Infração 504-50: Dirigir com CNH Vencida

Infração 504-50: Dirigir com CNH Vencida. Dirigir um veículo automotor é uma responsabilidade que exige, dentre outras coisas, a posse de uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida.

Leia mais

No entanto, muitos motoristas, por desatenção ou desconhecimento, acabam por infringir o Art. 162, V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que tipifica como infração gravíssima a condução de veículo com a validade da CNH vencida há mais de trinta dias.

Leia mais

Esta infração, enquadrada sob o código 504-50, é de competência dos órgãos ou entidades de trânsito estaduais e rodoviários. A constatação ocorre mediante abordagem e é registrada no campo de observações do Auto de Infração de Trânsito (AIT) com a data de vencimento da CNH.

Leia mais

As penalidades para tal infração são severas, incluindo uma multa e medidas administrativas como o recolhimento da CNH e a retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado. Além disso, a infração gera a adição de 7 pontos na CNH do infrator.

Leia mais

Exemplos de Como a Infração 504-50 Ocorre

Para ilustrar melhor, vamos a um exemplo: João, um motorista experiente, esqueceu de renovar sua CNH que venceu há 40 dias. Ao ser abordado em uma blitz de trânsito, o policial rodoviário constatou a infração e registrou no AIT: "CNH vencida em dd/mm/aaaa". Neste caso, João será penalizado conforme o enquadramento 504-50, terá sua CNH recolhida e seu veículo retido até que apresente um condutor habilitado.

Leia mais

Como Recorrer da Infração

Caso você seja autuado por dirigir com a CNH vencida há mais de 30 dias, é possível recorrer.

Leia mais

Para isso, é necessário apresentar argumentos técnicos e circunstanciais que possam justificar a infração.

Leia mais

Por exemplo, você pode argumentar que não recebeu a notificação de vencimento da CNH ou que estava em processo de renovação da mesma, mas houve atraso por parte do Detran.

Leia mais

Lembre-se, o recurso deve ser feito dentro do prazo estabelecido e é sempre recomendável buscar a orientação de um profissional especializado em legislação de trânsito para aumentar as chances de sucesso no recurso.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas