Conheça o Que Causa Infiltração no Carro e Saiba Como Evitar

A causa mais óbvia, talvez, de surgir uma infiltração no carro é a chuva.

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De panes no painel elétrico a motor estragado, a infiltração no carro é também um dos possíveis problemas que podem aparecer durante os dias de chuva.

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Independentemente de ser um pouco de água que entra pela porta ou um caso mais sério, como alagamento, ninguém quer lidar com um problema desses.

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Por isso, antes de comprar um carro, tenha em mente que, além do conforto de poder se locomover particularmente entre os lugares, ter um carro exige tempo para cuidados e dinheiro para arcar com os gastos que surgem pelo caminho.

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Nesse caso, considere contratar uma seguradora. Pense bem e pesquise muito antes de assinar contrato e também esteja atento às chances de economizar.

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O pacote mais comum entre os ofertados pelas seguradoras é o compreensivo. Essas apólices cobrem totalmente os danos causados por chuvas.

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Porém, isso não quer dizer que qualquer dano que ocorrer durante uma chuva será ressarcido pela seguradora.

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Isso porque o seguro cobre apenas o estrago imprevisível e inevitável que um fenômeno natural como a chuva é capaz de causar.

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Dessa forma, se seu carro for inundado, quando estiver no conserto, um técnico da empresa de seguros realizará uma perícia e só depois da emissão de um laudo o mecânico é autorizado a iniciar os reparos.

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Essa perícia serve para detectar a causa do sinistro. Caso seja constatado que o condutor colocou intencionalmente o carro em situação de risco, a cobertura será descartada.

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Sinistro é o termo utilizado pelas seguradoras para designar os prejuízos ocorridos com um veículo.

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O contrato entre cliente e seguradora estipula, previamente, quais sinistros são de responsabilidade da segunda e como ocorrerá o conserto ou o ressarcimento dos gastos com a restauração.

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Existem três tipos de danos, classificados pela Resolução 544/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de forma progressiva em relação à dimensão dos estragos.

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São eles: danos de pequena, média e grande monta.

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A resolução define que, ao preencher o relatório de avarias em decorrência de acidentes, o agente de trânsito deve assinalar “sim” se houver dano físico a um componente estrutural ou de segurança passiva.

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Se um componente estrutural não existia originalmente ou não houve dano físico em nenhum deles, o agente deve marcar “não”.

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Em situações especiais que impedem o agente responsável de identificar dano em algum componente estrutural, é marcado “NA”, ou seja, não avaliado.

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Após o preenchimento do relatório de avarias, a classificação dos estragos em uma das três categorias é feita por meio da soma dos pontos.

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De acordo com o Anexo I da Resolução 544, são elas:

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  1. Pequena monta
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“3.2. A classificação do dano na categoria “pequena monta” dar-se-á quando o total de itens assinalados na coluna “SIM” somados aos da coluna “NA” for no máximo 1 (um) item.”

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  1. Média monta
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“3.3 A classificação do dano na categoria “média monta” dar-se-á quando o total de itens assinalados na coluna “SIM” somados aos da coluna “NA” for superior a 1 (um) não superior a 6 (seis) itens.”

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  1. Grande monta
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“3.4. A classificação do dano na categoria “grande monta” dar-se-á quando o total de itens assinalados na coluna “SIM” somados aos da coluna “NA” for superior a 6 (seis) itens, o que implica também na classificação do veículo como irrecuperável.”

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Todos os veículos que enfrentam uma chuva forte estão sujeitos a algum dano em cada uma dessas categorias.

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Quais As Causas Mais Prováveis De Infiltração No Carro

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Se o seu problema de infiltração no carro não é consequência de uma enchente, não é tão sério e a água molhou apenas o assoalho, a solução é mais simples e, se você não tem seguro, é válido tentar fazer essa lavagem caseira seguindo quatro passos:

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  1. abra as portas em um dia ensolarado para que o ar circule pelo carro;

  2. tire os carpetes, higienize-os com água, sabão e desinfetante;

  3. deixe os carpetes expostos ao sol até que sequem;

  4. coloque jornais debaixo do carpete para diminuir a umidade.

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Essas quatro tarefas vão melhorar também o mau cheiro que costuma impregnar os automóveis após uma infiltração.

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Se o mau cheiro persistir, será necessário levar a uma oficina, pois provavelmente a água chegou ao feltro – que fica embaixo do carpete – e só a troca por um novo resolve o problema.

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A questão é que não é necessário ocorrer uma enchente ou chover por muitos dias para surgir um problema de infiltração no carro.

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Se a revisão do automóvel não estiver em dia, uma peça fora do lugar ou em estado precário pode causar uma infiltração no carro caso ele passe por uma lavagem.

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Borrachas

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As borrachas que vedam as portas se desgastam com o tempo.

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Além desse desgaste, que é maior nos carros mais antigos, existe o risco de alguma peça interna de acabamento plástico interferir na guarnição que veda a porta.

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Por isso, de vez em quando, verifique essas peças plásticas e o seu contato com as borrachas.

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Se você estiver com esse problema e não entender nada de carros, melhor contratar o serviço de uma oficina da sua cidade.

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Mas se você tem habilidade para trabalhos manuais e ainda conhece um pouco do funcionamento das partes de um automóvel, vale a pena tentar remover a borracha da porta e remontá-la.

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Outra causa para a infiltração no carro pode ser o mau posicionamento do revestimento de borrachas das portas, que costuma ser retirado na hora da manutenção.

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Teto Solar

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Carros com tetos solares não são os mais comuns, mas quem tem um automóvel com essa “janela” a mais precisa cuidar da sujeira acumulada nas quatro saídas de água, localizadas em cada canto da caixa onde é posicionado o teto.

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Se você não limpar com regularidade, esses drenos podem entupir com o tempo e, na hora de serem colocados à prova – em um dia de chuva, por exemplo –, a água pode transbordar do teto para o interior do veículo.

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Ar-condicionado

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A água pode se infiltrar também pelos drenos da caixa do ventilador do ar-condicionado.

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Isso acontece pelo mesmo princípio do teto solar: folhas de árvores e poeira entram pelas saídas de água, obstruindo o escoamento, fazendo transbordar água para dentro do carro.

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A boa notícia é que o sistema não sofre danos com a infiltração, embora você ainda tenha de lidar com o carro molhado.

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Mas, segundo Roberto Gozzo, em entrevista para revista Autoesporte, “o ar condicionado é uma peça que sempre funciona úmida, pois a parte que gela o ar está sempre molhada”.

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Portas

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A terceira causa de infiltração no carro por meio de drenos entupidos acontece nas portas.

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Apesar de ser esperado que o interior das portas acumule água, drenos são estrategicamente instalados para liberar o excesso.

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Porém, mais uma vez, a poluição que infesta as vias urbanas aglutina-se no espaço que deveria estar desobstruído para escoar a água sem dificuldade, o que acaba impedindo o bom funcionamento da peça.

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Para solucionar o problema, não é necessário procurar um profissional no primeiro momento.

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Você pode usar um palito de madeira ou alguma peça de plástico – evite as metálicas, que podem causar danos – para limpar os drenos e retirar a água acumulada dentro das portas.

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Lanternas

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As lanternas, por serem peças internas, talvez não sejam o foco da atenção quando o assunto é evitar ou descobrir a causa de uma infiltração.

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Contudo, a má colocação ou vedação ineficaz dessas peças pode, sim, gerar a entrada de água pelo porta-malas.

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Para-brisa

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Um para-brisa mal instalado pode deixar vazar água por meio do cordão e colagem.

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Os carros antigos, por utilizarem borrachas de guarnição ao redor do vidro, também podem sofrer infiltrações.

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Aliás, falando em para-brisa, você sabia que andar com ele trincado é uma infração de trânsito?

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A Resolução nº 216/2006 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), no seu primeiro artigo, busca “fixar requisitos técnicos e estabelecer exigências sobre as condições de segurança dos para-brisas de veículos automotores e de visibilidade do condutor para fins de circulação nas vias públicas”.

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O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por sua vez, define ser infração grave conduzir veículo em mau estado de conservação.

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Combinando a interpretação da resolução do Contran com o artigo do CTB, o condutor que dirigir veículo com uma trinca de 10 centímetros de comprimento ou 4 centímetros de diâmetro estará sujeito a pagar multa e sofrer medida administrativa de retenção de veículo para regularização.

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Esse é mais um motivo, então, para manter a manutenção do seu carro em dia. A melhor prevenção é, sem dúvida, revisar com frequência todas as partes mencionadas anteriormente.

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Assoalho

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Se você é condutor há bastante tempo, dificilmente não dirigiu na chuva.

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E se você dirigiu provavelmente já notou o carro jogando água para cima ao passar por uma rua alagada.

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Além do risco de estragar o motor, enfrentar uma enchente no trânsito pode danificar os “plugs” que ficam no assoalho do veículo, vedados por borrachas.

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Esses “plugs” podem estragar em uma raspada do assoalho em uma lombada ou outro obstáculo que escape à visão do motorista.

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É o caso da dentista Olga Marinho que, ao dirigir na sua cidade durante a chuva, foi fazer o cruzamento em um local alagado e não enxergou um declínio entre as pavimentações das ruas.

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“Parecia que tinha entrado em um buraco mesmo. Como passei muito rápido, a água acumulada nesse declínio voltou com força para cima do meu carro e acabou entrando instantaneamente no interior do veículo, pelo assoalho”, explica Olga.

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Um pouco de água no assoalho já vimos que não é um grande perigo, mas é preciso ter cuidado para a água não invadir o revestimento que fica embaixo do assoalho – porque aí só trocando (se for de feltro) por um novo.

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Por que na chuva o perigo de infiltração no carro é maior?

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A verdade é que os veículos estão sujeitos aos piores estragos mecânicos e estruturais durante as enchentes.

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Não só pela lama e água que entram no carro durante o entra-e-sai do motorista e dos passageiros, mas pelo motivo que a dentista Olga já antecipou – passar rapidamente pelo alagamento.

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O perigo desse comportamento é dar chance para o veículo aspirar água e provocar o calço hidráulico.

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O calço hidráulico ocorre quando os gases que saem pelo escapamento falham em evitar que a água transborde para a câmara de combustão, indicando que o motor travou.

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Como provavelmente ninguém quer ter de arcar com as despesas de um motor danificado, leve a sério quando lhe disserem que trechos alagados só devem ser atravessados em baixa velocidade.

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A justificativa mais óbvia é a questão da visibilidade.

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Para dirigir com segurança, o jeito é andar devagar, olhando para todos os lados, distanciar-se dos outros carros e, principalmente, dos ônibus que, por serem grandes, geram ondas e acabam prejudicando os veículos menores.

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Além da visibilidade ser prejudicada em função da água, a aerodinâmica dos carros pode atrapalhar o condutor se ele não prestar atenção.

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No meio do alagamento, ela faz com que a água seja jogada para cima. O que não pode acontecer é essa corrente de água entrar pelo escapamento ou na entrada de filtro de ar.

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A entrada de filtro de ar está mais propícia a ser invadida pela água do que o escapamento, pois fica na parte da frente do carro, na altura do farol, atrás da grade.

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Como o escapamento solta muitos gases, consegue combater o fluxo de água por um período.

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Mas confiar na força do escapamento não é a melhor opção, já que o motor suga a água que se espalha pela frente do carro durante a enchente.

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Uma dica que, a princípio, parece não ter muita ligação com a possibilidade de infiltração no carro, é a de nunca mudar a marcha no meio do trânsito caótico que se forma durante as enchentes.

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Muitas pessoas têm medo de fazer isso porque, como é ensinado na autoescola, o pé tem de soltar completamente o acelerador enquanto se troca a marcha.

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Logo, se é mais seguro manter o carro em baixa velocidade ao transitar em vias alagadas, ao mesmo tempo em que a chuva não cessa, tirar o pé do acelerador realmente não é o mais indicado.

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Só que temos de levar em conta também que o trânsito como um todo é prejudicado pelo acúmulo de água, por isso certas coisas são imprevisíveis e às vezes é necessário mudar de marcha para evitar que o carro apague.

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Perder o controle da direção no meio do tráfego confuso que o volume de água causa provavelmente vai resultar em infiltração no carro, seja pelas partes que você já leu anteriormente, as quais podem gerar o transbordamento de água para o interior, ou até mesmo porque você precisará sair do veículo para buscar ajuda e essa ação pode encharcar seu carro, dependendo da altura da água.

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Portanto, lide com o imprevisível lembrando-se da época em que você era um motorista principiante – mude a marcha com o pé no acelerador.

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Tanto os carros manuais quanto os automáticos se beneficiam da constante manutenção de suas peças e da boa postura do motorista no trânsito.

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Entre todas as engenharias mecânica e elétrica que envolvem a construção de um veículo, quem dirige os modelos elétricos pode se perguntar se é possível receber um choque quando não há como evitar a infiltração no carro durante os alagamentos.

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No entanto, conforme a Associação Brasileira de Veículos Elétricos, o contato com a água faz parte das situações especiais que as baterias dos carros elétricos foram planejadas para suportar.

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Isso quer dizer que os dispositivos internos, conectores e baterias estão isolados do ambiente externo, eliminando a possibilidade dessas partes causarem infiltração no carro.

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Para evitar uma pane elétrica – que obrigaria você a parar no meio da rua alagada –, é importante não usar componentes internos que não sejam fundamentais para o funcionamento do carro, como o ar condicionado e o som.

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Conclusão

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Depois de concluir a leitura deste artigo, você está ciente que, para não precisar lidar com infiltração no carro, a melhor atitude é a prevenção.

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Por isso, mantenha a revisão do seu carro em dia. Agora você já sabe que é possível checar algumas partes em casa, então não deixe de limpar as saídas de água das portas, do teto-solar, do ar-condicionado e do assoalho.

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Preste atenção também nas borrachas, lanternas e para-brisas – a má condição dos últimos pode gerar multa.

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Claro que, se você for multado por andar com o farol e lanternas apagados ou queimados, é um direito seu entrar com um recurso de defesa para não sofrer com as penalidades da infração.

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Como a boa manutenção não impede totalmente que surja uma infiltração no carro enquanto ele circula nos alagamentos formados no trânsito durante as chuvas e enchentes, não se esqueça do que você aprendeu aqui sobre manter a velocidade baixa e constante.

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Dirigir com atenção e respeito não só contribui para a formação de um trânsito consciente e seguro, mas ajuda a não causar uma infiltração no carro por negligência do próprio motorista durante a chuva.

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Referências:

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  1. https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2017/03/infiltracao-de-agua-no-carro-descubra-causas-e-como-evitar.html
  2. http://www.carvaomineral.com.br/abcm/meioambiente/legislacoes/bd_carboniferas/transporte/resolucao_contran_216-2006.pdf
  3. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9503Compilado.htm
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