Infração 528-20

A legislação de trânsito brasileira é clara e rigorosa quando se trata de acidentes envolvendo vítimas. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu Art. 176, Inciso I, tipifica como infração gravíssima o ato de "Deixar o condutor envolvido em acidente com vítima de prestar ou providenciar socorro à vítima, podendo fazê-lo", enquadrado sob o código 528-20.

Leia mais

Esta infração, além de acarretar em multa quintuplicada, pode resultar na suspensão do direito de dirigir e no recolhimento do documento de habilitação. Além disso, a omissão de socorro em acidentes de trânsito pode configurar crime, conforme Art. 302, §1º, III ou Art. 303, §1º c/c Art. 302, §1º, III, ou Art. 304 do CTB.

Leia mais

Exemplos de Como a Infração 528-20 Ocorre

Para melhor entendimento, vamos a alguns exemplos de situações que caracterizam a infração:

Leia mais

1. Um acidente ocorre e o condutor, mesmo sem ferimentos e em condições de ajudar, deixa o local sem prestar assistência à vítima ou sem acionar os órgãos competentes.2. O condutor envolvido no acidente, mesmo ferido, mas em condições de pedir ajuda, omite-se e não toma as providências necessárias.

Leia mais

Em ambos os casos, o condutor poderia e deveria ter prestado ou providenciado socorro à vítima. A omissão, nesses casos, caracteriza a infração 528-20.

Leia mais

Como Recorrer da Infração

Se você foi autuado por essa infração, é importante saber que há possibilidade de defesa. Primeiramente, é possível argumentar que a segurança do condutor estaria em risco ao prestar socorro, ou que o mesmo também era vítima e estava impossibilitado de tomar providências.

Leia mais

Além disso, a autoridade de trânsito deve comprovar que o condutor tinha condições de prestar ou providenciar socorro e não o fez. Caso essa comprovação não exista, o auto de infração pode ser considerado inconsistente.

Leia mais

Lembre-se: a legislação existe para garantir a segurança de todos no trânsito. Evite infrações e, em caso de acidentes, preste ou providencie socorro sempre que possível.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas