Infração 601-71

No trânsito, é fundamental que todos os condutores estejam cientes das regras e normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Uma infração que, infelizmente, é comum e que pode gerar graves consequências é executar operação de retorno passando por cima de calçada ou passeio. Esta ação está tipificada no código de enquadramento 60171, conforme o Art. 206, inciso III do CTB.

Leia mais

Essa infração é considerada gravíssima, sendo penalizada com multa e resultando em sete pontos na carteira do condutor. Vale ressaltar que a competência para autuar nesse caso é do órgão ou entidade de trânsito municipal e rodoviário. Além disso, é importante frisar que essa infração pode ser constatada sem a necessidade de abordagem.

Leia mais

Exemplos de Como a Infração 601-71 Ocorre

A infração ocorre quando o condutor executa uma operação de retorno passando por cima de calçada, passeio, ilhas ajardinadas ou canteiros de divisões de pista de rolamento, refúgios, faixas de pedestres e na de veículos não motorizados.

Leia mais

Por exemplo, imagine que você esteja dirigindo e, ao invés de fazer o retorno no local adequado, decida fazer a manobra passando por cima da calçada. Isso é considerado uma infração gravíssima. Outra situação é quando o condutor realiza o retorno sobre o passeio, desrespeitando a segurança dos pedestres e a legislação de trânsito.

Leia mais

Como Recorrer da Infração

Para recorrer dessa infração, é necessário apresentar argumentos técnicos e circunstanciais para a defesa. Por exemplo, pode-se questionar a regularidade e a legalidade do auto de infração, analisando se todos os dados estão corretos, como local, data, hora e descrição da infração. Outra possibilidade é argumentar sobre a sinalização no local da infração, pois ela deve estar de acordo com as normas do CONTRAN para que a infração seja válida. Além disso, é importante verificar se o agente de trânsito que aplicou a multa tem competência para tal. Esses são apenas alguns exemplos de argumentos que podem ser utilizados para recorrer dessa infração.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas