Como Personalizar Caminhões Dentro da Lei e Evitar Multas

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Personalizar caminhões pode ser um sonho ao seu alcance.

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Não são apenas os donos de carros e de motos que gostam de customizar seus veículos.

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Tem muita gente interessada em deixar seu caminhão com um visual diferente e arrojado.

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Mas você sabe o que a lei diz sobre personalizar caminhões? O que pode ou não fazer?

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Será que caminhão tunado pode levar multa? E se leva, qual é o valor?

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Além disso, como funciona o processo para regularizar caminhões rebaixados e tunados?

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Não se preocupe se você não sabe as respostas para essas e outras perguntas sobre personalizar caminhões.

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Ao longo deste artigo, vamos esclarecer tudo o que você quer saber sobre o assunto.

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Tenha uma ótima leitura!

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O Que a Lei Diz Sobre Personalizar Caminhões

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Se você tem a ideia de personalizar caminhões, conhecer a lei é sempre uma boa forma de começar.

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O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) fala em algumas mudanças que o proprietário não pode fazer no veículo.

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Importante ressaltar que, embora não citem especificamente o caminhão, se aplicam a qualquer tipo de veículo.

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Veja o que ele diz:

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“Art. 230. Conduzir o veículo:

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(...)

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VII - com a cor ou característica alterada;

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(...)

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XII - com equipamento ou acessório proibido;

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XIII - com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados;

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(...)

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XV - com inscrições, adesivos, legendas e símbolos de caráter publicitário afixados ou pintados no pára-brisa e em toda a extensão da parte traseira do veículo, excetuadas as hipóteses previstas neste Código;

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XVI - com vidros total ou parcialmente cobertos por películas refletivas ou não, painéis decorativos ou pinturas;

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XVII - com cortinas ou persianas fechadas, não autorizadas pela legislação;

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Infração - grave;

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Penalidade - multa;

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Medida administrativa - retenção do veículo para regularização;”

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A partir daí, você consegue identificar o que é ou não permitido.

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Por exemplo, você pode personalizar os bancos do seu caminhão do jeito que achar melhor.

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O que você não pode fazer em nenhuma hipótese é se esquecer de instalar o cinto de segurança (é um equipamento obrigatório).

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Uma dica é também personalizar o cinto de segurança de forma que não prejudique a segurança dos passageiros.

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Nunca esqueça: a segurança sempre vem em primeiro lugar.

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E é completamente proibido mudar a cor do caminhão?

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Na verdade, não é.

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Mas tome cuidado se você for mudar totalmente a cor da pintura do caminhão.

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Se a ideia é essa, será necessário primeiro avisar o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para não ter problemas depois.

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Se você alterar a cor do caminhão em mais de 50%, essa comunicação é obrigatória.

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Farol de xenon: pode ou não?

Agora preste bastante atenção.

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Abordaremos um erro na personalização de caminhão que também é passível de multa.

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Estamos falando do farol de xenon.

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A regra é simples: o acessório está proibido no trânsito brasileiro, mas com duas exceções:

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    1. Se o caminhão veio com o farol xênon de fábrica você não terá problemas com a lei;
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Se o motorista regularizou o caminhão com farol de xênon antes da lei de proibição entrar em vigor, também está liberado.

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Você saberia dizer qual foi a Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que vetou o farol de xênon em todos os tipos de veículos (carros, motos, caminhões, etc)?

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Foi a Resolução 384, de 2 de junho de 2011.

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A partir dela, não tem mais como instalar e legalizar xenon.

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Quem descumprir a lei receberá uma multa grave.

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Ou seja, terá que pagar R$ 195,23 e receberá 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

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Lembrando que, se somar 20 pontos ao longo de 12 meses, você terá sua CNH suspensa.

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Além da multa e dos pontos na CNH, existe ainda a aplicação de uma medida administrativa: a remoção do caminhão até a regularização do farol.

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Caminhão pode ter película nos vidros?

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Tenha cuidado para não colocar uma mais escura que o permitido.

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Afinal, isso também é uma infração de trânsito.

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Se você for parado pela autoridade, terá que remover ela na hora.

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As pessoas conhecem as películas pelo termo insufilm, que na verdade é o nome de uma das tantas marcas existentes.

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Muitos motoristas preferem utilizar uma película mais escura nos vidros sob a alegação de que assim estarão mais protegidos contra os raios solares.

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Outra justificativa é evitar assaltos, uma vez que o criminoso supostamente hesitaria por não ter certeza de quantas pessoas estão dentro do veículo.

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Quanto à proteção contra raios solares, não existe uma relação direta entre o quanto a película é escura e o quanto ela protege.

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Atualmente, existem películas totalmente transparentes com um fator de proteção de 1.700, ou seja, mais do que a proteção de qualquer película escura.

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Quanto à questão de assaltos, uma película muito escura também faz com que a polícia não possa identificar se está ocorrendo um sequestro.

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Esse é mais um dos motivos pelos quais ela é proibida, assim como a do tipo espelhada.

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Segundo a Resolução 254 do Contran, a transparência mínima da película dos veículos deve ser de:

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      • 70% no para-brisa colorido;

      • 75% no para-brisa incolor;

      • 28% nas janelas laterais traseiras e no vidro de trás.

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A recomendação é cumprir à risca o que diz a lei sobre a transparência do vidro.

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Quem não a cumpre recebe multa de R$ 195,23 e recebe 5 pontos na CNH.

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E painéis luminosos?

O Contran também proíbe a utilização de painéis luminosos nos veículos.

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A alegação é que eles tiram a concentração do motorista no trânsito.

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A regra está na Resolução 580.

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Nesse caso, vale a mesmo aplicado à alteração dos vidros.

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A exceção são os ônibus, que podem utilizar os painéis luminosos para indicar os itinerários, por exemplo.

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Se você descumprir a lei e colocar um painel luminoso no seu caminhão, estará sujeito a uma multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.

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Caminhões rebaixados

Agora, abordaremos os caminhões que são rebaixados e os tunados.

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Afinal, é proibido arquear a traseira do caminhão?

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Na verdade, depende do nível de inclinação da traseira.

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Alguns motoristas gostam de dirigir seus caminhões com a traseira arqueada.

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Se for o seu caso, tome cuidado para não levar uma multa.

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O Contran regulamentou na Resolução 479, em 2014, a inclinação da traseira do caminhão.

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E o que ela diz?

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Se o caminhão tiver mais de 3.500kg, o ângulo de inclinação da longarina pode ser no máximo de 2 graus.

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Veja um trecho do texto:

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“§2º Nos veículos com PBT acima de 3.500 kg:

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I - em qualquer condição de operação, o nivelamento da longarina não deve ultrapassar dois graus a partir de uma linha horizontal.

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II - A verificação do cumprimento do disposto no inciso I será feita conforme o Anexo I.

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III - As dimensões de intercambiabilidade entre o caminhão trator e o rebocado devem respeitar a norma NBR NM – ISO 1726.

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IV – É vedada a alteração na suspensão dianteira, exceto para instalação do sistema de tração e para incluir ou excluir eixo auxiliar, direcional ou auto direcional.”

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Como você pode perceber, diferentemente de carros, não é possível rebaixar todo o caminhão.

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O que acontece é que é vedada a alteração na suspensão dianteira.

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Mexer nos freios? Nem pensar!

Uma característica que não pode ser modificada de maneira alguma é o sistema de freios.

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Reiteramos: o freio deve ser o de fábrica.

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Mas o que fazer se o sistema de freios estragar?

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Simples: substitua por um modelo igual.

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Caminhões tunados

Agora, vamos para os caminhões tunados, outra forma de personalizar caminhões.

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Você sabe o que é um caminhão tunado?

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É um veículo que prioriza o ganho de potência ao mesmo tempo em que não é necessário aumentar o motor.

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Outra vantagem é que o veículo tunado gasta menos combustível.

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Por isso, os veículos tunados se popularizaram no Brasil e no mundo.

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Mas fique atento: a potência somente pode ser aumentada em 10%.

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Se ela for aumentada demais, colocará o veículo em risco por causa da instabilidade.

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Respeitando os 10%, você pode até mesmo acrescentar nitro e turbos.

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Mas será que dirigir um caminhão tunado pode resultar em infração de trânsito?

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Descubra a resposta no próximo tópico.

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Caminhão Tunado Pode Levar Multa?

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Você pode levar uma multa se estiver com o caminhão tunado fora dos padrões estabelecidos pela legislação.

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Trata-se de uma infração grave, ou seja o motorista deverá pagar R$ 195,23 e recebe cinco pontos na CNH.

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E tem também a medida administrativa, que é a retenção do veículo para regularização.

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Isso significa que o caminhão será guinchado?

Para compreender, leia com atenção o artigo 270 do CTB:

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“Art. 270. O veículo poderá ser retido nos casos expressos neste Código.

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§1º Quando a irregularidade puder ser sanada no local da infração, o veículo será liberado tão logo seja regularizada a situação

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§2º Não sendo possível sanar a falha no local da infração, o veículo, desde que ofereça condições de segurança para circulação, poderá ser liberado e entregue a condutor regularmente habilitado, mediante recolhimento do Certificado de Licenciamento Anual, contra apresentação de recibo, assinalando-se prazo razoável ao condutor para regularizar a situação, para o que se considerará, desde logo, notificado.

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§3º O Certificado de Licenciamento Anual será devolvido ao condutor no órgão ou entidade aplicadores das medidas administrativas, tão logo o veículo seja apresentado à autoridade devidamente regularizado.”

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Não ficou claro?

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Se você conseguir resolver o problema na hora, pode ir embora com o veículo.

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Se não conseguir fazer isso de forma a assegurar a segurança do trânsito, também não terá o carro guinchado.

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Por outro lado, terá o CRLV recolhido.

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Infelizmente, esse é o caso de um motor tunado.

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Não tem como mudar essa característica na hora, como faria com um farol ou uma película, que pode ser removida.

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Nessa situação, você receberá do agente uma notificação com um prazo para regularizar a situação.

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Conclusão: o veículo não será guinchado, mas você terá que gastar novamente para deixar o motor do jeito original, ou seja, terá gasto para customizá-lo e, depois, para retornar o padrão.

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Como Personalizar Caminhões

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Até aqui, você acompanhou que há uma série de restrições impostas a quem deseja personalizar caminhões.

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Mas esse não é um sonho impossível.

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Neste tópico, vamos explicar o que está ao seu alcance para deixar o veículo com a sua cara.

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O primeiro passo é observar qual o orçamento disponível para personalizar o caminhão.

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Feito isso, responda: qual é o estilo que o seu caminhão personalizado vai ter?

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Essa é a hora de você soltar a imaginação.

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Como parece o caminhão perfeito na sua mente?

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É um caminhão com visual agressivo ou mais discreto?

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As opções são inúmeras.

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Procure na internet imagens de caminhões personalizados para ter uma ideia mais aproximada do que você deseja fazer.

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Imagine ter um caminhão que não se pareça com nada que as pessoas já tenham visto na rua.

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Você deve se perguntar: a pintura será personalizada?

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O caminhão poderia ser da cor preta e detalhes como caveiras, por exemplo.

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Ou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.

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E as rodas?

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Se você personalizar as rodas, o visual do caminhão ficará mais bonito.

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No interior do caminhão, é uma possibilidade personalizar o piso de forma que combine com as cores da lataria.

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E não se esqueça de um aparelho de som potente.

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Mas cuide para não ser multado por perturbação sonora.

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Há muitos ítens que podem ser customizados na hora de personalizar caminhões.

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Só é fundamental ter cuidado ao escolher aquele visual caprichado para o caminhão.

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Pense bem se, com o tempo, você não vai ficar enjoado do mesmo visual.

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Outro ponto a ser considerado é se você pretende vender o caminhão em um futuro breve.

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Dependendo das mudanças que fizer, a venda pode ser tornar mais difícil.

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Isso sem falar que todo o investimento realizado dificilmente será recuperado.

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Como Regularizar Caminhões Rebaixados e Tunados

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Se você dirige pelas estradas brasileiras com o caminhão rebaixado ou tunado e não levou multa, não abuse da sorte.

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Regularize já o seu caminhão e acabe com o risco de levar multa.

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Fazer isso não é nenhuma missão impossível, mas dá um bom trabalho, porque envolve muita burocracia.

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Para você trafegar com seu caminhão rebaixado ou tunado, é necessário ter toda uma documentação que deve ser expedida pelos órgãos de trânsito.

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Em primeiro lugar, se dirija a uma unidade do Detran e especifique as mudanças que você intenciona realizar.

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A documentação precisa ser aprovada pelo Detran.

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Se as alterações no caminhão forem muito severas, também será obrigatório pedir uma inspeção em uma sede das Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs).

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Quando você ter em mãos o Certificado de Segurança Veicular (CSV), será possível dirigir sem medo de multas.

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Contudo, isso só ocorre no final do processo. Lembre que você terá que gastar com isso.

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Nossa dica é reservar pelo menos R$ 500 para esse processo e pedir autorização para fazer o máximo de alterações ao mesmo tempo.

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Isso reduz o valor total que você irá gastar.

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No final do processo, o dono do caminhão receberá em mãos o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) com as especificações do CSV nas observações.

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Ou seja, se você for parado, a autoridade irá ver que as alterações estão legalizadas.

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Como avisamos, personalizar caminhões envolve muita burocracia.

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Mas vale a pena.

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Assim, você vai realizar seu sonho e ficar dentro da lei.

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Perguntas e Respostas

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Responderemos agora as perguntas mais frequentes sobre o assunto.

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Confira!

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1. Quais são alguns estilos possíveis de personalizar caminhões?

De acordo com este site, faz muito tempo que os motoristas personalizam seus caminhões.

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Nas décadas de 1960 e 1970, eram extremamente populares os detalhes cromados, cornetas sob a cabine e calotas que literalmente cobriam todas as rodas.

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Já nos dias de hoje, as opções para personalizar caminhões são mais variadas.

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Mas a ideia principal continua a mesma: deixar o caminhão com mais personalidade.

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Alguns dos estilos possíveis são:

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      • Extreme;

      • Grafitado;

      • Conservador;

      • Estilo “verdura”.

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O estilo Extreme é uma forma extremada de estilização.

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Em outras palavras, literalmente tudo no caminhão é mudado: suspensão, cor, rodas, painel, poltronas, etc.

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Obviamente, custará bastante dinheiro personalizar totalmente o seu caminhão.

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Falaremos agora do estilo Grafitado, que é muito parecido com o Extreme.

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A diferença é que não é alterada a lataria do caminhão.

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Além disso, a cabine sempre possui um grafite.

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Como são desenhos extremamente bem feitos, é um trabalho que custa bastante dinheiro.

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Afinal, não é todo mundo que pode ter uma verdadeira obra de arte na cabine do caminhão, não é mesmo?

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Já o estilo Conservador é mais comedido.

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Ou seja, é dada uma atenção especial às características originais do caminhão.

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A pintura, por exemplo, não é alterada.

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São adicionadas rodas feitas de alumínio, alterações na suspensão e tanques cromados.

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Já o estilo “Verdura” é muito comum nos caminhões que transportam verduras pelas estradas do Brasil.

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A suspensão do caminhão é muita alta, possui uma lameira que se destaca pelo tamanho, o escapamento é direto, as rodas possuem porcas cromadas, entre outras mudanças.

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Se você deseja personalizar seu caminhão e não tem muito dinheiro para isso, esse é o estilo mais recomendado.

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2. Por que o farol de xenon é tão desejado entre caminhoneiros?

Em muitos casos, a razão é estética: um caminhão com farol de xenon emite uma luz que facilmente se destaca das demais.

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De acordo com este site, a potência é muito maior do que a dos faróis normais.

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E isso ajuda os motoristas em locais muito escuros e em viagens noturnas.

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Para quem ganha a vida dirigindo caminhões à noite, o farol de xenon tem uma importância que não é somente estética, pois eleva a sua segurança.

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Entretanto, o farol de xenon foi proibido por um bom motivo: existe perigo em seu uso.

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Há possibilidade de ofuscar a visão do condutor que vem em direção oposta.

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Com isso, há boas chances de ocorrer um acidente.

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Importante: isso não acontece com projetos de fábrica, apenas com acessórios instalados posteriormente.

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3. Existem empresas especializadas em personalizar caminhões dentro da lei?

Sim, existem.

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Inclusive, essa é uma excelente ideia se você quiser ter certeza de que terá um projeto atendendo 100% às determinações da lei.

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Se você não conhece nenhuma dessas empresas, faça uma busca na internet.

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Talvez existe uma mais perto de você do que pensa.

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4. É possível fazer um seguro de um caminhão tunado?

Excelente questionamento esse.

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De acordo com este site, há não muito tempo, era bem complicado contratar um seguro para carros modificados (tunados ou rebaixados).

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Hoje, a situação mudou bastante.

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Ainda assim, não são todas as seguradoras que aceitam tais veículos.

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Importante: é a seguradora que realiza uma vistoria para definir se cobre o veículo modificado ou não.

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Portanto, existem duas classificações: os veículos normais e os modificados.

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5. Custa muito caro personalizar caminhões?

Depende de quais modificações você deseja fazer no caminhão.

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Como você leu, é possível gastar muito dinheiro com a customização.

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É por isso que a primeira dica é sempre olhar para o próprio orçamento disponível para o projeto.

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Conclusão

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Você conferiu neste artigo que os caminhões customizados chamam bastante a atenção das pessoas e são um sonho de consumo para muitos condutores.

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Em alguns casos, o veículo se torna literalmente uma obra de arte.

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Mas para personalizar caminhões, é preciso ter atenção para não cometer nenhuma infração de trânsito.

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Afinal, nunca é uma boa ideia levar uma multa e receber pontos na CNH, não é mesmo?

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Mas se você leu tudo com cautela, poderá se dedicar ao projeto e dirigir seu caminhão customizado sem nenhum problema pelas estradas brasileiras.

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Tem alguma pergunta sobre como personalizar caminhões ou sobre tunning?

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Quer ajuda para recorrer de uma multa por não ter regularizado seu caminhão? Clique na imagem abaixo.

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Referências:

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  1. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm
  2. https://infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/Resolu%C3%A7%C3%A3o%20384.2011.pdf
  3. https://infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_254.pdf
  4. https://infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/Resolucao5802016.pdf
  5. https://infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/Resolucao4792014.pdf
  6. http://blogdocaminhoneiro.com/2013/09/o-estilo-e-livre-personalizacao-de-caminhoes/
  7. https://www.carrodegaragem.com/farois-xenon-pode-nao/
  8. https://www.comparaonline.com.br/blog/seguros/2017/04/carros-rebaixados-como-regularizar-e-quanto-custa/
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