Para-brisa Trincado Dá Multa? Saiba os Perigos e Como Recuperar

Ninguém está livre de ter um imprevisto e acabar com o para-brisa trincado no carro. Embora o vidro dianteiro do automóvel seja bastante resistente, mesmo objetos pequenos podem provocar um estrago quando o contato ocorre em alta velocidade.

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https://www.youtube.com/watch?v=Bgc1yFxfrXY

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E se isso acontecer no meio de uma rodovia, o que fazer?

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Será que carro com para-brisa trincado pode viajar e seguir na estrada?

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Essa é apenas uma das dúvidas comuns sobre o tema.

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Para responder a todas elas, preparamos este artigo para você saber como proceder diante de um trincado no para-brisa.

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Vamos explicar o que diz a lei de trânsito a respeito do para-brisa de carros.

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De olho no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), iremos esclarecer as regras e pontos de atenção.

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Você vai descobrir se para-brisa trincado dá multa e como elaborar sua defesa para não ser punido.

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Além disso, vai conferir o que pode ser feito para recuperar para-brisa trincado e se o conserto é muito caro.

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Como dissemos logo na abertura, essa é uma situação desagradável, mas à qual está sujeito todo condutor que dirige no dia a dia.

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O importante é saber, principalmente, se há algum risco à sua segurança nessas situações.

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Acompanhe a leitura e fique por dentro!

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O Que Pode Trincar Para-brisa de Carros

Por incrível que pareça, uma pequena pedra já é suficiente para trincar o para-brisa de um carro.

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Tudo varia de acordo com a velocidade com a qual ela será arremessada.

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Nessas horas, vale lembrar das aulas de Física.

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Quando um carro em movimento bate contra um objeto que vem em sua direção, tem na força do impacto as velocidades somadas.

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Ou seja, com o veículo parado, você pode jogar uma pedra bem pequena contra o para-brisa e, mesmo assim, dificilmente ele vai trincar.

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É diferente do que ocorre quando ele está em movimento.

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Muitas vezes, quando carros e caminhões estão trafegando por uma estrada, mesmo que seja de asfalto, existem pequenas pedrinhas soltas, às vezes até mesmo fragmentos do asfalto que soltou.

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Em outras oportunidades, pode haver resquícios da carga transportada “pipocando” na pista.

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Quando o veículo passa com o pneu sobre elas em alta velocidade, pode ocorrer de ela ser impulsionada em direção aos carros que vêm logo atrás.

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E isso em velocidade alta, ou seja, com muita força.

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Quando isso acontece, são grandes as chances de o automóvel atingido ter o para-brisa trincado.

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Veja, então, que não é o tamanho do objeto, necessariamente, que resulta no estrago (embora ele possa ser bem maior se for uma pedra grande, por exemplo).

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Assim, pode acontecer com qualquer um.

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Foi você o azarado da vez?

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Latas arremessadas pela janela

O ato de jogar lixo pela janela, além de uma tremenda falta de educação, também pode ocasionar um para-brisa trincado.

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Esse é um episódio mais raro, porém acontece.

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Basta imaginar que alguém de um carro à frente arremessa pela janela uma lata de refrigerante.

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O ato, inclusive, é passível de multa de trânsito (infração média, de acordo com o artigo 172 do CTB).

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Mas o problema também pode atingir quem nada tem a ver com essa conduta reprovável.

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A lata jogada pode bater no para-brisa de quem vem atrás e trincá-lo.

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Um prejuízo e tanto, além do susto.

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Chuva de granizo

Um fenômeno climático também está entre as possíveis causas para o para-brisa trincado.

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Estamos falando da chuva de granizo, principalmente se o veículo estiver em movimento.

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Mas por que isso?

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Como falamos antes, a velocidade do granizo será somada à velocidade do veículo, resultando em um impacto mais forte.

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Em linhas gerais, o granizo não chega a trincar o vidro quando o veículo está parado, mas pode acontecer.

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Também por isso, trafegar durante uma chuva de granizo não é nada indicado.

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O melhor a fazer é procurar algum tipo de abrigo, parar o carro e esperar a tempestade passar.

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Afinal, não é só o para-brisa que sofre com esse tipo de evento climático.

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A lataria do veículo também sofre avarias, exigindo reparos na pintura.

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Para-brisa Trincado Dá Multa?

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Será que para-brisa trincado é passível de multa?

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Para saber a resposta, é preciso ficar de olho na legislação.

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Nesse caso, a resolução que fixa as exigências de segurança para os para-brisas é a 216, publicada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em 14 de dezembro de 2006.

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Como se trata de um caso especial, vale conferir o texto na íntegra.

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Vamos destacar os principais trechos abaixo.

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Confira:

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“Considerando que os requisitos estabelecidos nas Normas Brasileiras da ABNT objetivam fixar condições de segurança e requisitos mínimos para vidros de segurança instalados em veículos automotores, reduzir os riscos de lesões aos seus ocupantes e assegurar visibilidade condutores de veículos, resolve:

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Art. 1°. Fixar requisitos técnicos e estabelecer exigências sobre as condições de segurança dos para-brisas de veículos automotores e de visibilidade do condutor para fins de circulação nas vias públicas.

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Art. 2º Para efeito desta Resolução, as trincas e fraturas de configuração circular são consideradas dano ao para-brisa.

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Art. 3º Na área crítica de visão do condutor e em uma faixa periférica de 2,5 centímetros de largura das bordas externas do para-brisa não devem existir trincas e fraturas de configuração circular, e não podem ser recuperadas.

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Art. 4° Nos para-brisas dos ônibus, microônibus e caminhões, a área crítica de visão do condutor conforme figura ilustrativa do anexo desta resolução é aquela situada a esquerda do veículo determinada por um retângulo de 50 centímetros de altura por 40 centímetros de largura, cujo eixo de simetria vertical é demarcado pela projeção da linha de centro do volante de direção, paralela à linha de centro do veículo, cuja base coincide com a linha tangente do ponto mais alto do volante.

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Parágrafo único. Nos para-brisas dos veículos de que trata o caput deste artigo, são permitidos no máximo três danos, exceto nas regiões definidas no art. 3º, respeitados os seguintes limites:

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I – Trinca não superior a 20 centímetros de comprimento;

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II – Fratura de configuração circular não superior a 4 centímetros de diâmetro.

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Art. 5°. Nos demais veículos automotores, a área crítica de visão do condutor é a metade esquerda da região de varredura das palhetas do limpador de para-brisa.

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Parágrafo único. Nos para-brisas dos veículos de que trata o caput deste artigo, são permitidos no máximo dois danos, exceto nas regiões definidas no art. 3º, respeitando os seguintes limites:

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I – Trinca não superior a 10 centímetros de comprimento;

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II – Fratura de configuração circular não superior a 4 centímetros de diâmetro.

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Art. 6º. O descumprimento do disposto nesta Resolução sujeita o infrator às sanções previstas no artigo 230, inciso XVIII c/c o artigo 270, § 2º, do Código de Trânsito Brasileiro.”

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Observe, então, que a resolução do Contran estabelece as condições de dano ao para-brisa e que situações não são permitidas sob o ponto de vista da segurança.

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No caso de carros de passeio, por exemplo, só é permitido por lei haver no máximo dois danos no para-brisa.

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Ou seja, se houver três, já é multa.

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Além disso, esses danos não podem ultrapassar algumas especificações.

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A principal delas é que a trinca não pode ter mais de 10 centímetros de comprimento.

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Se for circular, o limite é de 4 centímetros de diâmetro.

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O resumo da história é claro: a lei aceita que o carro circule apenas com trincas muito pequenas no para-brisa.

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Não é algo que costuma acontecer depois do impacto de uma pedra no vidro, por exemplo.

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É preciso considerar ainda o fato de que a trinca não pode estar a menos de 2,5 centímetros de uma das bordas do para-brisa e nem na área crítica de visão do condutor.

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Basicamente, é a área esquerda de varredura da palheta do para-brisa.

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Se isso ocorrer, mesmo que ela seja menor que o permitido, você será multado.

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Essa é uma área na qual não pode haver nenhum dano ao para-brisa.

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Se ocorrer, é preciso parar o carro, chamar um guincho e remover o veículo.

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Pontuação e Penalidades

A resolução do Contran dita as regras, mas é o CTB que estabelece as infrações de trânsito e possíveis penalidades.

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Então, vamos ver o que a lei fala em seu artigo 230:

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“Art. 230. Conduzir o veículo:

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(...)

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XVIII - em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído, prevista no art. 104;

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Infração - grave;

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Penalidade - multa;

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Medida administrativa - retenção do veículo para regularização”.

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Teoricamente, como destacado, o para-brisa trincado indica condições inadequadas e que comprometem a segurança, de acordo com as diretrizes da resolução do Contran.

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Ou seja, nesses casos, seguir trafegando é uma infração grave, com 5 pontos na carteira de habilitação e originando a retenção do veículo.

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E como funciona a retenção?

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Veja o que o CTB diz nesse caso:

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“Art. 270. O veículo poderá ser retido nos casos expressos neste Código.

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(...)

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§ 2º Não sendo possível sanar a falha no local da infração, o veículo, desde que ofereça condições de segurança para circulação, poderá ser liberado e entregue a condutor regularmente habilitado, mediante recolhimento do Certificado de Licenciamento Anual, contra apresentação de recibo, assinalando-se prazo razoável ao condutor para regularizar a situação, para o que se considerará, desde logo, notificado.”

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Ou seja, o Certificado de Licenciamento do seu veículo será recolhido pela autoridade, que irá lhe dar um recibo, no qual irá constar o prazo para regularizar a situação.

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Após isso, você e seu veículo serão liberados.

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Vale ressaltar que você só receberá o documento do veículo de volta após sanar o problema.

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E mesmo que você faça dentro do tempo previsto o reparo, ainda assim, a multa terá validade.

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Ou seja, fazer o reparo não lhe isenta da multa, apenas evita que você receba outras.

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Valor da Multa

Os valores das multas sofreram um reajuste em novembro de 2016.

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Como essa é uma infração de natureza grave, a multa gerada agora está no valor de R$ 195,23.

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Perigos de Andar Com o Para-brisa Trincado

O para-brisa possui um nível de resistência específico para aguentar o impacto em em casos de acidente de trânsito, sem ferir o motorista e passageiros.

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Contudo, qualquer dano no para-brisa resulta na diminuição dessa resistência.

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Ou seja, as chances do vidro se estilhaçar em uma colisão ficam muito maiores e a sua segurança comprometida.

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Existe também o risco de o para-brisa se soltar do veículo.

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Isso é mais comum quando o dano ocorre mais próximo a uma das bordas.

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Nesse caso, não há muito o que fazer a não ser parar o carro e chamar a assistência ou guincho para removê-lo do local.

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Nossa dica é você reduzir a velocidade e ir até um local para fazer o reparo caso o dano seja pequeno.

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Já se o dano for grande, e você identificar que há risco ao dirigir com o carro assim, contate a sua seguradora ou um mecânico da sua confiança.

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Não arrisque sua vida por tão pouco.

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No caso de veículos que possuem o para-brisa panorâmico, ou integrado ao teto do veículo, o aconselhado é também parar e chamar um guincho.

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Isso ocorre porque, nesses veículos, o para-brisa apresenta uma função estrutural também.

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Ou seja, trafegar com o para-brisa trincado, nesse caso, pode acarretar em danos estruturais ao veículo.

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Além disso, um para-brisa trincado atrapalha a visão do motorista, que pode acabar se envolvendo em um acidente devido a má visibilidade gerada pela trinca ou fratura circular.

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Tudo isso precisa ser considerado na sua decisão de seguir ou não trafegando.

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Pode Viajar Com o Para-brisa Trincado?

Essa não é uma questão difícil de responder.

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Isso se você prestou atenção nas diretrizes estabelecidas pela resolução do Contran, é claro.

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Você pode seguir viagem com o para-brisa trincado.

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Para isso, no entanto, lembre que não pode haver mais de dois danos, eles não podem atingir as áreas críticas e nem ter tamanho superior ao definido pela legislação.

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Mas ainda que esteja liberado para viajar, pense com calma antes de decidir.

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Pode não ser aconselhável, pois a resistência do para-brisa estará comprometida.

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Assim, em caso de acidente, o risco que você e as outras pessoas do veículo irão correr será maior.

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O melhor a fazer é adiar um pouco o passeio e recuperar para-brisa trincado, como iremos ensinar no próximo tópico.

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É Possível Recuperar Para-brisa Trincado?

A verdade é que o para-brisa até pode ser recuperado, mas não se os danos estiverem acima do que a legislação permite.

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Nesse caso, o mais prudente é trocar a peça inteira.

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Além disso, se o vidro esfarelar, não será possível fazer a recuperação.

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Mas até que tamanho de trincado é possível recuperar?

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Conforme José Roberto Paixão, gerente de uma autopeças, a recuperação do vidro é viável até certa área, que é equivalente ao tamanho de uma moeda de 1 real”.

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Uma área bem pequena, portanto.

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Já para Milton Bissoli, diretor executivo de uma empresa de reparos em vidros, a trinca não pode ser maior do que uma nota de 2 reais.

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“Caso contrário, o custo deixa de ser vantajoso”, opina ele.

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Ou seja, por mais que seja permitido, em alguns casos, é mais barato trocar todo o para-brisa.

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De acordo com Arlei Ferreira, supervisor de outra empresa de reparos em vidros, há no mercado ferramentas capazes de corrigir trincas com até 60 cm.

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Isso facilita bastante o conserto, com toda certeza.

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Ele ainda relata que, em 95% dos casos, o trabalho deixa o para-brisa quase como novo.

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Ou seja, se o motorista desejar fazer o reparo, desde que não tenha sido afetada uma área em que a lei proíbe que o reparo seja feito, é possível recuperar a peça.

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Preço Médio de Reparo no Para-brisa

O valor a ser pago pelo reparo em uma região do país pode ser muito diferente de outra mais distante.

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E não é apenas isso.

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Conforme João Soares Ferreira, proprietário de outra reparadora de vidros, o preço do serviço depende da quantidade de impactos no vidro ou do tamanho do estrago.

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Contudo, na média, ele diz que o conserto custa entre 50 a 90 reais em carros populares.

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Obviamente, quanto maior o estrago, maior será o valor, até o ponto que pode ultrapassar o valor de um para-brisa novo, que custa entre 250 a 350 reais.

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Vale salientar que algumas seguradoras oferecem cobertura em caso de trincas e fraturas circulares no para-brisa, mediante pagamento médio de R$ 70 a R$ 100 de franquia.

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Ou seja, se o seu seguro cobrir o serviço, pode ser mais vantajoso acionar a franquia e colocar um para-brisa novo.

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Em média, o reparo demora 45 minutos, mas isso também varia bastante.

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A dica é ir sem pressa.

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Várias empresas entregam no próprio dia, enquanto outras são mais ágeis e finalizam no mesmo turno.

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Dúvidas Comuns

Agora, você já sabe quase tudo sobre para-brisa trincado.

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Mas caso tenha restado alguma dúvida, vamos esclarecer agora.

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Fique ligado!

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  1. O que fazer no caso do para-brisa trincar?
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Existem fitas específicas para isso.

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Você pode colocar uma delas, ou até mesmo uma fita transparente.

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Isso evitará que entre sujeira na trinca, o que pode dificultar ou até mesmo invalidar o trabalho.

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Além disso, você deve levar o veículo para reparo o quanto antes, tanto para evitar de ser multado, quanto para prevenir que a trinca aumente.

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  1. O trincado pode aumentar?
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Sim, infelizmente.

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Conforme você dirigir por ruas esburacadas, a trepidação irá fazer com que o tamanho do estrago aumente progressivamente.

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  1. É possível recorrer de multa por para-brisa trincado?
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Sim, você pode recorrer de qualquer tipo de infração.

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O direito à defesa está assegurado na Constituição Federal e nós lhe aconselhamos a exercê-lo.

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  1. Como o motorista deve proceder para entrar com recurso?
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É bem simples.

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Assim que você receber a notificação de autuação, poderá entrar com a defesa prévia.

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Nela, você irá apontar erros administrativos presentes no auto de infração.

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Por exemplo: se a cor do veículo estiver incorreta, ou não for preenchida a data.

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Basicamente, todos os dados do auto de infração precisam estar ali e de forma correta.

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Caso contrário, a multa não tem validade e você pode pedir a sua anulação.

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Após, você ainda terá duas etapas de defesa, que começam a valer após você receber a notificação de penalidade.

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Importante: cada etapa só será utilizada para defesa caso seu recurso tenha sido negado na anterior.

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Em caso de vitória, a infração é cancelada e o processo encerrado.

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Além disso, você pode desistir de continuar recorrendo a qualquer instante e aceitar a infração.

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O que não recomendamos, uma vez que muitas pessoas têm a defesa aceita somente na última instância.

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  1. E se perder na defesa prévia?
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Aí vem a segunda etapa de defesa, que é o recurso em primeira instância, apresentado à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI).

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Lembre de fazer uma defesa bem embasada dentro dos termos da lei e com o máximo de provas possíveis.

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Quer um exemplo?

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Supondo que você recebeu uma infração devido ao para-brisa do seu carro estar trincado.

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Contudo, quando você foi fazer a medição, descobriu que ele não está na área crítica do motorista, nem a menos de 2,5 centímetros das bordas e que ele tem menos de 10 centímetros de comprimento, o que torna o dano aceito pela lei.

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Nesse caso, você pode entrar com o recurso com essa alegação.

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Anexe fotos e laudos técnicos para comprovar a sua argumentação.

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Se perder, recorra à segunda instância.

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Uma nova comissão julgadora, agora do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), vai analisar o seu caso.

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Conclusão

Neste artigo, você aprendeu tudo sobre para-brisa trincado.

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Viu o que pode trincar um para-brisa e em que casos pode ser multado por trafegar nessas condições.

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Também conheceu os perigos de trafegar com ele assim e quando compensa fazer um reparo no para-brisa.

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Agora que domina o assunto, já sabe que medidas devem ser tomadas se enfrentar o problema.

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Além disso, lembre sempre que a sua segurança e a da sua família devem vir em primeiro lugar.

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Por isso, evite circular com o para-brisa trincado.

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Caso isso ocorra com seu veículo, faça o reparo o quanto antes.

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Ficou com alguma dúvida sobre para-brisa trincado?

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Precisa de ajuda para fazer um recurso contra uma multa?

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Então, entre em contato conosco.

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Será um prazer ajudar no seu caso.

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Referências:

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  1. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9503.htm
  2. https://extra.globo.com/projetos-especiais/de-carona-com-elas/fique-atenta-trinca-no-parabrisa-pode-causar-multa-apreensao-do-veiculo-14815367.html
  3. http://www.gazetadopovo.com.br/automoveis/trincado-no-para-brisa-tem-recuperacao-b5en7zjgik5lu460ds3zxj32m
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