PPD - Carteira Provisória: Exame, Como Rastrear, Restrições e Multas

A carteira provisória é um documento emitido pelos órgãos de trânsito para os motoristas que acabaram de obter sua primeira habilitação. Ela é conhecida como Permissão para Dirigir (PPD) e tem validade de 12 meses a partir da data de emissão.

Leia mais

A PPD não possui limite de pontos e as infrações leves cometidas ficam sem efeito punitivo ou impeditivo para a obtenção da CNH definitiva. Em outras palavras, a quantidade de infrações leves cometidas não tem qualquer impacto no processo de obtenção da carteira definitiva.

Leia mais

Após o período de um ano, o condutor pode requerer a troca da carteira provisória pela definitiva, desde que não tenha cometido infrações graves de trânsito.

Leia mais

Como obter a PPD (permissão provisória para dirigir)

Para obter a Permissão para Dirigir (PPD), que é a carteira de habilitação provisória no Brasil, é necessário seguir os seguintes passos:

Leia mais

Primeiramente, é preciso realizar a inscrição em uma autoescola credenciada ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Leia mais

Em seguida, é necessário realizar o curso teórico-técnico de direção veicular, que tem carga horária mínima de 45 horas, conforme a legislação brasileira. Nesse curso, são abordados temas como legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica básica e meio ambiente.

Leia mais

Após a conclusão do curso teórico, o candidato precisa realizar o exame teórico, que é composto por questões de múltipla escolha, sobre os assuntos abordados no curso.

Leia mais

Depois de aprovado no exame teórico, é necessário realizar as aulas práticas de direção veicular. O número mínimo de aulas práticas varia de acordo com a categoria de habilitação que se deseja obter. Para categoria B (carros), por exemplo, são necessárias no mínimo 20 aulas práticas, com duração de 50 minutos cada.

Leia mais

Após a conclusão das aulas práticas, é necessário realizar o exame prático de direção, que consiste em uma avaliação de habilidades do candidato ao volante. Se aprovado no exame prático, o candidato recebe a Permissão para Dirigir (PPD), que tem validade de 12 meses.

Leia mais

Vale lembrar que é necessário estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, além de apresentar documentos como RG, CPF e comprovante de residência durante o processo de obtenção da PPD.

Leia mais

Como obter a primeira habilitação

Para obter a primeira habilitação ou Permissão para Dirigir (PPD) no Brasil, é necessário preencher alguns requisitos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). São eles:

Leia mais
  • Ser maior de 18 anos;
  • Saber ler e escrever;
  • Possuir Carteira de Identidade ou outro documento de identificação com foto;
  • Ser aprovado em avaliações de aptidão física e mental;
  • Ser aprovado no curso teórico-técnico e prático de direção veicular;
  • Não ter cometido infrações de trânsito graves ou gravíssimas, ou ser reincidente em infrações médias, nos últimos 12 meses.
Leia mais

Vale lembrar que a idade mínima para iniciar o processo de habilitação pode variar de acordo com a categoria da habilitação que se deseja obter. Para categoria A (motos), por exemplo, é necessário ter 18 anos completos, enquanto para categoria B (carros), a idade mínima é de 18 anos, desde que o candidato já tenha a Permissão para Dirigir (PPD).

Leia mais

O que é o exame PPD?

O exame PPD (Permissão para Dirigir) é um exame de avaliação de habilidades de condução veicular realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Brasil.

Leia mais

Esse exame é obrigatório para quem está tirando a primeira habilitação e deseja obter a Permissão para Dirigir, que é a carteira de habilitação provisória.

Leia mais

O exame PPD é realizado após o candidato ter concluído todas as aulas teóricas e práticas exigidas pelo Detran. Ele tem como objetivo avaliar as habilidades e conhecimentos do candidato ao volante, além de verificar se ele é capaz de dirigir de forma segura e responsável no trânsito.

Leia mais

Durante o exame PPD, o candidato é avaliado por um examinador do Detran, que verifica se ele é capaz de executar manobras básicas, como estacionar, fazer conversões e mudar de faixa, além de verificar se ele respeita as regras de trânsito, como semáforos, sinalizações e limites de velocidade.

Leia mais

A permissão para dirigir PPD é um documento?

Sim, a Permissão para Dirigir (PPD) é um documento oficial emitido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no Brasil. É um documento provisório que permite ao motorista habilitado a condução de veículos automotores, mas com algumas restrições e limitações.

Leia mais
Leia mais

A PPD tem validade de 12 meses e é emitida para aqueles que estão tirando a primeira habilitação. Após a conclusão do curso teórico-técnico e das aulas práticas, o candidato deve realizar o exame teórico e o exame prático de direção, e se aprovado, receberá a Permissão para Dirigir.

Leia mais

A PPD tem o mesmo formato de uma carteira de habilitação definitiva, mas é identificada com a expressão "Permissão para Dirigir". Desta maneira, é correto dizer que a PPD é um documento legal.

Leia mais

A PPD concede ao condutor o direito de dirigir, mas há restrições?

Durante o período de habilitação provisória, conhecido como PPD, o condutor ainda não possui a carteira de habilitação definitiva e está sujeito a algumas restrições.

Leia mais

Entre elas, destaca-se a obrigação de não cometer infrações graves, gravíssimas ou reincidir em infrações médias durante os 12 meses de vigência da PPD.

Leia mais

Caso o condutor cometa alguma dessas infrações, ele pode perder o direito de obter a sua carteira de habilitação definitiva (CNH).

Leia mais

A PPD também não impede que o condutor dirija em rodovias, o que é totalmente permitido, como falarei mais adiante.

Leia mais

Pode viajar com a PPD?

Sim, é permitido ao portador da Permissão para Dirigir (PPD) viajar em qualquer via regulamentada do território nacional.

Leia mais

A lei não impõe restrições ao motorista com a CNH provisória em relação ao direito de ir e vir. Dessa forma, ele pode conduzir o veículo em qualquer rua, avenida, estrada, entre outras vias públicas, e possui os mesmos direitos e deveres de um condutor devidamente habilitado.

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=QABagtXPOvc

Leia mais

Minha permissão provisória não chegou, posso dirigir sem a PPD em mãos?

Não é permitido dirigir sem a Permissão para Dirigir (PPD) durante o período de habilitação provisória. Mesmo que você tenha sido aprovado para obter a PPD e ainda não tenha recebido o documento, é necessário aguardar a sua emissão pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) antes de conduzir um veículo.

Leia mais

https://youtu.be/3aBFHTcM8Ko?t=160

Leia mais

O prazo para emissão da PPD pode variar de acordo com o Detran de cada estado, mas geralmente é de alguns dias após a realização do exame prático de direção. Portanto, é importante que você aguarde a chegada da sua PPD para só então começar a dirigir. Caso seja pego dirigindo sem a PPD, você cometerá uma infração de trânsito grave, sujeito a multa, apreensão do veículo e até mesmo a suspensão do direito de dirigir.

Leia mais

Como baixar a PPD digital

O Detran oferece a opção da PPD digital, que possui a mesma validade que a versão impressa e pode ser utilizada em abordagens policiais.

Leia mais

Para acessá-la, é preciso baixar o aplicativo "Carteira Digital de Trânsito (CDT)" e preencher alguns dados pessoais.

Leia mais

Para garantir a segurança, é exigida uma "prova de vida", que consiste em movimentos faciais que são comparados com a foto original da CNH.

Leia mais

Como rastrear a PPD?

O processo de rastreamento da Permissão para Dirigir (PPD) varia de acordo com o estado. No Detran de Minas Gerais, por exemplo, é possível rastrear a sua PPD de forma simples através do site.

Leia mais

Basta inserir algumas informações pessoais, como CPF e data de nascimento, para obter o código de rastreamento utilizado pelos Correios e verificar a localização do documento. Assim, você pode se preparar para recebê-lo.

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=O_CNoo681hc

Leia mais

Onde pegar a PDD?

A PPD é retirada no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do estado em que o condutor fez o processo de habilitação.

Leia mais

Geralmente, o próprio Detran informa ao candidato aprovado onde e quando ele deve comparecer para retirar a PPD.

Leia mais

É importante estar atento às orientações fornecidas durante o processo de habilitação e acompanhar a emissão da PPD para não perdê-la ou atrasar a retirada.

Leia mais

O que fazer quando a CNH provisória venceu?

Quando a CNH provisória, também conhecida como PPD, vence, é necessário solicitar a emissão da CNH definitiva, desde que o condutor tenha cumprido o período de um ano de habilitação e não tenha cometido nenhuma infração de trânsito que acarrete na perda da sua permissão para dirigir.

Leia mais

Para solicitar a CNH definitiva, é necessário comparecer ao DETRAN com a PPD vencida, um documento de identificação e comprovante de residência atualizado. O condutor também precisará pagar uma taxa para a emissão da CNH definitiva.

Leia mais

É importante lembrar que dirigir com a CNH provisória vencida é uma infração grave, sujeita a multa e apreensão do veículo, além de gerar pontos na carteira de habilitação. Por isso, é fundamental estar atento ao prazo de validade da PPD e tomar as providências necessárias para obter a CNH definitiva antes de sua validade expirar.

Leia mais

Como saber se perdi minha CNH provisória?

Com a carteira provisória em mãos, é possível verificar sua situação no site do DETRAN do seu estado. Caso tenha dúvidas sobre a existência de multas ou precise de informações sobre sua carteira de motorista, não hesite em consultar o órgão.

Leia mais

A consulta é simples e rápida, podendo ser realizada na seção "Consulta de CNH" do site do DETRAN. É importante estar atento a possíveis autuações por infrações graves, gravíssimas ou reincidências em médias durante o período da PPD, já que essas podem impedir a renovação da CNH posteriormente.

Leia mais

Fique ciente dessas autuações o mais cedo possível, para que possa tomar as medidas necessárias, inclusive recorrendo, caso necessário, para manter sua carteira de habilitação.

Leia mais

Aqui estão cinco motivos pelos quais é importante consultar regularmente a situação da PPD no DETRAN:

Leia mais

Verificar se há multas - Consultar regularmente a situação da PPD permite verificar se há multas em aberto. Assim, é possível evitar surpresas desagradáveis e tomar as medidas necessárias para regularizar a situação sem perder os prazos para apresentar defesa contestando uma possível penalidade aplicada.

Leia mais

Identificar possíveis problemas - Ao consultar a situação da PPD, é possível identificar possíveis problemas que possam impedir a renovação posterior da CNH, como autuações por infrações graves, gravíssimas ou reincidências em média.

Leia mais

Evitar a perda da habilitação - Caso haja alguma infração ou irregularidade não identificada, pode ocorrer a perda da habilitação, o que pode acarretar em diversas consequências negativas, como a perda do emprego.

Leia mais

Manter a CNH ativa - Ao identificar possíveis problemas e regularizar a situação da PPD, é possível manter a CNH ativa e em dia, evitando a necessidade de fazer todo o processo novamente.

Leia mais

Prevenir fraudes - A consulta regular à situação da PPD também ajuda a prevenir fraudes, como a utilização indevida dos dados do motorista por terceiros. Assim, é possível garantir a segurança das informações pessoais e evitar prejuízos financeiros.

Leia mais

Levei uma multa gravíssima / grave na provisória, o que acontece?

É importante ter cuidado ao dirigir com a Permissão para Dirigir (PPD), uma vez que determinados tipos de infrações cometidas durante esse período podem acarretar em consequências graves.

Leia mais

Veja o que diz o CTB:

Leia mais

Art. 148Os exames de habilitação, exceto os de direção veicular, poderão ser aplicados por entidades públicas ou privadas credenciadas pelo órgão executivo de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, de acordo com as normas estabelecidas pelo CONTRAN.

Leia mais

§ 1º A formação de condutores deverá incluir, obrigatoriamente, curso de direção defensiva e de conceitos básicos de proteção ao meio ambiente relacionados com o trânsito.

Leia mais

§ 2º Ao candidato aprovado será conferida Permissão para Dirigir, com validade de um ano.

Leia mais

§ 3º A Carteira Nacional de Habilitação será conferida ao condutor no término de um ano, desde que o mesmo não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média.

Leia mais

§ 4º A não obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, tendo em vista a incapacidade de atendimento do disposto no parágrafo anterior, obriga o candidato a reiniciar todo o processo de habilitação.

Leia mais

Isso significa que, se o motorista cometer uma infração grave ou gravíssima durante o período de sua PPD, será obrigado a recomeçar todo o processo de habilitação, desde o início.

Leia mais

Portanto, é fundamental que o condutor com PPD tenha cuidado redobrado ao dirigir e respeite as leis de trânsito para evitar multas e demais infrações.

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=qbAIkRKuYFY

Leia mais

Se você levou uma multa grave, gravíssima ou reincidiu em multa média, perderá sua PDD, a não ser que você recorra, o que é um direito garantido por lei.

Leia mais

Como recorrer de multa grave, gravíssima ou média na PDD?

Recorrer de uma multa de trânsito durante a CNH provisória é um direito do condutor e pode ser feito seguindo alguns passos. É importante ressaltar que a defesa deve ser apresentada dentro do prazo estipulado na notificação de autuação da infração.

Leia mais

O primeiro passo é ler atentamente a notificação, verificando os dados da infração, como data, hora e local, bem como a legislação que foi infringida. Também é necessário checar se a notificação contém todas as informações obrigatórias previstas na Resolução 619/2016 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Leia mais

Em seguida, o condutor pode entrar com a defesa prévia, que é o primeiro recurso administrativo. Esse recurso deve ser apresentado ao órgão que emitiu a multa, como o DETRAN ou a autoridade de trânsito local. Na defesa prévia, o condutor pode apresentar argumentos e provas que justifiquem a sua inocência ou que atenuem a infração cometida.

Leia mais

Caso a defesa prévia seja indeferida, o próximo passo é recorrer em primeira instância, apresentando o recurso de multa junto à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) do órgão que emitiu a multa. É importante seguir as orientações e prazos para apresentação do recurso, que variam de acordo com cada órgão.

Leia mais

Se o recurso de multa for negado pela JARI, o condutor ainda pode recorrer em segunda instância, levando o caso ao Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN) ou ao Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), a depender do estado em que a multa foi emitida. Novamente, é preciso seguir as orientações e prazos para apresentação do recurso.

Leia mais

Em resumo, o processo de recorrer de multa na provisória envolve os seguintes passos:

Leia mais
  1. Ler atentamente a notificação da infração
  2. Apresentar defesa prévia ao órgão que emitiu a multa
  3. Recorrer em primeira instância junto à JARI
  4. Recorrer em segunda instância junto ao CETRAN ou CONTRAN, dependendo do caso
Leia mais

Vale lembrar que, caso o condutor perca o prazo para apresentação de defesa ou recursos, a multa será considerada válida e ele terá que arcar com as consequências previstas na lei. Portanto, é importante estar atento aos prazos e procedimentos para recorrer de multas na CNH provisória.

Leia mais

Qual aplicativo de aceita CNH provisória?

Vai usar a PPD para começar a trabalhar com aplicativos de mobilidade? Saiba que a maioria dos aplicativos de mobilidade, como 99, Cabify, Uber, entre outros, não aceitam a CNH provisória, ainda que dentro do prazo de validade. Apenas a CNH definitiva é aceita.

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=yAaAQnWxkHM

Leia mais

Conclusão

A fim de aprofundar seus conhecimentos acerca da PPD e preservar o tão sonhado direito de dirigir, preparamos um guia completo em vídeo:

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=O2xO8ssTgHg

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas