Além do visual estético, o farol de milha é um aliado na iluminação promovendo maior visibilidade e segurança do motorista à noite. A característica do farol de milha é uma iluminação forte e direcionada, que não se espalha e alcança uma distância mais extensa que o farol alto. O farol de milha é um item opcional, por isso não são todos os carros que possuem.
Não, o farol de neblina é diferente. Enquanto o farol de milha promove uma iluminação mais extensa e direcionada, no farol de neblina a luz se espalha e fica bem próxima ao chão, marcando as margens da pista, ajudando o motorista a ter mais visibilidade durante o trajeto.
A variedade em faróis de milha se dá pela diversidade de materiais que são feitos, ou seja, existem os faróis em alumínio, plástico, aço e fibra de carbono. Além do material, diferem também nos formatos e tipos de lente eo tipo de lâmpada irá refletir na quantidade de luz alcançada. As lâmpadas mais comumente encontradas no mercado são as de xênon, halógenas e cool blue.
São as que possuem maior desempenho em iluminar grandes distâncias, são caras e só são permitidas somente se os carros saírem de fábrica com elas.
São as mais comuns porque possuem bom custo-benefício. Os feixes de luz são branco/amarelados o que relatam alguns motoristas usuários ser fator que promove cansaço na visão.
Também chamada de “super branca”, são semelhantes ao modelo xênon, porém elas não atrapalham a visão dos motoristas que trafegam no sentido oposto, elas emitem cerca de 20% a mais de brilho que as halógenas e tem a luz branco/azulada.
Como o farol de milha foi produzido para aumentar a iluminação de longas distâncias seu uso é recomendado apenas em estradas. Essa iluminação pode provocar ofuscamento da visão dos motoristas que trafegam no sentido oposto por isso é aconselhado que seja usado somente em casos de real necessidade para não causar inconvenientes.
Assim como o farol alto, devemos nos preocupar e considerar os demais motoristas e não somente nós próprios, podemos prejudicar alguém com o excesso de iluminação e isso culminar num acidente, por isso é importante desenvolver responsabilidade e senso comum quando se está dirigindo, desse modo preservando a vida e a segurança de todos.
Conforme estabelecido por lei no artigo 224 do capítulo XV, utilizar farol de milha em vias iluminadas é proibido, considerada infração leve, mas com penalidade de multa. O mesmo se aplica ao uso do farol alto. O valor da multa é R$127,69 e o motorista perde 5 pontos na CNH.
Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) na resolução de número 14/1998, os faróis de milha, assim como os de neblina são considerados itens opcionais. E pelo fato de não serem itens obrigatórios eles são inválidos de multas.
Por tanto, motoristas que estiverem trafegando com os faróis de milha queimados não correrá risco de levar multa, podendo deixar para resolver esse problema e o conserto quando lhe for conveniente.
Já os faróis considerados itens obrigatórios como os principais dianteiros, faroletes, lanternas de posição traseiras, lanternas de freio, lanternas indicadoras de direção dianteiras e traseiras incorrem em multa caso o motorista trafegue com elas queimadas.
Os carros já podem sair de fábrica com este item opcional devidamente instalado, a maioria dos veículos apresentará este item instalado no para-choque dianteiro, mas outros como os veículos utilitários esportivos e caminhões eles podem ser instalados na grelha ou em um hack acima da frente do veículo.
Veículos que não saíram de fábrica com o farol de milha a instalação pode ser um pouco complicada, pois precisarão ser feitas ligações elétricas adicionais no carro além de furos na lataria para colocação e instalação dos faróis. Alguns carros já irão apresentar uma abertura destinada para as luzes de milha o que facilitará esta etapa.
Procure uma oficina com profissionais especializados. Caso não queira fazer o serviço diretamente na fabricante montadora, esteja ciente que na montadora o serviço terá garantia, porém geralmente é mais caro. Atente-se em realizar a instalação conforme as especificações legais para não ter problemas.
A segurança na direção é fundamental e a boa visibilidade colabora totalmente para que haja essa segurança. Dirigir em estradas escuras diminui a capacidade de visão do motorista e o farol comum instalado nos veículos pode não ser suficiente para suprir essa necessidade, por isso o farol de milha veio como um aliado para promover um trajeto tranquilo e maior comodidade para o motorista em viagens e deslocamentos por caminhos escuros.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!