A Toyota registrou a patente de um dispositivo de camuflagem cujo propósito é melhorar a visibilidade do motorista.
Literalmente, segundo a fabricante de veículos, será possível enxergar através dos pilares do carro.
A ideia consiste, basicamente, em utilizar espelhos nos pilares do carro, tornando-o transparente, para que o motorista possa ver com nitidez o que se passa fora do veículo.
A visão do motorista dentro do veículo é obstruída de diversas formas, sendo os espelhos retrovisores os únicos acessórios que mantêm uma parte da visibilidade. Mesmo assim, eles podem não ser suficientes para evitar acidentes, por exemplo.
Toda área ao redor do veículo, tanto olhando para frente como para trás, que não pode ser vista diretamente pelo motorista, é chamada de ponto cego. Por isso, liberando esse obstáculo na parte dianteira, tornaria muito mais fácil, para o motorista, observar o que geralmente foge do seu campo de visão.
Por conta da necessidade de aumentar a segurança, a peça se tornou ainda mais espessa com a evolução dos veículos, dificultando ainda mais a visibilidade.
Lembrando que a visão é um dos pontos cruciais que favorecem a construção de uma direção segura, a Toyota, ao apresentar a proposta do dispositivo, amplia a qualidade do veículo e traz uma perspectiva positiva com relação ao elevado índice de acidentes.
O motorista, sendo capaz de observar além dos bloqueios, teoricamente, tem a percepção expandida e pode evitar atingir pessoas ou obstáculos.
A Toyota explicou, ainda, que a tecnologia se sobressai a outros equipamentos, como câmeras, pelo seu custo mais baixo.
Embora ainda não haja previsão de chegar ao mercado, o dispositivo tem potencial para agradar motoristas e pedestres.
A tendência é que, com a evolução da tecnologia, o dispositivo deixe a fase “proposta” para se tornar realidade no meio em que pede cada vez mais precauções.
De fato, ainda estamos longe de trafegar em um trânsito que não ofereça perigos e, talvez, ainda tenhamos que percorrer uma longa jornada até atingir esse objetivo.
Mas, como tudo tem início em pequenas ideias, investir em inovação trilha o caminho a ser seguido.
O que você achou da ideia? Compartilhe sua expectativa e opinião a respeito.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!