Infração 767-00

Parar o veículo sobre ciclovia ou ciclofaixa é uma infração de trânsito grave, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Esta infração é tipificada pelo artigo 182, inciso XI, do CTB e tem como enquadramento o código 76700.

Leia mais

O infrator está sujeito a uma multa e a adição de 5 pontos na sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Vale ressaltar que essa infração pode ser constatada sem a necessidade de abordagem, ou seja, através de câmeras de monitoramento, por exemplo.

Leia mais

A competência para autuar o infrator é do órgão ou entidade de trânsito municipal e rodoviário. Importante frisar que, apesar da gravidade, parar o veículo sobre ciclovia ou ciclofaixa não configura crime de trânsito.

Leia mais

Exemplos de Como a Infração 767-00 Ocorre

Para entender melhor a infração, vamos a um exemplo prático: um veículo está efetuando embarque de passageiros sobre a ciclovia devidamente sinalizada. Neste caso, mesmo que temporariamente, o veículo está obstruindo a passagem dos ciclistas, o que caracteriza a infração prevista no artigo 182, inciso XI, do CTB.

Leia mais

Como Recorrer da Infração

Se você foi autuado por parar o veículo sobre ciclovia ou ciclofaixa, é possível recorrer. O recurso deve ser fundamentado em argumentos técnicos e circunstanciais. Por exemplo, você pode alegar que não havia sinalização adequada indicando a ciclovia ou ciclofaixa. Ou ainda, que o local onde o veículo estava estacionado não impedia o trânsito de bicicletas.

Leia mais

Lembre-se, é importante reunir todas as provas que comprovem sua argumentação, como fotos, vídeos e testemunhas. Além disso, procure sempre a orientação de um profissional especializado em legislação de trânsito para auxiliar na elaboração do recurso.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas