Infração 526-61

A lei de trânsito brasileira é clara e objetiva: promover ou participar de competições na via sem a devida permissão da autoridade de trânsito é uma infração gravíssima. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), essa prática é tipificada no enquadramento 526-61, conforme o Art. 174.

Leia mais

A infração é caracterizada quando o condutor promove, participa ou realiza exibições e demonstrações de perícia em manobra de veículo na via pública sem a devida autorização. A penalidade para tal infração é severa, com multa 10 vezes o valor padrão, suspensão do direito de dirigir, além do recolhimento do documento de habilitação e remoção do veículo.

Leia mais

Além disso, essa prática pode configurar crime de trânsito, conforme o Art. 308 do CTB. A constatação da infração pode ser feita sem a necessidade de abordagem, e a competência para autuação é do Órgão ou Entidade de Trânsito Municipal e Rodoviário.

Leia mais

Exemplos de Como a Infração 526-61 Ocorre

Para melhor compreensão, vamos a alguns exemplos de situações que configuram essa infração:

Leia mais

1. Um condutor é flagrado participando de uma corrida de carros, popularmente conhecida como "racha", em uma avenida movimentada da cidade, sem qualquer permissão da autoridade de trânsito.

Leia mais

2. Durante um final de semana, um grupo de motociclistas decide promover uma competição de manobras na praça central da cidade, também sem a devida autorização.

Leia mais

Ambas as sitões são exemplos claros de infração 526-61, e os condutores estão sujeitos às penalidades previstas em lei.

Leia mais

Como Recorrer da Infração

Caso você seja autuado por essa infração, é possível recorrer. O argumento técnico pode ser baseado na falta de provas concretas da participação na competição ou evento, ou na ausência de sinalização adequada no local. Argumentos circunstanciais podem envolver alegações de que o condutor estava apenas passando pelo local, sem participação ativa no evento.

Leia mais

Lembre-se, a melhor forma de evitar problemas é respeitar as leis de trânsito. A segurança deve ser sempre a prioridade nas vias públicas.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas