Infração 503-71: Dirigir veículo com categoria diferente

Infração 503-71: Dirigir veículo com categoria diferente. Uma infração comum, mas muitas vezes desconhecida, é a de conduzir um veículo com uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria diferente da do veículo.

Leia mais

Essa infração está prevista no Art. 162, III do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e é considerada gravíssima, com penalidade de multa dobrada.

Leia mais

Dirigir um veículo exige responsabilidade e conhecimento das leis de trânsito.

Leia mais

A CNH é dividida em categorias, cada uma correspondente a um tipo de veículo. Por exemplo, a categoria "A" é para motociclistas, enquanto a "B" é para motoristas de carros de passeio. Quando um condutor dirige um veículo de categoria diferente da sua habilitação, ele está cometendo a infração 503-71.

Leia mais

Essa infração pode resultar na retenção do veículo até a apresentação de um condutor devidamente habilitado. Além disso, o infrator recebe 7 pontos na CNH e pode ser enquadrado no Art. 309 do CTB, que configura crime de trânsito.

Leia mais

Exemplos de Como a Infração 503-71 Ocorre

Para ilustrar melhor, vamos a alguns exemplos. Suponha que um condutor habilitado na categoria "B" esteja dirigindo uma Combinação de Veículos de Carga (CVC). Nesse caso, ele estaria cometendo a infração 503-71, pois a categoria "B" não permite a condução de veículos de carga.

Leia mais

Outro exemplo seria um condutor com habilitação na categoria "A" (para motos) dirigindo um carro. Novamente, ele estaria cometendo a infração 503-71, pois sua habilitação não é compatível com o veículo que está conduzindo.

Leia mais

Você também pode se interessar:

Leia mais
  • Dirigir veículo com CNH de categoria diferente 
  • Categorias da CNH
Leia mais

Como Recorrer da Infração

Se você foi autuado por essa infração, é possível recorrer. O primeiro passo é verificar se a notificação de autuação está correta, com todos os dados do veículo e do condutor.

Leia mais

Em seguida, é importante reunir provas que possam comprovar sua argumentação.

Leia mais

Por exemplo, se você estava conduzindo um veículo da mesma categoria de sua habilitação, apresente provas disso.

Leia mais

O recurso deve ser bem fundamentado, com argumentos técnicos e circunstanciais.

Leia mais

Lembre-se de que a infração 503-71 é gravíssima e pode resultar em consequências sérias, como a suspensão do direito de dirigir. Portanto, se você foi autuado injustamente, não deixe de recorrer.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas