Infração 710-23

Conduzir motocicletas, motonetas e ciclomotores transportando cargas que são incompatíveis com suas especificações ou em desacordo com o previsto no § 2º do artigo 139A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é uma infração grave. Esta infração, codificada sob o número 71023, pode resultar em multa e retenção do veículo para regularização.

Leia mais

A constatação desta infração pode ocorrer sem a necessidade de abordagem, e é de competência dos órgãos ou entidades de trânsito municipais e rodoviários. Vale ressaltar que esta infração não configura crime de trânsito, mas acarreta a perda de cinco pontos na carteira do condutor infrator.

Leia mais

Exemplos de Como a Infração 710-23 Ocorre

Existem várias maneiras de cometer essa infração. Por exemplo, transportar produtos inflamáveis ou tóxicos, gás de cozinha ou galões de água mineral no carro lateral (sidecar) ou semirreboque acima do permitido, são algumas das situações que caracterizam a infração.

Leia mais

Prestar o serviço de motofrete transportando carga acima do limite de dimensões permitido em sidecar ou semirreboque, ou ainda, efetuar transporte de gás de cozinha ou galões de água mineral no carro lateral (sidecar) ou semirreboque nos termos de regulamentação do Contran, são outras situações que configuram a infração.

Leia mais

Como Recorrer da Infração

Se você foi autuado por esta infração, é possível recorrer. Primeiramente, verifique se a autuação está de acordo com as especificações regulamentadas pelo Contran, como limites de peso, capacidade máxima de tração, limites laterais, altura ou comprimento do veículo.

Leia mais

Em seguida, verifique se o veículo estava registrado na categoria particular efetuando transporte remunerado de cargas. Se for o caso, a autuação deve também estar enquadrada no artigo 231 VIII.

Leia mais

Por fim, é importante ressaltar que cada caso é único e deve ser analisado individualmente. Portanto, consulte um profissional especializado em legislação de trânsito para auxiliar na elaboração de uma defesa técnica e circunstancial.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas