10 Mitos e Verdades Sobre a Pastilha de Freio

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Qual importância você dá para a pastilha de freio no seu veículo?

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Sabe o que pode fazer na condução para contribuir com sua maior vida útil?

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Tem ideia sobre como trocar pastilha de freio e qual o momento certo de fazer isso?

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Saber as respostas é um conhecimento importante, inclusive para a sua segurança ao dirigir.

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Mas se não sabe, fique tranquilo.

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Neste artigo, vamos trazer tudo o que precisa a respeito da pastilha de freio: quanto tempo dura, seu preço e muito mais.

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Antes, vamos explicar de forma detalhada o que é pastilha de freio e para que ela serve.

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Também iremos apresentar os diferentes tipos de pastilhas de freio, para que possa identificar o modelo mais adequado ao seu veículo.

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E quando chegar a hora de comprar, você vai ter informações suficientes para optar pela melhor marca de pastilha de freio.

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Um condutor precavido, ainda que não domine a mecânica, conhece o básico sobre o funcionamento do seu veículo.

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Então, siga a leitura e veja tudo sobre pastilhas de freio.

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O Que é Pastilha de Freio

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As pastilhas de freio são peças pequenas, mais ou menos do tamanho de uma mão, que fazem parte do sistema de freio a disco do veículo.

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São um item necessário para uma frenagem e parada segura do carro.

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Você sabe como elas funcionam?

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Quando o condutor pisa no freio, elas entram em atrito com o disco de freio.

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É um movimento necessário para o travamento.

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O disco é uma peça de metal fixada junto à roda.

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Basicamente, esse atrito gerado é o que faz com que as rodas parem, sendo essa a principal função das pastilhas de freio.

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Mas é claro que, sozinhas, não teriam tal capacidade.

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Só que, como estamos falando de um sistema, essas pequenas peças são indispensáveis.

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Vale ressaltar que pastilhas que estiverem danificadas irão prejudicar a capacidade do seu carro de frear.

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Ou seja, pastilhas ruins colocam sua vida e a de quem você ama em risco.

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Além disso, elas podem também danificar o disco e lhe causar um prejuízo extra.

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Já pensou você dirigindo na cidade, quando de repente o veículo à sua frente para de sopetão.

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Se suas pastilhas estiverem boas, você tem uma chance de conseguir parar a tempo.

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Mas e se elas já tiverem passado do prazo de troca?

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Nesse caso, é bem possível que você ouça um barulho bem estridente e não consiga frear a tempo de evitar a colisão.

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Daí, o estrago está feito.

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Na melhor das hipóteses serão só danos materiais.

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Mas mesmo assim, você deve conhecer uma das leis informais do trânsito: quem bate atrás, leva a culpa e arca com o conserto.

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Ainda mais se um laudo técnico indicar que as pastilhas de freio do seu veículo já deveriam ter sido trocadas.

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Melhor prevenir do que remediar, concorda?

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Para Que Servem as Pastilhas de Freio

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Se você prestou atenção, já sabe a resposta.

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Mas vale repetir para sedimentar o conhecimento.

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Como explicamos antes, a principal função dela é fazer pressão contra o disco.

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Esse movimento é responsável por reduzir a velocidade do veículo até a sua parada total.

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Isso se o pedal do freio for pressionado até tal momento.

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Afinal, a pastilha de freio é acionada a cada vez que o condutor pisa nele, mesmo que de forma rápida.

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Sem ela, a resposta ao movimento do motorista não seria a mesma.

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Tipos de Pastilhas de Freio

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Pastilhas de freios não são todas iguais.

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Um mesmo modelo de automóvel pode usar diferentes tipos de pastilha.

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Basicamente, o que muda é o seu material.

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Elas podem ser de três tipos:

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  • Metálicas;

  • Orgânicas;

  • De cerâmica.

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Mas qual a diferença entre elas?

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A princípio, o que altera é o material do qual elas são feitas.

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Logo, isso muda a durabilidade delas - e também o valor, é claro.

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Agora vamos ver um por um desses tipos.

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Pastilhas metálicas

As pastilhas metálicas são as mais comuns no mercado atualmente.

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São feitas de ligas metálicas, como latão, ferro e alumínio.

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É um tipo resistente a altas temperaturas e a solicitações mecânicas.

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Por consequência, tem um alto coeficiente de atrito e oferece uma boa durabilidade, além de eficiência nas frenagens.

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Porém, o ponto fraco está no desconforto que gera para o motorista na hora da frenagem, sendo um pouco mais acentuado do que nos outros tipos.

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Vale ressaltar que, por ela ser mais pesada, o veículo irá gastar um pouco mais de combustível.

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Além disso, se não trocada no tempo certo, pode danificar mais o disco do que outros tipos de pastilhas de freio.

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Em dias de frio intenso, as pastilhas metálicas demoram mais tempo para frear.

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Por isso, se o seu veículo tiver esse tipo de pastilha, e o clima for de muito frio, mantenha uma distância maior do veículo à sua frente.

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Pastilhas orgânicas

Antigamente, as pastilhas de freio orgânicas eram feitas de asbesto, que é um material resistente ao calor e com boa capacidade de absorção e de dissipação desse calor.

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Contudo, esse material, quando muito exigido, soltava um pó que é tóxico e, portanto, faz mal à saúde humana.

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Devido a isso, esse material parou de ser usado.

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Atualmente, as pastilhas orgânicas são compostas normalmente de celulose e resina fenólica.

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Elas possuem um coeficiente de atrito satisfatório, mas não tão alto quanto o das metálicas.

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Entretanto, elas apresentam uma boa performance e um conforto razoável para o motorista.

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O ponto fraco delas é que a durabilidade é baixa.

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Como não são tão duras, elas não são aconselhadas para veículo mais pesados.

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O ideal é que sejam usadas por carros mais leves, como os modelos populares.

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Fique atento: quando gastas, elas produzem fumaça.

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Pastilha de cerâmica

A pastilhas de freio de cerâmica, como o próprio nome diz, são feitas de cerâmica, sendo seus compostos mais comuns óxido de alumínio, boro e carboneto de silício.

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Elas são bastante resistentes ao calor, apresentam uma grande durabilidade e são uma ótima escolha para aplicações mais severas.

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Obviamente, são mais caras do que outros tipos de pastilhas de freio, justamente por apresentarem todos os benefícios possíveis e um material mais duradouro.

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Digamos que você quer praticar o off-road.

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Nesse caso, essas pastilhas serão excelentes, pois apresentarão um conforto melhor do que as metálicas e não irão aquecer tanto devido ao constante uso dos freios.

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Por exemplo, após uma frenagem muito brusca, as pastilhas metálicas precisarão de um tempo de descanso - já as de cerâmica, não.

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Materiais responsáveis pelo atrito

Você sabe quais materiais são usados na parte da pastilha que faz o atrito?

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Ligantes, fibras, modificadores de atrito e cargas minerais.

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Para você entender um pouco mais, vamos explicar.

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Os ligantes são materiais aglutinantes (resinas termofixas e borrachas) e são responsáveis por unir os compostos do material de atrito.

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As fibras podem ser acrílicas, de carbono, limalha de latão, lã de cobre, lã de aço, fibra de vidro e lã de rocha, e são responsáveis pela resistência mecânica.

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Os modificadores de atrito são os materiais que proporcionam características de fricção dos materiais de atrito, ou seja, que trabalham para que o veículo pare.

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Eles modificam o coeficiente de atrito.

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São feitos de grafite e sulfetos de molibdênio, antimônio, cobre-zinco, manganês, chumbo e titânio.

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As cargas minerais são aditivos utilizados para complementar a formulação.

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Um exemplo clássico é o sulfato de bário, mais conhecido como barita.

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Componentes da pastilha de freio

E do que é feita uma pastilha de freio?

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Basicamente, de quatro coisas: material de atrito, calço ou base, ranhuras e chanfros.

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O material de atrito é o que explicamos anteriormente, sendo composto, em resumo, de resinas, fibras sintéticas e partículas metálicas.

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O calço ou base é um aço de elevada resistência mecânica.

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Alguns modelos de pastilha apresentam uma chapa amortecedora, o que melhora muito o conforto do motorista na hora da frenagem.

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As ranhuras são sulcos no material de atrito.

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Assim como nos pneus, elas indicam desgaste.

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Elas servem para melhorar o arrefecimento e frequências de vibração durante a frenagem.

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Os chanfros ficam presentes no material de atrito.

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Eles servem para preservar o conforto quanto ao acionamento e ruído.

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Basicamente, são úteis para que não dê aquele barulho estridente ao frear.

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10 Mitos e Verdades Sobre a Pastilha de Freio

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Agora que já sabemos o que é e para que serve a pastilha de freio, vamos aprofundar o conhecimento.

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Como toda peça automotiva, há uma série de dúvidas muito comuns sobre as pastilhas de freio.

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Da mesma forma, as respostas giram em torno de mitos e verdades.

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Buscar a informação correta é fundamental para cuidar melhor do seu carro e da sua segurança ao dirigir.

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Então, vamos derrubar alguns mitos e nos concentrarmos no que é verdadeiro?

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1. Pastilha de freio não precisa ser trocada

Não é verdade.

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A durabilidade da pastilha de freio está diretamente ligada ao seu uso e ao tipo de material utilizado nelas.

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Quanto ao uso, por exemplo, se você mora em uma cidade muito grande, como São Paulo, em que engarrafamentos e aquele clássico arranca e para são comuns, a duração delas será bem menor.

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Nesses casos, o recomendado é fazer a troca a cada 20 mil quilômetros.

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Já se você não tem um uso tão frequente do freio, elas podem durar de 35 a 40 mil quilômetros.

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Mas, independente da quilometragem e do tempo de uso, é necessário trocar as pastilhas quando o material de atrito (que explicamos antes) chegar a espessura mínima indicada pelo fabricante.

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Mas quanto é isso?

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Varia também de pastilha para pastilha.

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O ideal é você ver as especificações na embalagem.

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Mas, geralmente, é 3 milímetros.

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Para não ter erro, faça a verificação das pastilhas a cada 10 mil quilômetros ou toda vez que levar o carro na oficina.

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Caso você note alguma diferença nelas, leve antes.

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2. Nem todas as rodas têm pastilhas de freio

É verdade.

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No Brasil, a maioria dos carros possui pastilhas de freio somente na frente, que é onde costuma ficar o sistema de freio à disco.

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Sendo que, no eixo traseiro, costuma ser usado um sistema de freios a tambor.

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Contudo, alguns veículos possuem o sistema de freio à disco nas quatro rodas.

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3. Pastilhas da frente se desgastam antes

É verdade que as pastilhas da frente gastam mais rápido e precisam ser trocadas antes.

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Mas é também um mito ao mesmo tempo.

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Como?

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Para você entender, o eixo da frente tende a ser mais usado para frenagem, enquanto o de trás fica mais responsável pela estabilização do veículo.

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Contudo, as montadoras normalmente compensam essa diferença no desgaste, colocando pastilhas menores atrás.

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Ou seja, apesar das pastilhas da frente gastarem mais rápido, você terá que trocar todas ao mesmo tempo.

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4. Não tem como saber o momento certo de fazer a troca

Isso é mito.

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É mais simples do que você imagina identificar quando é chegada a hora de trocar a pastilha de freio.

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Você irá notar pelo menos um dos sintomas que vamos relacionar.

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Em primeiro lugar, vai sentir dificuldade para frear o veículo.

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Se isso acontecer, você terá que fazer mais força no pedal e vai notar que o carro leva mais tempo para reduzir a velocidade.

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Ou você vai perceber que o pedal do freio está mais fundo ou mais baixo que o normal.

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Veja o que diz Alexandre Roman, engenheiro de projetos da Fras-le, ao site Terra:

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“O motorista pode perceber que o veículo está demorando mais para frear ou ter um sentimento que o pedal fica mais ‘xoxo’.”

