Pista de Rolamento: Entenda o Que É

A pista de rolamento é a área voltada para o trânsito de veículos e não pode ser confundida com o acostamento.

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Para saber quais infrações estão relacionadas a ela, quais são os graus de gravidade e o que caracteriza uma pista de rolamento, acompanhe o artigo até o fim e descubra! Boa leitura!

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Afinal, o que é uma pista de rolamento?

Você já a conhece, você já a viu, mas provavelmente não sabia que esse era o seu nome oficial. 

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A pista de rolamento nada mais é do que as estradas e vias que servem para o tráfego de carros, motos e veículos em geral. Em resumo, ela é aquilo que chamamos de rodovia ou pista.

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É importante, no entanto, frisar que existe uma diferença entre a pista de rolamento e a pista de tráfego.

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Aquele espaço das vias de trânsito que servem apenas para o tráfego direto, sem desvio para outras rodovias, são o que chamamos de pista de tráfego.

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Então, qual a diferença entre a pista de rolamento e a pista de tráfego? Simples: a pista de rolamento compreende tanto a pista de tráfego quanto a via que serve para desvio para outras rodovias. 

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Em linhas gerais, a pista de rolamento é toda a parte da pista ou estrada, enquanto a pista de tráfego é uma parte desse todo.

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Falando nisso, qual a diferença entre “pista” e “faixa”?

Pista, faixa, estrada, rodovia… São tantos termos que, muitas vezes, se confundem e nos referimos a um quando deveríamos estar falando outro. Assim, decidimos esclarecer um pouco mais para você.

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Confira a explicação de cada um desses termos abaixo:

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Faixa

Numa via de circulação, existe o que chamamos de faixa. Elas são as divisões por onde um único veículo consegue circular. Normalmente as faixas têm larguras entre 3,5m e 3,6m.

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Pista

Uma pista pode conter várias faixas, ou seja, todo o espaço da via de circulação é o que chamamos de pista.

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Normalmente, uma pista pode conter duas faixas, cada uma com um sentido de circulação, mas existem pistas duplicadas, com duas ou mais faixas em cada pista, mas de sentido único.

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Geralmente, pistas duplicadas estão mais presentes em grandes centros urbanos, onde o fluxo de veículos é mais intenso. Dessa forma, a duplicação da pista é uma maneira de diminuir o número de acidentes.

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Rodovia

Outra grande confusão é o que é estrada e o que é rodovia. Contudo, as diferenças acabam sendo extremamente simples de serem identificadas.

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Toda rodovia possui pavimentação. Ou seja, para que possamos configurar algo como rodovia é necessário que ela tenha revestimento de asfalto.

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Estrada

Por consequência, uma estrada é aquela que não possui pavimentação e asfaltamento.

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Qual a infração mais comum relacionada à pista de rolamento?

Como tudo no trânsito, existem algumas infrações relacionadas à postura e comportamento do motorista.

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Como as pistas de rolamento costumam ter um fluxo mais intenso e rápido de carro, é necessário tomar cuidado, pois a menor das infrações pode causar acidentes de maiores magnitudes.

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Para se ter uma ideia, o simples ato de estacionar na pista de rolamento é razão para multa e infração grave. Ou seja, perda de 5 pontos na CNH do motorista.

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Além disso, infrações relacionadas à velocidade máxima da via são extremamente comuns nesses casos. Os limites de velocidade são prescritos na Lei Nº 9.503/1997, além de haver sinalização ao longo das vias.

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É essencial estar ciente das legislações e suas consequências no trânsito, pois, infelizmente, o Brasil é 1º lugar em violência, mortes e sequelas no trânsito na América Latina.

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Na Doutor Multas, nós já preparamos um Guia Completo sobre Infrações no Trânsito com tudo que você precisa saber a respeito do assunto.

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É possível recorrer essas multas e infrações?

Normalmente, você consegue recorrer quando infringe a lei no trânsito e, a depender do caso, consegue a anulação da multa.

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Nesse artigo aqui, explicamos e listamos razões para você recorrer às multas por estacionar em locais proibidos, como pistas de rolamento, por exemplo.

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No fim das contas, o ato de recorrer uma multa não garante que isso dê o resultado esperado pelo motorista. Porém, é um direito do condutor e deve ser usado sempre que ele perceber que é necessário.

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