Infração 578-90

Seguir um veículo em serviço de urgência, como uma ambulância ou viatura policial, quando estes estão com dispositivos de alarme sonoro e iluminação intermitente acionados, é uma infração de trânsito grave. Essa infração está prevista no Artigo 190 do Código de Trânsito Brasileiro e, se cometida, pode resultar em multa e cinco pontos na carteira de habilitação.

Leia mais

A legislação de trânsito determina que veículos em serviço de urgência têm prioridade de passagem quando estão com seus dispositivos de alarme sonoro e iluminação intermitente ligados. Portanto, seguir esses veículos nessas condições pode representar uma ameaça à segurança no trânsito, além de ser uma ação ilegal.

Leia mais

A competência para autuar o infrator é do órgão ou entidade de trânsito municipal e rodoviário. Vale ressaltar que essa infração não configura crime de trânsito e a constatação da infração é possível sem a necessidade de abordagem.

Leia mais

Exemplos de Como a Infração 578-90 Ocorre

1. Um veículo seguindo uma ambulância com o dispositivo de alarme sonoro e iluminação intermitente acionados.2. Um carro que segue uma viatura policial com os dispositivos de alerta ligados.3. Um veículo que acompanha uma viatura de fiscalização e operação de trânsito com os dispositivos de alarme acionados.

Leia mais

Como Recorrer da Infração

Se você foi autuado por essa infração, é possível recorrer. Para isso, é importante apresentar argumentos técnicos e circunstanciais para a defesa. Por exemplo, você pode argumentar que não havia outra rota disponível ou que a distância mantida era segura. Além disso, é relevante questionar se os dispositivos de alarme sonoro e iluminação intermitente estavam realmente acionados e se eram claramente visíveis e audíveis. Lembre-se, o direito de defesa é garantido a todos os cidadãos, por isso, se você acredita que a multa foi aplicada de forma injusta, não deixe de recorrer.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas