Infração 544-40

Estacionar no acostamento é uma infração de trânsito tipificada no artigo 181, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Esta conduta é considerada uma infração leve, que acarreta multa e a remoção do veículo como medida administrativa.

Leia mais

De acordo com a legislação, é proibido estacionar o veículo no acostamento, salvo em casos de força maior. A constatação da infração pode ser feita sem a necessidade de abordagem, sendo de competência do Órgão ou Entidade de Trânsito Municipal e Rodoviário.

Leia mais

É importante ressaltar que, apesar de ser classificada como uma infração leve, a conduta pode gerar riscos à segurança no trânsito. O acostamento é destinado para a parada ou estacionamento em casos de emergência e a sua ocupação indevida pode causar acidentes.

Leia mais

Exemplos de Como a Infração 544-40 Ocorre

Para melhor compreensão, vamos a alguns exemplos práticos de como ocorre a infração:

Leia mais

1. Veículo estacionado no acostamento sem o triângulo de sinalização ou equipamento similar indicando pane. Neste caso, mesmo que o veículo esteja com problemas, a ausência de sinalização pode confundir outros motoristas e provocar acidentes.

Leia mais

2. Veículo efetuando carga/descarga no acostamento. Esta é uma prática comum, principalmente em rodovias, mas que configura infração de trânsito. O acostamento não é local apropriado para carga e descarga.

Leia mais

Como Recorrer da Infração

Se você foi autuado por estacionar no acostamento, saiba que é possível recorrer. O primeiro passo é analisar a notificação de autuação. Verifique se todas as informações estão corretas, como data, hora, local e descrição da infração.

Leia mais

Em seguida, prepare sua defesa prévia. Nela, você pode argumentar, por exemplo, que estacionou no acostamento por motivo de força maior, como uma pane no veículo. Lembre-se de reunir provas que comprovem sua alegação.

Leia mais

Contudo, é sempre recomendável buscar o auxílio de um profissional especializado em direito de trânsito para aumentar as chances de sucesso no recurso.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas