Infração 669-61

De acordo com o Art. 230 XV do Código de Trânsito Brasileiro, conduzir um veículo com inscrições, adesivos, legendas e símbolos de caráter publicitário afixados ou pintados no parabrisa e em toda a extensão da parte traseira do veículo é uma infração de trânsito de gravidade grave. Isso significa que o proprietário do veículo pode ser penalizado com multa e a retenção do veículo para regularização.

Leia mais

A constatação da infração pode ser feita sem abordagem, quando se tratar de material de caráter publicitário afixado no parabrisa e/ou nos vidros laterais dianteiros. A chancela do instalador não é obrigatória, exceto no caso de películas. Vale ressaltar que é permitido afixar adesivos de pessoas com deficiência, idosos, entidades de classe, de acesso à condomínios ou entidades públicas ou privadas, entre outros, desde que não comprometam a dirigibilidade do veículo.

Leia mais

Exemplos de Como a Infração 669-61 Ocorre

Para ilustrar melhor, vamos a alguns exemplos de como essa infração pode ocorrer:

Leia mais

1. Um veículo com um adesivo de caráter publicitário afixado no parabrisa.

Leia mais

2. Um veículo com uma inscrição de caráter publicitário afixada no vidro traseiro esquerdo, com transmitância abaixo de 70% e sem o espelho retrovisor externo direito. Nesse caso, a medição realizada foi de 20%, mas o valor considerado foi de 27%, utilizando o Medidor de Transmitância Luminosa da marca Ricci Eletrônica, modelo Translux II.

Leia mais

Como Recorrer da Infração

Se você foi autuado por essa infração, é possível recorrer. Para isso, é importante argumentar tecnicamente, por exemplo, que o material afixado não é de caráter publicitário, ou que não compromete a visibilidade e, consequentemente, a segurança no trânsito. Além disso, circunstâncias como a falta de sinalização adequada ou falha no equipamento de medição de transmitância também podem ser usadas na defesa. Lembre-se, a melhor forma de evitar multas é sempre respeitar as leis de trânsito.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas