Manutenção De Moto: O Guia Completo

Há diferentes tipos de manutenção de motos. Enquanto a manutenção corretiva é necessária para corrigir uma falha no veículo, a manutenção preventiva tem o objetivo de evitar a aparição de problemas. A manutenção preditiva, por sua vez, serve para determinar o tempo de vida útil das peças da moto, principalmente daquelas que já falharam em algum momento.

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Você sabe qual deve ser a periodicidade da manutenção de moto?

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Sabe quais são os procedimentos aos quais você deve estar atento quando levá-la ao mecânico?

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Um dos meios de transporte mais utilizados pelos brasileiros é a moto.

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Oferecendo praticidade e agilidade, esse veículo conta com uma das manutenções mais simples e baratas do mercado.

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No entanto, não por isso ela merece menos atenção do que os demais.

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Afinal, apesar da economia de tempo e dinheiro, existe uma série de fatores aos quais proprietários de motos devem estar atentos em relação ao seu veículo.

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Você sabe quais são? Fique tranquilo se a resposta for negativa.

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Neste artigo, abordarei tudo o que você precisa saber sobre manutenção de motos.

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Aqui, você conhecerá em detalhes os tipos de manutenção existentes – preditiva, corretiva e preventiva.

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Também descobrirá de quanto em quanto tempo sua moto precisa passar por uma manutenção.

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E, além disso, saberá o que é necessário ser avaliado pelo mecânico em cada inspeção, conforme o tipo de manutenção.

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Você verá, também, alguns dos erros mais comuns cometidos pelos motociclistas, os quais normalmente prejudicam o funcionamento do veículo.

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Todo esse cuidado com o veículo, é claro, só será possível se realizado por profissionais de confiança. Sabe como identificá-los?

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Aqui, também darei algumas dicas que poderão ajudar você nesse sentido.

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Portanto, se você tem dúvidas quanto a esses aspectos, continue lendo este artigo.

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Você certamente terá essas e outras dúvidas sanadas durante a leitura.

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Então, acompanhe até o final.

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Manutenção de Moto: Diferentes Tipos e Funções

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Se você é um motociclista, precisa ficar atento à periodicidade para realizar a manutenção da sua moto.

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Esse tempo pode variar conforme a condição do veículo ou exigência do mecânico.

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Mas, de forma geral, especialistas recomendam que a revisão deve ser realizada a cada 6 mil km rodados.

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Um erro que muitas pessoas cometem é levar a moto à oficina somente após perceber falhas em seu funcionamento.

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No entanto, é preciso ter muito cuidado com a condição do veículo que você conduz em uma via pública.

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Afinal, de acordo com o art. 27 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor deve tomar alguns cuidados antes de colocar o veículo em circulação.

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Segundo o caput do referido artigo, o condutor deve:

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  • verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório; e
  • assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino.
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Essas medidas devem ser seguidas à risca, inclusive porque o CTB determina, em seu art. 26, que os usuários da via terrestre não devem obstruir o trânsito.

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Uma pane causada por falta de manutenção faria com que o veículo ficasse parado no meio da rua, o que impediria o andamento do fluxo de veículos.

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Além disso, caso o problema seja a falta de combustível, além do constrangimento, o condutor poderá ser autuado com base no art. 180 do CTB.

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Ter o veículo imobilizado na via por falta de combustível é infração média.

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Nessa situação, além de receber uma multa de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH, o condutor tem seu veículo removido como medida administrativa.

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A melhor forma de evitar todos esses prejuízos é mantendo a manutenção da sua moto em dia.

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Nesse sentido, é preciso saber que existem diferentes tipos de manutenção, realizadas para diferentes fins.

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Ou seja, você não precisa nem deve esperar que a moto exija algum reparo.

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É importante evitar que isso aconteça.

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A partir de agora, apresentarei três tipos diferentes de manutenções que podem ser realizadas em seu veículo. Veja!

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1.    Manutenção Corretiva

A manutenção corretiva, como o próprio nome sugere, tem o intuito de corrigir alguma falha já existente no veículo.

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Nesse caso, se a moto apresentar um defeito, uma falha ou pane, você precisará levá-la ao mecânico para reparar o que impede seu correto funcionamento.

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É importante saber que existem, basicamente, dois tipos de falhas que podem comprometer o funcionamento do veículo: a falha potencial e a falha funcional.

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A falha potencial acontece no estágio inicial. Ela alerta sobre a existência de um erro, ainda que o veículo continue desempenhando sua função.

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Já a falha funcional é caracterizada quando o veículo não é mais capaz de desempenhar seu papel.

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Também vale ressaltar, sobre esse tipo de manutenção, que ele costuma ser mais caro que os demais, justamente pelo seu caráter de urgência.

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Nesse caso, você acaba não tendo tempo de realizar um levantamento de preços e comparações de serviços para optar por algum que seja mais em conta.

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2.    Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva, também como o nome sugere, serve para prevenir a corretiva.

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A preventiva é importante porque ela contribui para a redução dos riscos de falha e quebras do sistema do veículo.

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Esse tipo de serviço exige uma maior regularidade para que sua função seja cumprida.

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A periodicidade dependerá tanto do que prevê o manual do veículo quanto da orientação do seu mecânico.

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No caso das motos, especialistas recomendam que a manutenção seja realizada, em geral, a cada 6 mil km rodados.

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3.    Manutenção Preditiva

A manutenção preditiva é responsável por predizer o tempo de vida útil das peças do veículo.

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Por meio dela, de tempos em tempos, o funcionamento de uma ou mais peças que tenham apresentado algum problema é inspecionado.

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São vários os benefícios desse tipo de manutenção. Dentre eles, destaco:

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  • prevenir a necessidade de manutenção;
  • evitar uma desmontagem desnecessária no veículo inspecionado;
  • reduzir as paradas de emergência;
  • aumentar o aproveitamento das peças e a confiabilidade do seu desempenho;
  • determinar, de maneira antecipada, interrupções de fabricação.
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Você acompanhou, até aqui, a importância de submeter regularmente sua moto à inspeção de um mecânico.

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Para isso, apresentei os três diferentes tipos de serviços de manutenção.

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A partir de agora, você verá quais itens do veículo devem ser inspecionados em cada tipo de revisão.

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Portanto, siga a leitura!

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O Que é Preciso Observar em Uma Manutenção de Moto

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Como você viu, a manutenção é um procedimento muito importante para assegurar o bom funcionamento da motocicleta.

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Além de garantir sua segurança, esse hábito também torna mais seguro o trânsito para os demais usuários das vias terrestres.

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Mas você sabe o que é importante analisar em uma manutenção?

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Não que você mesmo precise realizar a manutenção, mas ter noção do que precisa ser avaliado pode evitar que seja vítima de profissionais mal intencionados.

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Então, vamos aos principais itens a serem analisados em uma manutenção.

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Bateria

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As motocicletas mais novas são equipadas com baterias que não exigem muita manutenção.

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Essas baterias são seladas e tem um tipo de bolinha com a qual é possível verificar o nível de fluido nela contido.

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Se não for o caso da sua bateria, é possível utilizar um multímetro para essa verificação.

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Caso seja necessário completar com água, é muito importante não utilizar água comum, visto que ela pode acelerar o processo de corrosão da bateria.

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Também é importante limpar os polos da bateria, a fim de evitar a oxidação, o que leva ao seu descarregamento.

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Cabos Lubrificados

Lubrificar os cabos (de freio, embreagem e acelerador) é muito importante. Isso evita que eles se rompam.

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Também é necessário ficar atento aos cabos das velas, pois, uma vez oxidados, podem interferir no rendimento do consumo do motor.

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Correntes

Uma das causas comuns de acidentes com motos é a corrente folgada. Portanto, ela também deve ser lubrificada e regulada com frequência.

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Embora seja importante que o mecânico a verifique a cada troca de óleo, você também pode dar uma conferida na corrente sempre antes de sair de casa.

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Caso tenha dúvidas sobre seu posicionamento ideal, procure o manual da moto. Lá, você encontrará quantos centímetros de folga cada modelo permite.

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Filtro de ar

O filtro de ar serve para filtrar todas as impurezas que possam entrar no motor.

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Em algumas motos, os filtros podem ser removidos e lavados; em outras, sãos descartáveis.

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Para saber qual o filtro da sua, recorra ao manual. Se for possível lavá-lo, utilize apenas água e sabão neutro.

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Freios

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Talvez umas das peças mais importantes, que devem ser constantemente verificadas, sejam os freios.

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Os freios de disco podem ser observados a olho nu, diferentemente dos freios a tambor, que precisam ser removidos e cuidadosamente analisados.

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É preciso uma atenção especial aos freios de disco, visto que eles exigem a troca de fluido, que, recomendavelmente, deve acontecer a cada dois anos.

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Além disso, atente, também, para as pastilhas de freio desgastadas, pois podem comprometer os discos, dificultando a frenagem.

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Não preciso nem dizer que isso pode causar graves acidentes, não é mesmo?

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Óleo do motor

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Nas motos, o óleo do motor ajuda a lubrificar o câmbio. Por isso, ele precisa ser trocado de tempos em tempos (verifique a frequência no manual).

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Quando for trocá-lo, procure substituir, também, o filtro, que pode armazenar óleo queimado e sujo.

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Se você utiliza a moto com muita frequência, exigindo mais do motor do que o usual, a troca do óleo possivelmente deverá ser realizada antes do recomendado.

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Nesse caso, calcule a metade do tempo que você levaria para trocar o óleo de uma moto cuja utilização seja menos intensa.

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Procure utilizar o óleo semissintético ou sintético, os quais aumentam o desempenho do veículo.

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E LEMBRE-SE: para checar o óleo, o motor necessariamente precisa estar frio.

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O fluido também precisa ser lubrificado com frequência – preferencialmente a cada 200 km rodados.

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Pneus

Este é um item que merece muita atenção. Pneus com calibragem inadequada, carecas ou furados podem causar graves acidentes.

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Por isso, avalie suas condições, de preferência, toda a semana, ou sempre que for abastecer.

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Uma dica importante é calibrar os pneus enquanto eles estiverem frios. Isso porque, em contato com o solo, a pressão fica mais alta.

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Nesse caso, procure o posto mais perto da sua casa, evitando rodar muito e aquecer os pneus para a calibragem.

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Outro aspecto ao qual poucas pessoas dão atenção é à validade dos pneus.

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Geralmente, o seu tempo de vida útil é 5 anos. Depois disso, os pneus podem perder grip (aderência), aumentando a chance de acidentes.

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Vela de ignição

A vela de ignição é responsável pela combustão gerada no motor.

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Se ela estiver gasta, você poderá notar uma perda de potência na moto.

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A consequência disso é o aumento do consumo de combustível e a emissão de gases poluentes.

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Portanto, sempre fique atento à vela de ignição, realizando a troca antes que apareçam as falhas.

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É recomendado que a análise da vela de ignição seja feita a cada 3 mil km rodados.

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De qualquer modo, você também pode ver se consta, no manual da sua moto, uma recomendação diferente.

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Óleo de bengala

O óleo de bengala tem por função manter a estabilidade e a dirigibilidade da moto.

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Embora o prazo para sua troca também conste no manual do veículo, é válido substituí-lo antes, caso seja necessário.

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Rolamentos

É muito importante manter os rolamentos lubrificados. Isso facilitará a direção da moto, tornando seu manuseio mais macio.

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Caso os rolamentos não sejam lubrificados, as rodas podem travar em determinados momentos, o que pode gerar acidentes no trânsito.

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Moto parada por muito tempo

Se você tem uma moto e acaba não a utilizando muito, precisa ficar atento a todos os itens acima abordados.

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Algumas dicas importantes para evitar ter problemas na hora de ligá-la são:

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  • retirar o fusível central da bateria;
  • levantar a moto para guardá-la (com um macaco), a fim de evitar a deformação nos pneus;
  • deixar o tanque cheio para evitar oxidação (mas substituir toda a gasolina antes de colocar a moto para funcionar);
  • trocar o óleo do motor e o fluido de freio; e
  • analisar se as peças de borracha não possuem alguma rachadura.
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Como você pôde ver, há uma série de itens que merecem atenção em uma manutenção de moto.

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Estar atento a todos eles é essencial para evitar acidentes.

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O ponto positivo é que todos os elementos citados podem ser analisados previamente pelo proprietário do veículo.

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De qualquer modo, embora não seja sempre necessário levar o veículo ao mecânico, saiba que somente um profissional pode perceber determinados problemas.

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Mais do que isso, na maioria das vezes, o mecânico é o único capacitado para reparar danos no veículo.

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Portanto, mantenha-se observando o funcionamento dos itens, mas tome cuidado ao resolver “atacar de mecânico”. Isso pode até mesmo colocar sua vida em risco.

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No tópico seguinte, mencionarei alguns erros cometidos por muitos motociclistas.

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Fique atento, pois é comum que não saibamos quando estamos prejudicando o funcionamento da moto de alguma forma.

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Será que você pratica algum deles? Descubra agora e, em caso positivo, pare de cometê-los.

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Erros Dos Motociclistas Que Podem Prejudicar o Desempenho do Veículo e a Segurança do Condutor

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Além de ter uma breve noção sobre mecânica de motos, um bom piloto precisa saber como evitar as chances de se envolver em um acidente.

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Nesse sentido, um erro bastante comum que muitos motociclistas cometem é pilotar com a mão sobre a embreagem.

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Essa ação pode aumentar o desgaste da embreagem, tornando necessária sua troca antes mesmo do esperado.

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Portanto, apenas utilize as mãos sobre ela quando for realizar a troca de marcha; do contrário, deixe-a livre.

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Outro erro comum é carregar peso em excesso na moto.

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Isso pode prejudicar o funcionamento dos amortecedores, os quais são produzidos para suportar uma quantidade limitada de carga.

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Confira o manual do veículo para não ultrapassar o limite de peso.

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Dessa forma, faça quantas viagens forem necessárias para levar sua bagagem. Assim, você evitará problemas decorrentes do excesso de peso.

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Ficar atento às intempéries da estrada também é fundamental para diminuir as chances de o funcionamento das peças da moto ser afetado.

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Para isso, pode ser necessário reduzir a velocidade ao passar em lombadas, buracos etc.

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Além disso, os amortecedores agradecem quando você conduz seu veículo com menos velocidade.

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O que muitos pilotos sabem que é necessário, mas normalmente deixam de lado, é a utilização de roupa adequada para trafegar.

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Não é bobagem utilizar luvas, joelheiras, jaquetas e calças específicas para pilotar moto. É uma questão de segurança.

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Priorize, também, calçados com solado de borracha, que promovem melhor encaixe e segurança dos pés nos pedais. E, claro, o mais importante: o capacete.

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O lugar dele não é no guidão da moto, como é comum vermos nas ruas; é na cabeça do condutor, preso abaixo do queixo e com a viseira fechada.

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Seja qual for a distância percorrida, esse acessório é indispensável. Portanto, nunca deixe de usá-lo.

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E não sou apenas eu que estou dizendo isso.

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O CTB determina, em seu art. 54, que os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores só podem circular utilizando capacete com viseira ou óculos protetores.

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Além disso, conforme o referido artigo, o condutor deve segurar o guidom com as duas mãos e usar vestuário de proteção, conforme especificação do CONTRAN.

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Ainda, de acordo com o art. 244 do CTB, conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem capacete de segurança é infração gravíssima.

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As penalidades, nessa situação, são: multa de R$ 293,47 e suspensão do direito de dirigir conforme o art. 261 do CTB.

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Por fim, cabe destacar um aspecto também comum a muitos motoqueiros: excesso de confiança.

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À medida que o piloto começa a se sentir seguro na direção, tende a praticar ações que visem à diminuição do tempo do seu percurso.

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Não é à toa que temos a impressão de que os motoqueiros estão sempre com pressa, não é mesmo?

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Acelerar nos corredores de carros e “costurar” no trânsito são algumas atitudes que comumente presenciamos nos engarrafamentos.

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Então, fica o alerta (e apelo) a todos os pilotos: dirijam com cautela e respeito às leis de trânsito.

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Afinal, a vida de todos que fazem parte do trânsito é posta em risco quando uma conduta – aparentemente inofensiva – como aumentar a velocidade é adotada.

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Antes de finalizar este artigo, descubra como escolher adequadamente o profissional que cuidará do seu veículo.

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Como Escolher um Bom Profissional Para a Manutenção de Moto

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Depois de conhecer diferentes tipos de manutenção, e descobrir quais itens do veículo não podem ficar sem verificação periódica, é hora de falar sobre o mecânico.

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Muitos problemas podem ser detectados pelo próprio condutor, mas a maioria das soluções depende de um profissional que conheça a melhor forma de proceder.

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Se você não tem um mecânico ou oficina de confiança, comece a considerar a importância de contar com um.

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Assim como ter um médico que nos acompanha durante grande parte da vida, é importante contar com um mecânico para o veículo pelas mesmas razões.

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Quanto mais o profissional conhecer seu veículo, mais simples e rápido será para solucionar os problemas.

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Portanto, pesquise no mercado, converse com pessoas que possam ajudar e invista em um bom profissional.

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Se você não tem muita ideia de como começar, deixo aqui algumas dicas que podem ajudá-lo em um primeiro momento.

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Dica 1

Leve sua moto ao mecânico já sabendo qual o problema que ela apresenta.

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Ou você pode, por exemplo, perguntar se o óleo está em boas condições.

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Se o objetivo do mecânico for apenas ganhar em cima disso, possivelmente ele dirá que precisa trocá-lo.

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O objetivo principal aqui é identificar se o mecânico está sendo honesto em relação ao serviço, ou só tentando tirar proveito da ocasião.

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Dica 2

Solicite a peça que o mecânico trocar na sua moto.

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Isso serve para você ter certeza de que ele a trocou e, com isso, evitar que ele a reutilize em outro veículo.

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Dica 3

Observe se o preço estipulado está muito acima ou muito abaixo do mercado.

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Assim como as ofertas podem ser tentadoras, elas podem resultar em péssimos serviços.

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Com essas dicas básicas, você já consegue peneirar os bons dos maus profissionais.

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Atualmente, também existem mecanismos que facilitam na detecção de problemas nas motos, como o scanner.

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Com ele, é possível estabelecer um tipo de comunicação com a central eletrônica do veículo, o que auxilia no diagnóstico das falhas.

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Por meio desse mecanismo, o profissional consegue identificar, por exemplo, os motivos pelos quais a luz da injeção eletrônica está acesa.

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O scanner possibilita o diagnóstico mais rápido da sua moto, o que é mais difícil de acontecer em uma revisão manual.

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Com esse método mais moderno, basta plugar o aparelho no sistema e, a partir dele, testar todos os componentes eletrônicos, sem a necessidade de desmontar nada.

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Vale a pena, portanto, perguntar ao seu mecânico se ele conta com essa tecnologia.

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Certamente poderá trazer mais segurança e precisão para os diagnósticos do seu veículo.

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Conclusão

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Com o artigo que você acabou de ler, procurei explicar tudo o que há de mais relevante quanto à manutenção de motos.

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Aqui, abordei os diferentes tipos de manutenção, com suas funções e vantagens.

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Além disso, mencionei cada um dos itens que devem ser analisados na revisão – seja ela feita por um mecânico ou, previamente, por você.

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Mas não se esqueça de que a sua verificação não deve substituir a de um profissional.

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Quanto a isso, também separei algumas dicas bem relevantes para ajudá-lo a escolher um profissional de confiança.

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Investir e cuidar da sua moto é, também, garantia de segurança, tanto para você quanto para os demais usuários das vias terrestres.

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Tendo em vista que o assunto aqui tratado ultrapassa o campo do Direito de Trânsito, para o desenvolvimento deste artigo, utilizei as referências listadas abaixo.

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Referências:

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  1. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm
  2. https://engeteles.com.br/o-que-e-manutencao-preventiva/
  3. https://engeteles.com.br/manutencao-preditiva/
  4. https://engeteles.com.br/manutencao-corretiva/
  5. https://blog.racon.com.br/meu-primeiro-carro/manutencao-de-motos-veja-boas-praticas-no-processo/
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