Moto Tem Rodízio?

Não. As motos não estão submetidas ao sistema de rodízio em São Paulo. Além disso, veículos como táxis, guinchos, transportes escolares, veículos de locomoção coletiva e veículos destinados á prestação de serviços essenciais não são obrigados a cumprir o rodízio, não esquecendo também dos veículos de emergência que também estão automaticamente isentos.

Leia mais

Quem pode ter direito à isenção do rodízio em São Paulo?

Além os tipos de veículos descritos anteriormente, estão também isentos do rodízio os veículos conduzidos por médicos, pessoas com deficiência e também aqueles que prestam serviços considerados essenciais, como coleta de lixo, água, luz, serviço funerário, além guinchos, veículos elétricos, movidos a hidrogênio, híbridos, veículos destinados a missões diplomáticas, delegações especiais, entre outros.

Leia mais

Vale lembrar que estes veículos necessitam estar devidamente identificados.

Leia mais

Há quanto tempo vigora o sistema de rodízio em São Paulo?

O sistema de rodízio de veículos em São Paulo começou a vigorar em 1997 através da Lei nº 12.490/1997, como uma medida para tentar reduzir o congestionamento de trânsito na cidade. Desde então, o rodízio tem sido uma das principais estratégias adotadas pela prefeitura de São Paulo para tentar controlar o fluxo de veículos nas principais vias da cidade, especialmente durante os horários de pico.

Leia mais

O sistema de rodízio inicialmente foi implantado apenas para carros, mas com o passar do tempo, também foi estendido para outros tipos de veículos, como caminhões. Atualmente, o rodízio de carros em São Paulo funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h da manhã e das 17h às 20h da noite, e restringe a circulação de veículos de acordo com o final da placa.

Leia mais

No entanto, vale lembrar que as regras e horários do rodízio podem ser alterados pela prefeitura, de acordo com as condições de trânsito e a necessidade de adaptação às demandas da cidade.

Leia mais

Por que São Paulo tem rodízio?

O rodízio de veículos em São Paulo foi criado como uma medida para tentar reduzir o congestionamento de trânsito na cidade e melhorar a mobilidade urbana.

Leia mais

A cidade de São Paulo é uma das maiores metrópoles do mundo, com mais de 12 milhões de habitantes, e enfrenta diariamente um grande volume de tráfego nas suas principais vias.

Leia mais

O rodízio é uma das estratégias para tentar controlar o fluxo de veículos nas principais vias da cidade, especialmente durante os horários de pico.

Leia mais

A ideia do rodízio é reduzir a quantidade de carros nas ruas, diminuindo assim o congestionamento de trânsito, a emissão de poluentes e os acidentes de trânsito.

Leia mais

Além disso, a cidade de São Paulo também adotou outras medidas para tentar melhorar a mobilidade urbana, como a implantação de faixas exclusivas de ônibus, a expansão da rede de metrô e a criação de ciclovias.

Leia mais

Essas medidas visam estimular o uso de transportes públicos e alternativos, reduzindo a dependência dos carros particulares e melhorando a qualidade de vida da população.

Leia mais

Quais são os documentos para solicitar isenção do rodízio?

Os documentos necessários para solicitar a isenção do rodízio em São Paulo podem variar de acordo com o motivo da solicitação. Abaixo, seguem os principais documentos exigidos para cada tipo de isenção:

Leia mais

Isenção para pessoas com deficiência:

Leia mais
  • CNH Especial;
  • Laudo médico atualizado que comprove a deficiência;
  • Comprovante de residência no município de São Paulo.
Leia mais

Isenção para veículos elétricos e híbridos:

Leia mais
  • Documento do veículo atualizado;
  • Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) atualizado;
  • Comprovante de residência no município de São Paulo.
Leia mais

Isenção para veículos de serviços essenciais:

Leia mais
  • Documento do veículo atualizado;
  • Autorização para transitar em áreas restritas;
  • Comprovante de vínculo com o serviço essencial (no caso de veículos particulares).
Leia mais

Isenção para veículos de carga:

Leia mais
  • Documento do veículo atualizado;
  • Autorização para transitar em áreas restritas;
  • Comprovante de vínculo com o serviço de carga.
Leia mais

É importante lembrar que os documentos exigidos podem mudar ao longo do tempo, por isso é sempre bom verificar a legislação atualizada e as informações divulgadas pelos órgãos responsáveis pelo trânsito em São Paulo. Além disso, é recomendável checar os prazos e os procedimentos para fazer a solicitação de isenção, que podem variar de acordo com o tipo de isenção solicitada.

Leia mais

Para que o cidadão faça valer esse direito, é imperativo que protocole seu requerimento ao DSV (Departamento de Operação do Sistema Viário) que é um órgão responsável pelo tráfego em São Paulo, acessando o portal SP 156.

Leia mais

Para fazer uso desse direito, é necessário fazer o cadastro de solicitação ao Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), órgão responsável pelo trânsito na cidade de São Paulo, pelo Portal SP 156.

Leia mais

Quais são as áreas de rodízio em São Paulo?

As vias principais que compõem as áreas do rodízio em São Paulo são:

Leia mais
  • Marginal do Rio Tietê, entre Avenida Salim Farah Maluf e Marginal do Rio Pinheiros;
  • Marginal do Rio Pinheiros, da Marginal do Rio Tietê até a Avenida dos Bandeirantes;
  • Avenida dos Bandeirantes, em toda a extensão;
  • Avenida Afonso D’Escragnolle Taunay, em toda a extensão;
  • Complexo Viário Maria Maluf, em toda a extensão;
  • Avenida Presidente Tancredo Neves, em toda a extensão;
  • Avenida das Juntas Provisórias, em toda a extensão;
  • Viaduto Grande São Paulo, em toda a extensão;
  • Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo, entre Viaduto Grande São Paulo e Avenida Salim Farah Maluf.
Leia mais

Vale ressaltar que, sem exceção, as regiões de rodízio são plenamente monitoradas por radares que fiscalizam o cumprimento desta determinação.

Leia mais

Confira o mapa do rodízio de veículos em SP:

Leia mais

Quer saber mais sobre o rodízio? Preparamos um vídeo completo para você!

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=mGGCKE8MGVg

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas