Infração 761-73

Quem nunca se deparou com uma situação no trânsito que parecia propositalmente destinada a atrapalhar a circulação? Pois bem, esse comportamento é considerado uma infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mais especificamente, é a tipificação 76173 - Usar qualquer veículo para deliberadamente interromper, restringir ou perturbar a circulação na via sem autorização do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre ela.

Leia mais

Essa conduta, além de ser passível de multa, pode resultar em penalidades severas, como a suspensão do direito de dirigir por 12 meses e a remoção do veículo. Vale ressaltar que a constatação dessa infração é possível mesmo sem a abordagem do condutor.

Leia mais

Exemplos de Como a Infração 761-73 Ocorre

Para melhor compreensão, apresentamos alguns exemplos práticos de como essa infração pode ocorrer:

Leia mais

1. Aglomeração de veículos no acostamento com o intuito deliberado de perturbar a circulação na via.2. Operação tartaruga, na qual os veículos deliberadamente trafegam em baixa velocidade para perturbar o trânsito.3. Carro de som que, de forma deliberada, perturba a circulação seguido por manifestantes.4. Veículos aglomerados sobre o canteiro central, deliberadamente perturbando o trânsito e causando congestionamento.5. Aglomeração de veículos no acostamento com o intuito deliberado de perturbar a circulação na via, mesmo com autorização do órgão municipal, se o local não é abrangido pela autorização.

Leia mais

Como Recorrer da Infração

Quando autuado por essa infração, é possível recorrer apresentando argumentos técnicos e circunstanciais para a defesa. Por exemplo, pode-se argumentar sobre a ausência de intenção deliberada de perturbar o trânsito ou a existência de uma autorização do órgão de trânsito competente para a ação realizada. Além disso, é importante ressaltar que, para a caracterização da infração, é necessário que o agente de trânsito identifique a deliberada intenção de perturbar a circulação. Portanto, a defesa deve se concentrar em desconstituir essa alegação.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas