Infração 518-51

Deixar de usar o cinto de segurança é uma infração de trânsito grave, de acordo com o artigo 167 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Esta infração é enquadrada sob o código 518-51 e pode resultar em multa e retenção do veículo até que o infrator coloque o cinto.

Leia mais

Esta infração não configura crime de trânsito e a responsabilidade recai sobre o condutor. A constatação da infração pode ocorrer sem abordagem e a competência para autuar pertence ao Órgão ou Entidade de Trânsito Estadual, Municipal e Rodoviário. A infração resulta em cinco pontos na carteira do condutor.

Leia mais

Exemplos de Como a Infração 518-51 Ocorre

Existem várias situações que podem configurar essa infração. Por exemplo, se o condutor estiver usando o cinto de segurança, mas a parte superior (faixa diagonal) estiver sob o braço ou atrás do corpo, isso é considerado como não usar o cinto de segurança. Da mesma forma, se o cinto estiver sendo usado sem a parte inferior, isso também é uma infração.

Leia mais

Outro exemplo é quando a fivela do cinto está em posição de repouso e visível próximo à coluna do veículo, indicando que o condutor não está usando o cinto de segurança.

Leia mais

Como Recorrer da Infração

Se você foi autuado por essa infração, é possível recorrer. Primeiramente, é importante verificar se a autuação foi feita corretamente. A abordagem é obrigatória para veículos originalmente dotados de cinto de segurança do tipo subabdominal, para o assento do condutor.

Leia mais

Além disso, mesmo que haja mais de um ocupante do veículo sem usar o cinto de segurança, incluindo o condutor, só pode haver uma autuação com base no art. 167 do CTB. Se o motivo da não utilização do cinto for a falta ou defeito no equipamento, a autuação deve ser no art. 230, inc. IX do CTB.

Leia mais

Portanto, se você foi autuado e acredita que a infração não foi constatada corretamente, ou que houve um erro na autuação, você pode recorrer à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) ou ao Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN).

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas