Injeção eletrônica: Luz Acesa ou piscando (o que é e o que fazer)

Você sabe o que é a luz da injeção eletrônica do seu veículo? O que fazer quando a luz da injeção eletrônica acende no painel do carro? Sabe por qual motivo ela pode ficar acesa? Neste artigo, vou explicar para você os problemas e o que fazer.

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Realmente, um problema na injeção eletrônica não é algo que possa ser ignorado, pois um defeito pode ter consequências graves.

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Só que o sinal luminoso à sua frente não necessariamente indica avaria no sistema de injeção.

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Afinal, por que a luz da injeção eletrônica acende?

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Vamos apresentar a resposta a essa e a outras questões envolvendo o sistema no seu veículo.

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Você vai saber qual é o símbolo da injeção eletrônica no painel, o que significa quando a luz da injeção acendeu e apagou, quando se preocupar e o que fazer.

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Como dá para perceber, este é um guia completo sobre o sistema de injeção eletrônica.

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Depois de todo o conhecimento que vai adquirir a partir de agora, você está mais bem preparado para reagir a imprevistos

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E quando acende a luz da injeção eletrônica, vai saber quando é hora de correr para o mecânico.

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Tenha uma ótima leitura!

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O Que é Injeção Eletrônica?

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Injeção eletrônica é o sistema que comanda a alimentação do combustível e gerencia o motor do seu carro.

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Ou seja, é o sistema de injeção eletrônica que vai determinar o quanto de combustível e o quanto de ar entram no motor.

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Qual a consequência disso?

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Gera o melhor aproveitamento do combustível na hora da combustão.

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Ou seja, define a combinação perfeita de combustível e ar para cada faixa de rotação do motor.

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Ela também controla o tempo de ignição, o comando das válvulas e o funcionamento do automóvel em marcha lenta.

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A injeção eletrônica também é responsável por uma menor emissão de gases poluentes no ar e é graças a ela que, atualmente, os veículos consomem menos combustível, pois são mais “inteligentes”.

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Na verdade, essa menor emissão de poluentes foi o verdadeiro motivo da criação da injeção eletrônica.

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Antes dela os motores eram carburados.

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Você já deve ter visto um motor antigo, certo?

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Aqueles motores não eram eficazes em relação à emissão de gases poluentes.

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E isso obrigou a indústria automobilística a investir em uma solução para preservar o meio ambiente e também para consumir menos combustível.

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Afinal, o motor carburado nem sempre consegue fazer a melhor proporção da mistura combustível e ar, reduzindo o desempenho do veículo e aumentando o consumo.

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Na prática, isso era péssimo tanto para o motorista, que gastava mais com combustível, quanto para o meio ambiente, que sofria com a emissão de gases poluentes.

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E como funciona o sistema de injeção eletrônica?

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Descubra no próximo tópico!

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Como Funciona o Sistema de Injeção Eletrônica

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Sempre que você gira a chave na ignição, indiferente se liga o motor ou não, é acionada a central de injeção eletrônica.

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Essa peça, que mais parece um computador, verifica item a item todo o sistema de injeção eletrônica do veículo, além de outras peças e componentes de modo geral, o que pode levar a acender outras luzes no painel (falaremos sobre isso mais adiante).

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Após, ela dá a ordem para que a bomba de combustível entre em funcionamento.

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Desse modo, consegue checar se está havendo continuidade elétrica e se todos os sensores e atuadores estão funcionando em perfeitas condições.

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Esse procedimento tem a duração de somente dois segundos.

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Sim, é super rápido.

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Durante esse tempo, algumas luzes ficarão acesas no painel, mas em seguida elas irão apagar.

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Contudo, se for verificado algum problema, a luz de injeção eletrônica permanecerá acesa ou irá piscar.

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Ainda que ela se apague logo depois, o problema será registrado na memória de falhas da central.

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Desse modo, quando você levar a um especialista, ele poderá verificar, através de um aparelho chamado scanner, o que aconteceu.

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Esse mesmo aparelho é usado para identificar qualquer problema relacionado à injeção eletrônica.

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Mas qual é a luz da injeção eletrônica no painel?

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Você não sabe ou tem dúvida?

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Então, leia o próximo tópico e descubra.

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Qual é a Luz da Injeção Eletrônica no Painel?

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Não há apenas um modo de representação do sistema no painel do carro.

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A luz da injeção eletrônica é uma em formato de motor, triângulo, ou raio.

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Além disso, por vezes, também existe embaixo da figura a palavra check.

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Ela é sempre vermelha ou amarela.

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A cor e o desenho vão variar conforme o modelo do seu veículo.

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Achou um pouco complicado de identificar no seu automóvel?

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Nossa dica, para você ter certeza, é pegar o manual do proprietário do seu veículo e ir na sessão de luzes do painel.

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Lá, você encontrará todas as luzes existentes no seu painel e o respectivo desenho delas.

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Assim, você saberá com toda a certeza qual é a luz da injeção eletrônica do seu veículo.

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Por Que a Luz da Injeção Eletrônica Acende - Problemas Mais Comuns

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Basicamente, a luz da injeção acende porque há algum problema em umas das peças do sistema de injeção eletrônica.

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Contudo, as hipóteses são inúmeras, e como é um sistema muito complexo, não dá para fazer um diagnóstico sem um scanner.

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Por isso, o ideal é que, se a luz da injeção eletrônica ficar acesa ou piscando, você leve o veículo o mais rapidamente em uma oficina especializada e de confiança.

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Nesse caso, não adianta qualquer oficina.

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É preciso que a oficina em questão tenha um scanner capaz de fazer a leitura do sistema de injeção eletrônica do seu veículo.

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Caso seu mecânico de confiança não possua esse equipamento, peça uma indicação para ele sobre onde levar o seu veículo.

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Mas, em nenhuma hipótese, substitua peças sem antes passar um scanner no sistema.

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Se tentar isso, o problema não será resolvido - apenas mascarado.

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Entretanto, antes de levar o veículo até uma oficina, desligue o veículo por alguns minutos e após ligue-o novamente.

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Também verifique se a luz da injeção eletrônica continua se comportando da mesma maneira.

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Existem casos em que o problema não é permanente, mas sim intermitente.

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Mesmo assim, por garantia, leve seu veículo até uma oficina para fazer um diagnóstico e ver se não é algo mais grave.

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Às vezes, são problemas bem simples de arrumar, mas se você não leva logo, acaba danificando outros sistemas e, daí sim, o custo sai alto.

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Mas o veículo não para se há problema na injeção eletrônica?

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Esse sistema é tão inteligente e bem elaborado que, mesmo com falhas, é possível conduzir o veículo sem problemas até uma oficina.

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Obviamente, se der uma pane elétrica, você será obrigado a chamar um guincho.

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Mas isso só costuma acontecer quando o motorista ignora o aviso do painel e continua trafegando com o veículo sem dar a devida atenção para o problema.

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Problemas comuns na injeção eletrônica

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Dentre os problemas mais comuns, estão eletroinjetor sujo, vela, cabo de vela, ou até mesmo combustível adulterado.

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É isso mesmo: combustível adulterado também pode dar problemas no sistema de injeção eletrônica.

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Afinal, esse sistema é feito para regular a medida perfeita entre combustível e ar.

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Contudo, se o combustível foi alterado, essa medida não ficará perfeita e poderá gerar diversos outros problemas.

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E você sabe quais são alguns dos sintomas que o veículo apresenta quando o veículo está com problemas no sistema de injeção eletrônica, além da luz no painel?

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Basicamente são os seguintes:

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  • Dificuldade na partida do carro;

  • Aumento excessivo de consumo de combustível;

  • Perda de potência;

  • Aceleração da marcha lenta.

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Luz da Injeção Eletrônica Acendeu e Apagou

Quando você liga o carro, é normal as luzes de verificação acenderem por dois segundos e depois apagarem, conforme já explicamos.

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Isso não significa que há algum problema, mas sim que a verificação padrão do sistema está sendo feita.

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Se, após isso, a luz da injeção eletrônica acender e apagar significa que foi registrado algum problema no sistema de injeção eletrônica.

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Às vezes, pode ser até mesmo o combustível adulterado, como já falamos.

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Dependendo do caso, o próprio sistema faz o reparo.

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Contudo, é sempre bom levar o veículo até uma oficina e fazer a verificação para ver qual foi o problema apresentado.

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Luz da Injeção Eletrônica acende de forma esporádica

Já quando a luz da injeção eletrônica acende forma esporádica no painel, sem ficar acesa por muito tempo ou piscando, normalmente o problema é mais simples.

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Por exemplo: pode ser um problema de leitura da sonda lambda, que fica junto ao coletor de escapamento.

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Isso devido ao combustível adulterado, como falamos antes.

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Ou, também, um pequeno mal contato nos plugues dos sensores.

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Quando isso ocorre, normalmente, não é nenhum problema que vai deixar você na mão.

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Contudo, leve na oficina para diagnóstico o quanto antes possível.

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Isso evita que o problema se agrave.

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Além disso, a luz da injeção eletrônica também pode significar um problema no catalisador.

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Nessas situações, significa que a peça não está fazendo seu trabalho de maneira adequada, ou está entupida, ou não está cumprindo a função de transformar os gases tóxicos em gases menos poluentes.

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Lembra que falamos que essa é uma das funções do sistema de injeção eletrônica?

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Então, se ela não está sendo realizada de forma adequada, é sinal de que há algo errado.

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Luz da Injeção Eletrônica Piscando

Normalmente, quando a luz da injeção eletrônica fica piscando, a situação é mais grave e pede que você leve o veículo no mecânico imediatamente.

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Algumas vezes, o defeito é tão sério que gera dificuldade até mesmo na partida do motor, ou provoca cortes durante o funcionamento.

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Também é possível que apresente oscilações na marcha lenta, perda de potência e aumento no consumo de combustível.

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Lembra que falamos anteriormente sobre esses sintomas?

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Vale ressaltar que você nunca deve ignorar o problema, pois ele pode gerar outros e até mesmo levar a uma pane do veículo.

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E o que o motorista deve fazer caso a luz da injeção eletrônica fique acesa ou piscando?

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Veja o próximo tópico e descubra!

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O Que Fazer em caso de problema na injeção eletrônica?

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Como falamos antes, é imprescindível que o motorista leve o veículo até um mecânico o quanto antes possível caso a luz da injeção eletrônica fique acesa ou piscando.

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Pois, caso o problema não seja resolvido rapidamente, é possível que um defeito pequeno acabe se tornando bem maior.

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E não precisamos lembrar que isso gera mais custo para o proprietário do veículo e mais tempo para ser feito o reparo e substituição de peças.

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Vale salientar que o mau funcionamento de peças simples e baratas, como cabos e velas, pode acabar estragando peças mais caras, como sensores, atuadores e a própria central.

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Por isso, não perca tempo e leve seu veículo até o mecânico.

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Faça isso mesmo que a luz já tenha apagado e não tenha voltado a acender.

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Como se costuma dizer, “o seguro morreu de velho”.

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Com certeza, perder alguns minutos passando um scanner no carro pode lhe poupar bastante dinheiro depois.

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Além disso, quando você for fazer a revisão periódica do veículo, sempre lembre de pedir para verificarem o sistema de injeção eletrônica.

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Lembrando que, em média, ela deve ser feita a cada 10 mil quilômetros ou a cada seis meses - o que chegar primeiro.

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Assim que diagnosticado o problema, faça o reparo.

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Nada de achar que é pouca coisa e deixar para outro dia ou negligenciar o seu veículo.

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É possível que, em alguns casos, tenha ocorrido apenas um erro de leitura da central.

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Contudo, não custa verificar.

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Além da luz da injeção eletrônica, que outras luzes do painel você deve conhecer?

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Descubra no próximo tópico!

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Outras Luzes do Painel Que Você Deve Conhecer

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Agora que já domina o assunto luz da injeção eletrônica, vamos falar sobre outras que aparecem no painel do carro e com as quais você deve se preocupar.

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Confira!

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Freio

Basicamente, se essa luz acender, seu veículo está com problemas no sistema de freios.

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E todos sabem que dirigir sem freio é praticamente impossível.

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Por isso, leve seu veículo imediatamente até o mecânico.

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E vá em uma velocidade baixa para garantir a sua segurança.

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Se notar que os freios não estão funcionando, chame um guincho.

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É bem mais seguro.

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Além disso, muitas vezes, o carro apresenta sinais de problemas nesse sistema antes mesmo de acender a luz no painel.

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Mas que sinais são esses?

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São sinais como vazamento nos cilindros, barulho excessivo quando o freio é utilizado e quando o fluido de freio não está no nível ideal que é descrito no manual do fabricante.

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Se notar um desses indícios, não espere a luz acender: vá imediatamente até o seu mecânico de confiança e solucione o problema.

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Pressão de Óleo do Motor

Caso esse símbolo acenda, tome muito cuidado.

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Se isso acontecer, desligue o carro imediatamente e chame um mecânico.

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Ignorar esse aviso do painel pode resultar em duas coisas: ou o carro parar de funcionar totalmente ou o motor fundir.

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Normalmente, esse problema ocorre devido ao baixo nível de óleo e superaquecimento do motor em virtude do atrito gerado pelas peças trabalhando a seco.

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Temperatura

Para o perfeito funcionamento do motor do veículo, estipula-se que a temperatura fique entre 90º e 100º graus.

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A luz da temperatura acende quando há um superaquecimento.

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Nesse caso, pare o carro e espere ele esfriar.

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Em nenhuma hipótese jogue água sobre o motor para acelerar o processo, pois o choque térmico pode fazer o bloco do motor rachar.

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Se você controlar sempre a temperatura do seu veículo, as chances de superaquecimento são muito menores.

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Bateria

Quando a luz da bateria acender, significa que ela está sem carga.

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Isso pode ocorrer por problema na bateria ou até mesmo no alternador.

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Nesse caso, chame seu mecânico, pois ele saberá o que fazer.

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Alguns motoristas optam por fazer uma ligação direta entre a bateria sem carga de seu veículo com a de outro veículo com carga, a fim de carregar um pouco e pôr o carro em funcionamento.

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Esse procedimento não é recomendado, uma vez que pode afetar diversos sistemas da injeção eletrônica.

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Combustível

Essa luz mostra que o veículo está sem combustível, por isso, fique atento ao seu nível e não deixe faltar.

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Importante: se você ficar sem combustível, na estrada será multado por isso.

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Sim, pane seca dá multa.

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Você receberá uma infração média, com pontos na carteira, uma multa de R$ 130,16, além de ter o veículo guinchado.

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Faróis

Essa luz não tem nada de ruim, pois indica que os faróis estão ligados.

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Também existe uma específica que avisa que está ligada a luz alta.

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Lembre sempre de verificar os faróis e as sinaleiras para ver se não há nenhuma lâmpada queimada.

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Cinto

A luz do painel acende quando os cintos de segurança não foram colocados.

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É uma forma de alertar o motorista.

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Alguns veículos ainda contam com um alarme sonoro que só desliga após todos no carro estarem com os cintos de segurança colocados.

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Lembre que o uso do cinto salva vidas.

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Além disso, o não uso dele é uma infração grave.

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Ou seja, o motorista recebe 5 pontos na CNH e uma multa de R$ 195,23.

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Airbag

A luz no painel acende quando existe um problema no sistema do airbag.

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Nesse caso, é importante verificar com o seu mecânico.

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Afinal, um airbag com defeito não irá ser eficaz para reduzir danos em acidentes.

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Baixo fluido de Freio

Essa luz indica que o fluido de freio está baixo.

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Nesse caso, faça a reposição do fluido o quanto antes para não ficar sem freio na estrada, assim evitando um possível acidente.

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Luz de atenção

Se acender a luz de atenção, você precisa dar máxima importância, pois existe um problema grave no funcionamento do carro.

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Normalmente, outras luzes do painel acendem junto com ela, indicando qual é o problema.

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Se isso ocorrer, entre em contato imediatamente com o seu mecânico para saber como proceder.

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Algumas vezes, será possível dirigir até a oficina; em outras, o mais aconselhado será chamar um guincho.

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ABS

Se o símbolo que acender no painel do carro for o ABS, o motorista tem um problema com o sistema de freio.

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Nesse caso, leve seu carro até seu mecânico de confiança na mesma hora.

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Estabilidade

Essa é uma luz que nem todos os veículos possuem.

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Basicamente, se o sinal de estabilidade acendeu no painel, significa que o motorista está cometendo alguma imprudência.

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Tração 4X4

Essa é uma luz que só existe em veículos em que você pode optar se quer a tração tradicional (4x2) ou se quer uma tração mais forte (4x4).

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Indica que a tração 4x4 está acionada.

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Suspensão

Em alguns veículos, é possível selecionar o tipo de suspensão que irá se usar em determinado momento.

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Esse é um item presente normalmente apenas em veículos mais caros.

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Neles, é possível acionar um botão e baixar a suspensão, deixando ela no modo esportivo.

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Quando esse modo está acionado, a luz da suspensão fica acesa.

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Importante: só existe essa luz no painel para veículos que vêm com esse tipo de suspensão de fábrica.

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Controlador automático de velocidade

Esse é outro item que não está disponível em qualquer veículo.

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A função dele é fazer com que a velocidade fique estável e o motorista não precise ficar pisando no acelerador.

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A luz do painel fica acesa enquanto o controlador automático de velocidade estiver acionado.

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Conclusão

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Neste artigo, você aprendeu tudo sobre a luz da injeção eletrônica e para que ele serve.

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Também viu o que fazer caso a luz da injeção eletrônica acenda e se ela ficar piscando.

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Além disso, conheceu outras luzes do painel que também são muito importantes.

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Como falamos, a manutenção do veículo e as revisões periódicas são imprescindíveis.

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Isso vale tanto para a sua segurança, quanto para você não gastar um valor exorbitante depois devido a um pequeno problema que virou um problemão.

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Lembre também de sempre levar seu veículo ao mecânico o quanto antes, caso a luz da injeção eletrônica acenda.

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E exija o uso do scanner para verificação.

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O aparelho irá apontar com precisão qual é o problema, o que é imprescindível para ser feito o reparo correto.

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Ficou com alguma dúvida ou quer falar com nossa equipe?

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Então, entre em contato conosco.

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