Infração 561-44

A legislação de trânsito brasileira é clara e precisa quando se trata de estacionar ou parar o veículo na pista de rolamento das vias dotadas de acostamento. O Artigo 182, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tipifica essa ação como uma infração grave. Esta ação é considerada perigosa, pois pode causar acidentes e obstruir o fluxo de trânsito.

Leia mais

A multa para este tipo de infração é de natureza grave, acarretando em uma penalidade financeira e a adição de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor infrator. A constatação da infração é possível sem a necessidade de abordagem, ou seja, o agente de trânsito pode registrar a infração apenas observando a conduta irregular.

Leia mais

Exemplos de Como a Infração 561-44 Ocorre

Um exemplo comum dessa infração ocorre quando o condutor decide parar o veículo na pista de rolamento para desembarcar passageiros em uma via que possui acostamento. Essa ação, embora possa parecer inofensiva, é considerada uma infração grave, pois o acostamento deve ser utilizado para emergências, e não para desembarque de passageiros.

Leia mais

Como Recorrer da Infração

Se você foi multado por esta infração, é possível recorrer. O primeiro passo é entender que o acostamento é destinado a paradas e estacionamentos em situações de emergência. Portanto, alegar desconhecimento da lei não é uma defesa válida.

Leia mais

No entanto, existem argumentos técnicos e circunstanciais que podem ser utilizados em sua defesa. Por exemplo, se o local da infração não era devidamente sinalizado, ou se não havia acostamento disponível, essas circunstâncias podem ser usadas em seu favor.

Leia mais

Lembre-se, o direito de defesa é garantido a todos os cidadãos. Portanto, se você acredita que a multa foi aplicada de forma injusta, não deixe de recorrer. Para isso, procure um profissional especializado em legislação de trânsito para te auxiliar neste processo.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas