Para quem não sabe, o difusor de escape muda o barulho do ronco do seu carro.
Ele agrega um estilo diferenciado, que chama muito a atenção por onde o veículo passa.
Com o difusor de escape, podemos escutar um ronco forte e potente, deixando seu veículo com cara de carro de corrida.
Em carros com motor V8, o difusor é colocado em ambas as saídas laterais do motor, fazendo com que o ronco seja ainda mais audível para quem passa na rua.
Se você gosta de carros de corrida, não deixe de saber como usar o difusor de escape em seu veículo.
Neste artigo ,você aprenderá quais são os macetes que os mecânicos usam para instalar o equipamento.
Você também aprenderá o que as leis brasileiras dizem sobre o difusor de escape.
Até o final, também verá quais são os cuidados para manter o seu difusor de escape funcionando de forma adequada.
Fique atento neste artigo e tire todas as suas dúvidas.
Boa leitura!
Difusor de escape é um dispositivo eletrônico que altera o ronco do motor do carro.
Ele é capaz de conceder ao veículo um som mais esportivo, sendo instalado no escapamento, como o nome sugere.
Mas o seu papel não se dá apenas com relação ao ronco do motor.
O difusor tem a ver também com um conceito bastante moderno.
Ao longo dos últimos anos, o design do carro evoluiu significativamente com maior foco na aerodinâmica.
Assim, o fluxo de ar é mais importante do que nunca.
Hoje, os avanços no design aerodinâmico que se originaram em carros de corrida encontraram lugar nos veículos de rua.
Para se ter ideia, os BMWs de hoje apresentam difusores de escape traseiros de fábrica que podem ser facilmente trocados ou substituídos.
Além disso, as empresas de pós-venda oferecem tratamentos de difusores traseiros para uma grande variedade de marcas e modelos.
O difusor geralmente está localizado na parte de trás do carro, e seu objetivo aerodinâmico é aumentar a velocidade do fluxo de ar embaixo do automóvel.
A pressão do ar embaixo do carro é afetada pelo difusor à medida que ele se movimenta.
Tudo acontece tal como um spoiler traseiro e uma asa de avião fazem uso do Princípio de Bernoulli, de modo que a pressão diminua à medida que aumenta a velocidade.
Como a pressão do ar abaixo do carro é mais baixa do que nos lados e no topo do automóvel, um difusor devidamente implementado criará o que se chama de downforce.
O difusor de escape tem utilidades diversas e, agora, vamos apresentar para você algumas delas.
A principal função de um difusor de escape é queimar gases de escape não queimados que saem do motor de um veículo.
Ao fazer isso, um conversor catalítico reduz as emissões dos gases de escape de um veículo.
Um difusor de escape cria impedância do sistema de escape, o que faz com que o exaustor que sai do motor do veículo desacelere.
Esse é um processo que dá ao conversor catalítico mais tempo para atuar sobre os gases de escape.
As emissões de hidrocarbonetos, que são criadas quando o ar e o gás são queimados dentro de um motor do veículo, são significativamente reduzidos pela ação de queima de um conversor catalítico.
Todos os veículos equipados com conversores catalíticos exigem o uso de gasolina sem chumbo, que é um tipo de combustível cuja queima resulta em baixas emissões de gases de escape.
A gasolina com chumbo e / ou os motores a gasolina são altamente prejudiciais para um conversor catalítico e não podem ser usados em carros equipados com um.
Certamente, você deve conhecer aquele ronco maravilhoso que arrepia quando passa, não é mesmo?
Mas a sensação de prazer tende a ser ainda maior quando o condutor está com um carro com difusor de escape em suas mãos.
O sonho de muitos é poder ser o maestro e conduzir a orquestra dos cilindros, revelando uma “ode ao asfalto”.
E para nos ajudar nessa orquestra sobre rodas, contamos com o nosso amigo difusor de escape.
Mas, como tudo que é bom dura pouco, o difusor de escape vem criando dúvidas nas cabeças dos condutores: ele é proibido ou não?
Por isso, fizemos uma pesquisa e prometemos tirar essa dúvida da sua cabeça.
De acordo com o nosso Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a questão é abordada em seu artigo 230.
Veja o que ele diz:
“Art. 230. Conduzir o veículo:
(...)
VII - com a cor ou característica alterada;
(...)
Infração - grave;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - retenção do veículo para regularização."
Quando falamos da aplicação de qualquer multa, vale lembrar que o agente em questão precisa ter jurisdição sobre a via na qual seu carro é abordado.
O que isso quer dizer?
Que um policial rodoviário não pode multar em vias urbanas, por exemplo.
Agora, especialmente sobre o difusor de escape, vale observar um ponto importante do CTB.
É o que diz o artigo 104:
“Art. 104. Os veículos em circulação terão suas condições de segurança, de controle de emissão de gases poluentes e de ruído avaliadas mediante inspeção, que será obrigatória, na forma e periodicidade estabelecidas pelo CONTRAN para os itens de segurança e pelo CONAMA para emissão de gases poluentes e ruído.”
Veja que há algumas questões a observar.
Entre elas, o que o veículo gera de ruído a partir do difusor de escape, além da emissão de poluentes.
Surge aí um novo integrante, que é o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama)
Nesses casos, vale muita atenção, pois a multa não necessariamente ocorre apenas em abordagens diretas, como em uma blitz.
Em alguns estados, o Detran realiza a vistoria quando o proprietário compra o veículo e verifica se o escapamento é original, a emissão de gás e ruídos.
Veja que até agora estamos falando da possibilidade de você receber uma multa se for abordado com o difusor de escape.
No entanto, caso isso aconteça, ainda que a alteração não tenha sido protocolada junto ao Detran, você pode entrar com um recurso solicitando a sua anulação.
Em primeiro lugar, de acordo com o nosso CTB, nada consta sobre a proibição de escapamentos esportivos.
E o que não é proibido, permitido está, certo?
Não é errado interpretar dessa forma, embora o agente de trânsito possa ver de maneira diferente a questão.
Por isso, como em qualquer defesa, você precisa se embasar no que diz a lei.
E, nesse caso, está previsto que não é permitido mudar as características do veículo.
É o que diz o artigo 230 do CTB, sobre o qual já falamos antes.
Por outro lado, é sabido que o difusor de escape não gera mudança em características específicas de um veículo.
O que acontece, na verdade, é uma mudança para melhor da performance e mesmo a diminuição de emissão de gás poluentes na atmosfera.
Além do ronco espetacular, é claro.
Essa questão do ruído merece ser analisada, mas nada além disso.
Não há razão para você ser multado por supostamente ter modificado características do veículo.
O difusor de escape não se encaixa nisso.
Se a multa ocorrer, recorra.
É um direito seu.
Tenha cuidado para não receber multas inválidas.
Afinal, o difusor de escape danifica o motor de carros ou motos?
Essa é uma dúvida comum entre aqueles que pensam em instalar o acessório no veículo.
Mas saiba que o difusor de escape nunca irá danificar o motor de seu veículo.
Obviamente, estamos falando apenas de equipamentos de primeira linha.
Os equipamentos devem ser feitos com metais nobres, bem dimensionados na sua estrutura, calibrados corretamente e seguindo as normas da motorização do veículo.
Contudo, o difusor de escape pode danificar o motor do seu carro se ele não possuir as dimensões corretas.
Aí sim, ele pode causar vários problemas, como riscos de quebras no motor do seu carro.
Tudo isso sem considerar ainda que ele pode fazer com que seu veículo perca a força no torque a médio e longo prazo.
Então, é uma questão mais de procedência do material do que da sua instalação.
Um ruído estranho no escapamento pode ser um indício de mal uso de um difusor de escape.
Quando ele não tem a procedência qualificada, também pode causar ruídos acima dos decibéis permitidos.
Então, você já sabe: quando o barulho for muito alto, esse é um sinal de alerta.
Lembre sempre de procurar fabricantes autorizados que seguem as normas do mercado e fornecedores que trabalham apenas com peças originais.
Tenha a mesma precaução ao cuidar da manutenção do difusor de escape, buscando profissionais especializados.
Com mecânica não se brinca.
As emissões de poluentes do automóvel são gases ou vapores liberados para a atmosfera como resultado da combustão incompleta do motor a gasolina.
Para cumprir com as leis que regulam a poluição por automóveis, modificações mecânicas e adições de gerenciamento eletrônico foram feitas para motores de combustão interna, seus sistemas de combustível, sistemas de ignição e dispositivos de controle para minimizar as emissões.
Após o uso do veículo ou reparo relacionado diretamente com os sistemas de combustível, dispositivos de ignição e emissão, se faz necessário verificar se o veículo em questão continua cumprindo com os padrões de emissão.
Esse é o tipo de situação que deve ser regulamentada pelo Conama.
Normalmente, a manutenção periódica de um veículo impede que acabe ocorrendo excesso de poluição atmosférica.
Mas essa não é a única razão para isso, pois há outras vantagens.
Estamos falando, por exemplo, da economia de gasolina e de um desempenho máximo do motor.
Não por acaso, estamos falando de bons motivos para apostar em um difusor de escape no seu carro, caso ele não tenha o acessório de fábrica.
Agora, vamos entender um pouco mais sobre como é feita a análise e medição de gases de escape dos veículos.
Um difusor de escape não é apenas um acessório capaz de dar ao motor um ronco potente e diferenciado.
Embora essa seja a sua característica mais marcante - e que tanto atrai interessados -, vimos neste artigo que ele é capaz de melhorar o desempenho do motor, auxiliar no menor consumo de combustível e ainda reduzir a emissão de gases na atmosfera.
Ou seja, há boas razões para você apostar na sua instalação, caso o equipamento não venha de fábrica.
Só é preciso lembrar de ter o cuidado quanto à sua procedência.
Se você deseja um bom difusor de escape, que cumpra com seus objetivos, não cause danos ao motor e nem faça um ruído além do permitido pela lei, vá pelo caminho certo.
Busque a instalação junto a profissionais de confiança, que tenham fornecedores que usem apenas peças originais.
Agindo dessa forma, você evita grande parte dos problemas com a fiscalização de trânsito, que podem gerar alguma dor de cabeça.
Como vimos neste artigo, você pode acabar sendo multado, mas na maioria das vezes, terá argumentos suficientes para entrar com um recurso, anular a multa e cancelar os pontos na carteira.
Se precisar de ajuda especializada nessa hora, lembre-se do Doutor Multas.
Temos um time de consultores especialistas na área administrativa de direito de trânsito aptos a solucionar suas demandas.
Doutor Multas é a melhor solução para ajudar você a ganhar recursos de multas, com a maior taxa de vitória para os clientes.
Entre em contato conosco sempre que precisar.
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