Infração 542-84

Estacionar na pista de rolamento das vias dotadas de acostamento é uma infração de trânsito considerada gravíssima, conforme o Artigo 181, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro. Esta infração é tipificada pelo código de enquadramento 54284 e é passível de multa e remoção do veículo.

Leia mais

A infração ocorre quando o motorista estaciona o veículo na pista de rolamento de estradas, rodovias, vias de trânsito rápido e vias dotadas de acostamento. É importante ressaltar que esta ação não configura crime de trânsito, mas acarreta 7 pontos na carteira do infrator. A constatação da infração pode ocorrer sem a necessidade de abordagem pelo órgão ou entidade de trânsito municipal e rodoviário.

Leia mais

Exemplos de Como a Infração 542-84 Ocorre

Um exemplo comum dessa infração é quando o veículo está estacionado na pista de rolamento de uma via que é dotada de acostamento. Neste caso, o campo de observações do Auto de Infração de Trânsito (AIT) deve registrar: "O veículo estava estacionado na pista de rolamento da Via que é dotada de acostamento".

Leia mais

Como Recorrer da Infração

Para recorrer desta infração, é fundamental apresentar argumentos técnicos e circunstanciais. Você pode argumentar, por exemplo, a falta de sinalização adequada indicando a proibição de estacionar na pista de rolamento. Além disso, pode-se alegar a necessidade de estacionar no local devido a uma emergência ou problema mecânico no veículo. Lembre-se, cada caso é único e deve ser analisado de forma individual. Contar com o apoio de um especialista em legislação de trânsito pode ser muito útil para aumentar as chances de sucesso no recurso.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas