Infração 557-60

A legislação de trânsito brasileira é muito clara quando se trata de onde um veículo pode ou não ser parado. Segundo o Artigo 182, inciso I do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é considerado uma infração de natureza média "parar o veículo na esquina e a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal". Esta infração é passível de multa e atribui ao infrator 4 pontos em sua carteira de habilitação.

Leia mais

A responsabilidade por fiscalizar e aplicar as penalidades por essa infração é dos órgãos ou entidades de trânsito municipais e rodoviários. Vale ressaltar que, embora seja uma infração, não configura um crime de trânsito.

Leia mais

Exemplos de Como a Infração 557-60 Ocorre

Para entender melhor, vamos a alguns exemplos práticos de como essa infração pode ocorrer:

Leia mais

1. Um veículo estacionado totalmente na esquina, efetuando o embarque de passageiros, está infringindo essa regra. Isso porque, ao parar na esquina, o veículo prejudica a visibilidade dos outros condutores que estão se aproximando da intersecção.

Leia mais

2. Um veículo que efetua o desembarque de passageiros a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal também está cometendo essa infração. Neste caso, além de prejudicar a visibilidade, o veículo pode também dificultar a manobra de outros veículos que precisem fazer a conversão.

Leia mais

Como Recorrer da Infração

Se você foi autuado por esta infração, é possível recorrer. O primeiro passo é analisar a situação e buscar argumentos técnicos para a defesa. Por exemplo, se o veículo estava parado em um local onde não há sinalização indicando a proibição, este pode ser um ponto a ser argumentado.

Leia mais

Além disso, é importante verificar se a infração foi constatada sem abordagem, como estipula a legislação. Se houve abordagem, este é outro ponto que pode ser utilizado na defesa.

Leia mais

Lembre-se, cada caso é único e deve ser analisado individualmente. Portanto, é sempre recomendável buscar a orientação de um profissional especializado para auxiliar no processo de defesa.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas