Não é um conhecimento tão geral assim, mas a certidão de prontuário da Carteira Nacional de Habilitação é um documento que traz todas as informações relevantes do motorista. Esse registro é feito durante todo o período em que o condutor está habilitado pelo Detran correspondente ao seu estado.
Quer saber mais informações sobre esse prontuário? Fique aqui até o final para tirar todas as suas dúvidas e ser muito mais esclarecido sobre o assunto.
https://www.youtube.com/watch?v=lRLZvPdO5aI
Dentro desse documento oficial, estão informações sobre o motorista. É comum buscar obtê-la para adquirir o “Nada Consta”, ou também para conseguir uma comprovação do tempo de uso de habilitação.
Geralmente é muito necessário para ser anexado nas informações a serem passadas quando se está buscando um emprego. Esse documento seria o necessário para confirmar o tempo da habilitação e muitas outras informações relevantes para aquele que está contratando. Dessa maneira, há uma segurança sobre a veracidade do que está escrito, pois é um documento oficial.
E não importa se é uma entidade pública ou privada, ambas dirão que é necessário trazer essa certidão do prontuário da CNH.
O mais comum de se encontrar nessa certidão, são todas as categorias que o motorista é habilitado para conduzir, deixando claro se ele está apto ou não para conduzir o que foi proposto.
Infrações cometidas e outros tipos de detalhes adicionais também estão disponíveis nesse documento, e a validade do mesmo é de 180 dias, precisando expedir outro caso esse prazo termine e seja necessário outra certidão.
A emissão do documento oficial da certidão do prontuário da CNH é responsabilidade do estado que a CNH foi expedida. Uma CNH do Espírito Santo não poderá tirar a certidão do prontuário em São Paulo, por exemplo.
E se eu mudar de estado?
Caso você pretenda mudar de estado, é importante fazer uma solicitação e informar a respeito dessa mudança de CNH antes de efetivamente fazer a mudança para a casa nova.
Caso isso não seja feito, será um enorme problema conseguir uma certidão de prontuário da CNH, pois apenas o estado original terá a autoridade necessária para fazer a emissão desse documento que é tão necessário.
Não se engane achando que só porque não precisa desse documento no momento, você não precisa fazer essa mudança do estado da CNH, pois são vários os locais que exigem esse documento, e você poderá acabar perdendo um prazo importante por não ter feito isso com antecedência.
Todos os motoristas têm direito a emitir esse documento, tenha isso em mente e não se preocupe caso nunca tenha o expedido. Se tudo estiver dentro dos conformes e a CNH estiver apontando para o estado certo, isso não deverá ser uma preocupação.
Por ser um documento de caráter informativo, a certidão de prontuário da CNH frequentemente é solicitada por conta de motivações trabalhistas, judiciais ou questões relacionadas à aposentadoria.
Esse documento é apenas de caráter informativo, ela costuma ser solicitada por motivos trabalhistas, judiciais ou até mesmo por conta de assuntos relacionados à aposentadoria.
Imagine que uma vaga de emprego exija que o candidato seja um motorista habilitado e experiente. Mesmo que num exame prático ele vá bem, a certidão de prontuário da CNH irá trazer todo o histórico desse motorista.
Caso esse motorista não seja muito responsável no trânsito, isso trará um grande peso no momento de decidir quem contratar.
Alguns cursos de especialização também pedem por essa certidão de prontuário da CNH, pois é necessário garantir e confirmar que está tudo certo com relação ao motorista e seu histórico.
Em geral, esse tipo de documento é muito utilizado por motoristas de ônibus, motoboys, taxistas e até motoristas de alguma empresa.
Essa certidão de prontuário de CNH também é muito utilizada para que seja feita a transferência de CNH para outro país.
O processo de solicitar a certidão do prontuário de CNH é até bem simples, mas podem haver complicações dependendo do Detran de cada estado.
Duas são as maneiras de seguir com a solicitação: online ou pessoalmente.
Se o seu Detran for o de São Paulo, é possível que a solicitação do documento seja feita online e de forma gratuita. Muitos estados já são assim também. Porém, existe sempre a possibilidade de ir até um posto de atendimento também.
Em Minas Gerais, por exemplo, é possível solicitar essa certidão de prontuário da CNH online, porém ela só prosseguirá caso a taxa seja paga.
Nem todos os estados trazem essa opção mais acessível, fazendo com que o motorista tenha que ir até o local.
Indo até o local, você precisará encontrar um posto de atendimento do Detran correspondente a sua cidade. É necessário levar o CPF, a CNH e o RG. Após alguns dias o documento será emitido.
Onde não é possível emitir a certidão de prontuário de CNH pela internet, basta se dirigir a um posto de atendimento do DETRAN de sua cidade portando sua CNH, CPF e RG e fazer a solicitação. Em geral, o documento sai após alguns dias.
Portanto, é de extrema importância saber os locais corretos de onde procurar no momento de emitir o documento, pois caso o prazo de entrega e de ter ele em mãos seja curto, é importante que tudo seja resolvido o mais rápido possível.
E você? Aprendeu para o que serve a certidão de prontuário da CNH? Agora tenho certeza que caso seja necessário emitir uma, será fácil encontrar a unidade adequada para seguir com os planejamentos.
Gostou desse conteúdo que falamos sobre documentos importantes relacionados à veículos? Pois saiba que não foi a primeira vez que focamos nossas energias em auxiliar um motorista preocupado.
Caso queira encontrar mais assuntos desse tipo, basta verificar as outras postagens e tenho certeza que encontrará algo de útil!
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!