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Outro sinal da planilha que precisa ser trocada se dá ao ouvir um ruído agudo ao acionar o sistema de freio.

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Isso significa que a pastilha já está bem gasta, tanto que a plaqueta do freio já está pegando no disco.

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Nesse caso, Roman alerta que o desgaste na pastilha pode impactar negativamente no disco de freio.

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“Se chegar nesse ponto, vai danificar o disco e ter perda de eficiência, pois terá o contato de duas partes metálicas. Talvez seja necessário até substituir o disco”, alerta ele.

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5. Pode ser necessário substituir o disco junto às pastilhas

Essa ficou fácil, pois acabamos de responder no tópico anterior.

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Você só precisa trocar o disco caso a avaria seja muito forte - capaz de abrir sulcos bem profundos na peça.

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Caso contrário, você pode mandar fazer uma retificação do disco de freio, mas cuidado para não atingir a espessura mínima indicada pela empresa fabricante (que também consta no manual).

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6. A quilometragem indica a hora de trocar as pastilhas

É verdade.

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Quando atingir os 20 mil quilômetros, caso seu carro seja exposto a muitas freadas, comuns em grandes centros urbanos, ou até 40 mil quilômetros, caso você utilize o carro para viagens mais longas, que não precisam do arranca e para constante.

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7. Painel pode informar sobre desgaste das planilhas

Essa pode surpreender você, mas é verdade.

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Alguns veículos contam com sensor de desgaste das pastilhas de freio.

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Ou seja, acende uma luz no painel indicando o momento da troca, o que torna bem mais prático saber o momento certo.

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Alguns veículos como o Jetta e o Passat possuem esse sistema, mas não são todos os carros que têm essa tecnologia.

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Como saber se o seu carro possui esse sistema?

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Olhe no manual do proprietario, na parte referente às luzes do painel.

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8. Pastilha de freio não gasta à toa

É mito a informação de que pastilha de freio não gasta no dia a dia.

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Elas gastam tanto que é necessário fazer a substituição de tempos em tempos.

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Obviamente, quanto melhor é o material do qual é feita, mais tempo e uma maior quilometragem ela dura.

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Mas isso não significa que um bom motorista, que dirige de forma defensiva, não se depare desgaste no componente.

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Mesmo as pastilhas de cerâmica, que são bem mais resistentes, também gastam.

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9. Qual a melhor marca de pastilha de freio?

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Existe, sim.

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Ao menos para esta pesquisa.

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Segundo ela, as melhores marcas de pastilhas de freio são:

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1ª. Cobreq;

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2ª. SYL;

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3ª. Bosch;

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4ª. Fras-le;

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5ª. TRW-Varga;

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6ª. Nakata.

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10. Preço das pastilhas variam muito

É verdade.

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O preço médio da pastilha de freio varia conforme a marca dela, o tipo e o modelo do veículo.

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Veículos mais populares possuem pastilhas mais baratas.

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Os preços começam na casa dos R$ 20, passando tranquilamente dos R$ 400, dependendo o modelo do seu veículo.

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Mas, na média, o preço fica entre R$ 50 e R$ 150.

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Para facilitar a sua vida, separamos alguns sites com preços que você pode achar atraentes, veja:

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  • Mercado Livre;

  • Dispemec;

  • Walmart;

  • Jocar.

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Vale salientar que, se você tiver que trocar o disco também, o preço aumenta, e bastante.

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Por isso, cuide para trocar as pastilhas no tempo certo e não danificar o disco de freio.

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11. Não tem como trocar pastilha de freio em casa

Até dá para fazer a troca em casa, mas pode não ser a melhor ideia da sua vida.

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Nossa dica é você só trocar as pastilhas caso tenha muita certeza do que está fazendo.

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Caso contrário, leve em um mecânico de confiança.

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Afinal, o carro frear na hora e com precisão garante que você e sua família não sofram acidentes.

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Logo, essa é uma peça importante demais para você resolver “brincar” caso não entenda de mecânica.

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Já se tem conhecimento, siga este passo a passo:

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  1. Suspenda o veículo, e se possível, fixe ele com cavaletes para garantir que não vá cair;

  2. Desparafuse e remova as rodas do carro;

  3. Abra a pinça ou cavalete de freio. É a peça que acondiciona as pastilhas de freio e fica presa na manga de eixo da suspensão. Não é difícil de achar;

  4. Remova o anel da pinça de freio. É a peça que segura as pastilhas na pinça;

  5. Remova as pastilhas de freio gastas e coloque as novas no local;

  6. Recoloque o anel, a pinça e as rodas.

  7. Teste o sistema de freio com o veículo em baixa velocidade para não correr risco de acidentes e ver se a troca foi bem-sucedida;

  8. Caso perceba que o freio não está funcionando perfeitamente, repita todo o processo.

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Esse é um serviço relativamente rápido, que não demora mais de 30 minutos em cada uma das rodas.

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Lembre de verificar o fluido de freio e as condições dos discos e cabos quando trocar a pastilha.

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Caso não saiba fazer isso, ou não possua equipamento adequado, o recomendado é levar o carro a um mecânico da sua confiança.

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Lembre sempre que a segurança vem em primeiro lugar e que, nesse caso, o barato pode sair muito caro.

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12. Você pode aumentar a durabilidade da pastilha

É verdade, pode sim.

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É importante que você use sempre pastilhas com as medidas e especificações para o seu veículo.

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Mas onde você encontra esse tipo de informação?

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No manual do proprietário.

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Lá, você irá achar qual o modelo de pastilha que deve ser usado no seu veículo.

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Como o sistema de freio é vital para a sua segurança, não economize na hora de comprar pastilhas.

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Opte por pastilhas de freio de qualidade.

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E caso você ache que precisa de um tipo de pastilha melhor, fale com seu mecânico e veja a possibilidade de substituição.

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Na hora de trocar as pastilhas, verifique sempre o estado dos discos.

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Se necessário, faça a retificação neles.

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Isso evita que precisem ser trocados tão cedo e também melhora a eficiência dos freios.

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Por fim, evite freadas bruscas, pois elas reduzem a durabilidade das peças.

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13. Nem todo seguro de veículo cobre a troca de pastilhas

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Por incrível que pareça, algumas seguradoras cobrem esse serviço, sim.

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Inclusive, há quem ofereça ótimos descontos na mão de obra e no valor das pastilhas.

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Seguradoras como a Porto Seguro e a Tokio Marine costumam oferecer esse serviço nas apólices.

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Entre em contato com sua seguradora ou seu corretor e se informe.

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Conclusão

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Neste artigo, você aprendeu tudo sobre pastilha de freio.

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Viu o que é e para que ela serve.

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Também conheceu mitos e verdades sobre pastilha de freio.

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Aprendeu quais os tipos existentes no mercado e quanto tempo dura uma pastilha de freio, além de informações sobre como fazer a troca dela com segurança.

Leia mais

Agora, sabe tudo sobre pastilhas de freio e já pode escolher qual é melhor para o seu veículo.

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Além disso, lembre sempre de seguir as recomendações do manual do proprietário e de comprar produtos de qualidade e que você conheça a procedência.

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Caso vá fazer a troca das pastilhas, opte por uma mecânica de confiança.

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Afinal, o sistema de freio é um dos mecanismos mais importantes de um veículo, ao lado do cinto de segurança.

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E quando o assunto é segurança, não dá para brincar ou vacilar.

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Por isso, fique sempre atento ao estado das pastilhas e não perca o momento certo de fazer a troca.

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E caso seja preciso retificar ou trocar o disco, também o faça.

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Como falamos, esse sistema é importante demais para o motorista ser descuidado com ele.

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Ficou com alguma dúvida ou gostaria de falar com nossa equipe?

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Então, faça contato conosco.

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Referências:

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  1. https://www.terra.com.br/economia/carros-motos/meu-automovel/saiba-quando-trocar-as-pastilhas-de-freio-do-carro,59644fdd4cf9e310VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html
  2. https://omecanico.com.br/mecanicos-elegem-as-melhores-marcas-de-undercar/
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