Quanto Tempo Leva Para Tirar Carteira de Motorista

Quando a maioridade chega, muitas pessoas ficam ansiosas para ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em mãos. E, nesse período, uma pergunta bastante recorrente é: “Quanto tempo leva para tirar a carteira de motorista?”.

Leia mais

Mas essa não é uma dúvida apenas dos jovens que estão aptos a tirar a CNH. É também de muitas outras pessoas que querem dar o primeiro passo para se tornarem condutoras devidamente habilitadas.

Leia mais

Portanto, se essa dúvida também é sua, continue conosco e saiba qual é o tempo necessário para ter a sua carteira de habilitação!

Leia mais

Quem pode tirar a CNH?

Tirar a Carteira Nacional de Habilitação é o desejo de muita gente. Na verdade, ela é um dos requisitos obrigatórios para quem deseja conduzir um veículo segundo a lei sem sofrer as penalidades por dirigir sem a CNH. 

Leia mais

Mas embora seja preciso cumprir alguns critérios para tê-la em mãos, não é tão difícil quanto algumas pessoas imaginam.

Leia mais

Conforme o art. 140 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os três requisitos necessários para iniciar o processo de emissão da carteira de motorista são:

Leia mais
  • Ser penalmente imputável (ou seja: responder pelos seus próprios atos);
  • Saber ler e escrever;
  • Possuir carteira de identidade.
Leia mais

Além disso, vale ressaltar que, no Brasil, a idade mínima para tirar a carteira de habilitação é de 18 anos. Isto é, antes disso a pessoa é considerada inimputável. Para tentar mudar essa regra, foram apresentados dois projetos de lei sobre o tema, mas ambos ainda estão em tramitação.

Leia mais

O Projeto de Lei n.º 3.973/2019 propõe a autorização da emissão da permissão do direito de dirigir para pessoas que tenham 16 anos ou mais. Já o Projeto de Lei do Senado n.º 58/2017 sugere que os exames para a obtenção da CNH possam ser feitos 3 meses antes dos 18 anos exigidos.

Leia mais

Quanto tempo leva para tirar a carteira de motorista?

Se você está se perguntando quanto tempo leva para tirar a carteira de motorista, nós temos a resposta! Geralmente, todo o processo leva, em média, 90 dias. Entretanto, segundo a Resolução n.º 789, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o prazo máximo para o encerramento de todos os procedimentos deve ser de 12 meses.

Leia mais

Porém, é importante deixar claro que o período exato depende muito de cada pessoa. Quanto mais disponível ela estiver para resolver os trâmites necessários, mais rápido o processo será.

Leia mais

Além disso, não podemos esquecer que a demora (ou a rapidez!) no agendamento dos exames e do teste prático também impacta diretamente no tempo gasto.

Leia mais

Quais são as etapas necessárias para tirar a carteira de motorista?

Embora algumas etapas demorem mais do que outras, o processo para tirar a carteira de motorista não é tão longo quanto algumas pessoas pensam.

Leia mais

Para você ter uma ideia de quanto tempo leva, nós detalhamos as 5 etapas principais. Confira a seguir!

Leia mais

1. Exame médico e psicotécnico

Um dos primeiros passos para ter a carteira de habilitação é agendar e realizar os exames médicos de aptidão física e mental e a avaliação psicológica. Eles são extremamente importantes porque vão atestar se o candidato tem condições físicas e mentais de conduzir um veículo.

Leia mais

2. Curso teórico

A próxima etapa é procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC) para fazer as aulas teóricas com uma carga horária de, pelo menos, 45 horas/aula. Elas são divididas em 5 temas principais:

Leia mais
  • Legislação de trânsito;
  • Direção defensiva;
  • Noções de primeiros socorros;
  • Meio ambiente e cidadania;
  • Noções de mecânica.
Leia mais

3. Prova teórica

Após estudar os temas abordados no curso, chega o momento de testar os conhecimentos aprendidos. Para ser aprovado nessa etapa, o candidato precisa acertar pelo menos 21 das 30 questões da prova. Ou seja, 70%.

Leia mais

4. Aulas práticas

O próximo passo são as aulas práticas. Para as categorias A e B, a carga horária mínima exigida é de 20 horas/aula. Além disso, elas devem ser ministradas pelo menos 1 hora/aula durante a noite.

Leia mais

5. Prova prática

Por fim, chega o grande momento: a prova prática. Essa é uma etapa importante porque o avaliador vai verificar o desempenho do candidato e determinar se ele está ou não apto para ter a Permissão Para Dirigir (PPD), popularmente chamada de carteira provisória.

Leia mais

Foco, paciência e atenção são essenciais nessa fase. Isso porque além de haver chances de ocorrer mais de uma reprovação, pode ser que o agendamento demore mais do que o esperado.

Leia mais

A boa notícia é que, após passar por essas cinco etapas, basta esperar a carteira de motorista chegar no seu endereço e você já estará apto para conduzir qualquer veículo da categoria que foi habilitado.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas