Placa R17: Peso máximo permitido por eixo

Leia mais

A Placa de trânsito R17 mostra Peso máximo permitido por eixo 2t. O peso por eixo é uma medida que indica a distribuição do peso em cada eixo de um veículo, incluindo tanto o peso do veículo quanto o peso de qualquer carga ou passageiros transportados.

Leia mais

Essa medida desempenha um papel crucial na capacidade do veículo de manter o controle e a estabilidade em diversas situações de condução, como curvas, acelerações e frenagens.

Leia mais

Além disso, o peso por eixo é fundamental para determinar se um veículo está em conformidade com as regulamentações de peso previstas pelo estado e para evitar danos às estradas devido a sobrecargas.

Leia mais

A placa de "Peso Máximo Permitido por Eixo" (PMP) é utilizada para indicar o limite máximo de peso permitido em cada eixo de um veículo.

Leia mais

Leia mais

De acordo com a legislação de trânsito brasileira, o peso máximo permitido por eixo em veículos rodoviários é de 10 toneladas.

Leia mais
  • Eixo isolado, com 2 pneus: 6 toneladas;
  • Eixo isolado, com 4 pneus: 10 toneladas;
  • Conjunto de 2 eixos com 2 pneus por eixo: 12 toneladas;
  • Conjunto de 2 eixos com 4 pneus por eixo, em tandem: 20 toneladas;
  • Conjunto de 3 eixos com 4 pneus por eixo, em tandem: 30 toneladas
Leia mais

É importante ressaltar que essa regra pode variar para diferentes tipos de veículos, como caminhões, ônibus, entre outros.

Leia mais

No que se refere ao valor da multa por excesso de peso por eixo, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que, nos casos de excesso de peso acima de 1.000 kg, a infração é considerada gravíssima, sujeita a uma multa que varia a cada 500 kg excedentes ou fração.

Leia mais

Além disso, os veículos flagrados com excesso de peso podem ser retidos até que a carga excedente seja removida.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas