Infração 710-21

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor transportando carga incompatível com suas especificações ou em desacordo com o previsto no § 2º do art. 139-A desta Lei é considerado uma infração grave. O enquadramento no Código de Enquadramento é 710-21, com penalidade de multa e medida administrativa de retenção do veículo para regularização.

Leia mais

A infração é constatada sem a necessidade de abordagem e a competência para autuação é do órgão ou entidade de trânsito municipal e rodoviário. A pontuação atribuída na carteira do condutor é de 5 pontos.

Leia mais

Exemplos de Como a Infração 710-21 Ocorre

A infração pode ocorrer de várias maneiras. Por exemplo, se o condutor estiver transportando combustível, produtos inflamáveis ou tóxicos, gás de cozinha ou galões de água mineral no carro lateral (sidecar) ou semirreboque acima do permitido. Outro exemplo é o transporte de galões ou botijão de gás sem o auxílio de sidecar ou semirreboque.

Leia mais

Veículos registrados na categoria aluguel efetuando transporte remunerado de cargas ou passageiros e condutores transportando animais ou volume entre os braços e pernas também configuram a infração.

Leia mais

Como Recorrer da Infração

Para recorrer da infração, é importante apresentar argumentos técnicos e circunstanciais. Por exemplo, se a carga transportada estava dentro das especificações do fabricante do veículo e não excedia os limites de peso, capacidade máxima de tração ou limites laterais, altura ou comprimento do veículo, isso pode ser usado como argumento de defesa.

Leia mais

Outro argumento pode ser a comprovação de que o condutor não estava realizando transporte remunerado de cargas ou passageiros, caso o veículo esteja registrado na categoria particular.

Leia mais

Lembre-se, a melhor maneira de evitar multas é seguir as regras de trânsito. Conduza sempre com responsabilidade e segurança.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas