça de fazer a manutenção preventiva no seu carro.

Leia mais

Isso pode poupar você de uma série de problemas que vão muito além do sistema de arrefecimento do veículo.

Leia mais

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? Deixe um comentário, para que eu ajude a resolvê-la.

Leia mais

Nós do Doutor Multas estamos sempre preparados para ajudá-lo da melhor maneira possível.

Leia mais

Referências:

Leia mais
  1. http://bestcars.uol.com.br/bc/mais/cons-tecnico/radiador-de-oleo-pode-ser-necessario-ou-prejudicial/
  2. http://minhaoficina.net/radiador/
  3. http://pecas-de-carro.info/sistema-de-carro/sistema-de-arrefecimento.html
  4. https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/os-cuidados-que-ainda-e-preciso-ter-com-o-radiador-do-carro/
  5. https://www.heliar.com.br/pt-br/novidades-e-imprensa/2016/diferenca-entre-os-tipos-de-motor-para-carros
  6. http://g1.globo.com/carros/oficina-do-g1/noticia/2013/07/conheca-4-maiores-razoes-de-o-carro-parar-na-estrada-e-como-evita-las.html
  7. https://www1.folha.uol.com.br/sobretudo/rodas/2017/07/1903359-verificar-luzes-do-painel-e-agua-e-oleo-ajuda-a-evitar-aquecimento-do-motor.shtml
Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas