Infração 692-02

No universo das leis de trânsito, a legislação 69202 é particularmente importante para os proprietários de veículos que mudam de município. Segundo o Art. 233 do Código de Trânsito Brasileiro, é obrigatório efetuar o registro de veículo no prazo de trinta dias junto ao órgão executivo de trânsito, a contar da data de mudança de domicílio ou residência.

Leia mais

A não observância dessa lei acarreta em multa de gravidade média e a remoção do veículo como medida administrativa. É importante salientar que, apesar da gravidade da penalidade, essa infração não configura crime de trânsito. A responsabilidade pela infração recai sobre o proprietário do veículo e a competência para aplicar a penalidade é do Órgão ou Entidade de Trânsito Estadual.

Leia mais

Exemplos de Como a Infração 692-02 Ocorre

Para melhor ilustrar a situação, imagine o seguinte cenário: João, proprietário de um automóvel, muda de município e, por desconhecimento ou negligência, não realiza o registro de seu veículo no novo local de residência dentro do prazo estipulado de 30 dias. Ao ser abordado por um agente de trânsito, este constata a infração e registra no Auto de Infração de Trânsito (AIT) a observação: "O proprietário não observou o prazo de 30 dias ao mudar o Município de domicílio". Neste caso, João estará sujeito às penalidades previstas na lei 69202.

Leia mais

Como Recorrer da Infração

Caso você seja autuado por essa infração, é possível recorrer. O principal argumento para a defesa é a comprovação de que o registro foi realizado no prazo de 30 dias após a mudança de domicílio ou residência. Para isso, é necessário apresentar documentos que comprovem a data da mudança e a data do registro. Além disso, circunstâncias atenuantes, como a impossibilidade de realizar o registro devido a problemas de saúde, podem ser consideradas no recurso. Lembre-se, o direito de defesa é garantido a todos os cidadãos, por isso, em caso de dúvidas, consulte um especialista em legislação de trânsito.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas