Infração 545-27

Muitos motoristas, por desconhecimento ou falta de atenção, acabam cometendo infrações de trânsito que podem resultar em multas pesadas e pontos na carteira. Uma dessas infrações é o estacionamento irregular em gramado ou jardim público, tipificada pelo código 54527.

Leia mais

Segundo o Artigo 181, inciso VIII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido estacionar o veículo no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público.

Leia mais

A infração é considerada grave, com penalidade de multa e medida administrativa de remoção do veículo. Vale lembrar que esta infração não configura crime de trânsito, sendo de competência dos órgãos ou entidades de trânsito municipal e rodoviário. A constatação da infração é possível sem abordagem, ou seja, o agente de trânsito não precisa parar o condutor para autuá-lo.

Leia mais

Exemplos de Como a Infração 545-27 Ocorre

Para ilustrar, imagine os seguintes cenários:

Leia mais

1. Você está atrasado para um compromisso e não encontra um local adequado para estacionar. Vê um gramado público e decide deixar seu veículo ali.

Leia mais

2. Em outro dia, você estaciona seu carro ao lado de um jardim público, acreditando que não há problema.

Leia mais

Nesses dois casos, você estaria cometendo a infração 54527, sujeito à multa e remoção do veículo.

Leia mais

Como Recorrer da Infração

Embora seja importante respeitar as leis de trânsito, existem situações em que o condutor pode recorrer da infração. No caso do estacionamento em gramado ou jardim público, é possível argumentar que não havia sinalização adequada no local ou que a multa foi aplicada de forma incorreta.

Leia mais

Lembre-se: o melhor é sempre evitar cometer infrações. Mas, se você foi multado e acredita que houve um erro, procure orientação jurídica e conheça seus direitos.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas