Dirigir Na Chuva: Cuidados Que Você Precisa Tomar

Dirigir um veículo é um ato de responsabilidade e por isso medidas e ações de segurança são obrigatórias para manter a integridade tanto do motorista quanto de passageiros e de todos que estiverem em trânsito. Conduzir um veículo em dia de chuva requer muita atenção e cuidados.

Leia mais

O período de chuva já se faz presente em muitas regiões do Brasil e dirigir nessas condições é sempre desafiador, pista molhada, escorregadia, possibilidade de aquaplanagem e visibilidade reduzida, são algumas das situações que o motorista precisa enfrentar.

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=AZQGijj0jgM

Leia mais

De acordo com Marcelo Granja, diretor de educação de trânsito do DETRAN, em dias chuvosos o índice de pequenas colisões aumenta cerca de 30% e o principal motivo para isso é a diminuição da visibilidade, o que ainda se torna ainda mais prejudicado à noite e com neblina. Sendo assim, algumas precauções podem e devem ser tomadas para evitar acidentes e sustos durante o trajeto, seja na cidade como nas rodovias e estradas.

Leia mais

Condições do carro

Segundo a Polícia Militar chegar os pneus e limpadores de para-brisa é fundamental, tanto quanto manter a revisão sistemática do veículo em dia. Itens básicos como iluminação, freios, fluidos, limpador de para-brisa e pneus são imprescindíveis para segurança. Problemas mecânicos e elétricos aumentam demasiadamente o risco de acidente numa condição de chuva.

Leia mais

O desembaçador também é um item muito importante porque é normal com a chuva os vidros ficarem embaçados e contribuírem para a baixa visibilidade.

Leia mais

Farol baixo é obrigatório

Mesmo durante o dia, em dias de chuva, o uso do farol baixo na cidade ou na estrada é obrigatório, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), porque aumenta a visibilidade tanto do motorista quanto dos outros veículos como também de pedestres.

Leia mais

O farol alto na chuva não é aconselhado e deve ser evitado porque ele reflete nas gotas de água da chuva e isso pode reduzir a capacidade de enxergar de quem está conduzindo, além de atrapalhar os outros motoristas.

Leia mais

Se um outro carro estiver trafegando com o farol alto, você pode sinalizar acendendo o seu farol alto piscando para que o outro motorista entenda e diminua o dele. Se isso não resolver uma medida rápida é projetar seu olhar mais para o lado direito assim o clarão não será tão intenso nos seus olhos e diminuirá o prejuízo na sua visão.

Leia mais

Mantenha distância do carro da frente

A distância de segurança entre carros é fundamental para evitar acidentes em ambientes com ou sem chuva, sendo ainda mais necessárias quando as condições climáticas forem desfavoráveis. Essa distância é ensinada na autoescola, geralmente é um cálculo instintivo feito pelo motorista de um espaço deixado entre um carro e outro que caberia outro carro entre eles.

Leia mais

A distância de segurança fornece ao condutor uma possibilidade maior de reagir bem na direção caso ocorra algum problema relacionado com o carro da frente. Ou seja, quem está dirigindo o carro que mantém a distância segura do carro da frente pode escapar de um acidente.

Leia mais

Cuidado ao frear e diminua a velocidade

Conforme mencionamos acima a distância de segurança também fornece ao motorista uma frenagem mais leve não precisando frear bruscamente caso haja necessidade. Em dias de chuva, uma frenagem brusca pode levar ao descontrole do carro, pois os pneus podem derrapar devido a aderência reduzida pela pista molhada.

Leia mais

Reduzir um pouco a velocidade é uma medida que traz segurança porque exigirá menos utilização dos freios. Quando o motorista mantém a atenção e toma a distância de segurança sem precisar ficar freando o tempo todo, ele consegue diminuir a velocidade somente parando de acelerar um pouco.

Leia mais

Atenção e se oriente pelas faixas e tachões no solo

Atenção é qualidade sempre ativa nos motoristas, mas em dias de condições climáticas adversas ela deve ser redobrada. Mesmo que a visibilidade esteja bem ruim, o importante é manter a calma, reduzir a velocidade e se orientar pelas faixas e itens luminosos que são instalados justamente para guiar os motoristas nestas condições.

Leia mais

Só ultrapasse com segurança e cuidado nas curvas

Fique atento nas curvas, em dias de chuva elas podem contribuir para a derrapagem dos pneus e você acabar perdendo o controle do carro. Além disso esteja atendo ao trânsito de mão inversa no caso de estradas de mão dupla. Uma dica é reduzir a velocidade ao entrar na curva, se for necessário mude a marcha e depois comece a acelerar, agindo assim a tração nas 4 rodas aumentará.

Leia mais

A ultrapassagem sempre deve ser realizada em condições de segurança e seguindo a permissão concedida por placas e faixas, obedecendo a sinalização e as regras que guiam esse tipo de manobra. Na chuva, com neblina e a noite onde a visibilidade é menor é importante estar bem certo de que o momento é propício para realizar a ultrapassagem e ela só deve ser feita pelo lado esquerdo do carro que será ultrapassado.

Leia mais

O que fazer se acontecer aquaplanagem?

Aquaplanagem é um fenômeno que acontece quando os pneus perdem o contato do solo, por causa da água acumulada na pista. Se isso acontecer com você, primeiro passo é manter a calma, segure firme no volante com as duas mãos e pare de acelerar, jamais pise bruscamente nos freios. Se eles forem ABS pise lentamente, você sentirá quando o carro estiver em contato com o solo novamente, recuperando assim o controle da direção. Faça um teste mexendo levemente a direção para os lados certificando que a aquaplanagem já passou.

Leia mais

É muito importante saber como reagir nessa situação porque a aquaplanagem pode levar a perda total do controle da direção o carro pode chegar a rodar na pista e até mesmo capotar dependendo da velocidade e um acidente pode realmente acontecer.

Leia mais

Conclusão

Saber como agir na direção de um carro em dias de chuva é fundamental para segurança de todos. Evite trafegar em vias inundadas, pois o carro pode ser danificado tanto pelo excesso de água no motor, como também, você pode cair com um pneu num buraco por não enxergar.

Leia mais

Dirigir sempre com as duas mãos no volante garantirá que você mantenha o carro sob controle.

Leia mais

Se o volume de chuva chegar a um ponto tão forte que comprometa demais a visibilidade, não hesite em procurar abrigo e esperar que a chuva diminua. Não existe pressa se esta pode colocar a vida em risco. Um tempo esperando pode salvar sua vida e de quem mais estiver com você.

Leia mais

Mantenha a tranquilidade e redobre a atenção. Todas essas medidas informadas garantem uma viagem e trajeto feitos em segurança se observados por quem dirige.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas