Detran Licenciamento: Como Emitir e Principais Informações

Há alguns anos só era possível emitir o CRLV, assim como outros documentos, pelo Detran. Felizmente hoje em dia as coisas são muito mais fáceis e é possível emitir esses e outros documentos pela internet, de forma rápida, fácil e segura. Entretanto, muitos motoristas ainda possuem dúvidas sobre como emitir o Licenciamento pela internet.

Leia mais

Outra vantagem de emitir o Licenciamento pela internet é que, dessa forma, será possível compartilhar a versão eletrônica do documento com outras pessoas que usam o carro. Lembrando que é obrigatório dirigir portando o documento, e que dirigir sem o CRLV do veículo é infração gravíssima e a multa pode chegar a mais de R$240,00.

Leia mais

Emitir o Licenciamento Anual é bem simples. Contudo, o motorista deve se atentar a informações importantes como a documentação necessária e preencher todos os dados corretamente.

Leia mais

Tem dúvidas sobre como emitir o Licenciamento Anual e quais as principais informações sobre o documento? Preparamos um artigo sobre o tema. Não pare a leitura!

Leia mais

Licenciamento pelo Detran: como emitir o documento?

Há alguns anos, para emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, o CRLV, era necessário que o motorista se dirigisse pessoalmente até a unidade do Detran de seu município e aguardasse. Hoje em dia, é possível emitir esse documento sem sair de casa, através do site do Detran ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Leia mais

Vale ressaltar que, desde o ano de 2021, com o surgimento do CRLV-e, o Detran passou a não emitir a versão do documento impressa em papel moeda. Sendo assim, cabe ao motorista a emissão desse documento.

Leia mais

Emitir a versão eletrônica do documento é bem simples e rápido, basta seguir as instruções. É necessário que o motorista esteja em dia com os débitos referentes ao seu veículo, como IPVA, multas e outros.

Leia mais

Pelo site do Detran

Para emitir o CRLV-e pelo site do Detran do seu estado, basta acessar o site, clicar na aba “Veículos” e acessar o campo “Emitir Licenciamento Anual” (CRLV-e). Caso seja o primeiro acesso, será necessário fazer o seu cadastro.

Leia mais

Logo em seguida, será necessário clicar em “Licenciamento Anual” e depois em “Licenciamento Digital”, informar o RENAVAN do veículo, a placa nos locais indicados e clicar em “concluir”. O documento estará disponível para download em seguida.

Leia mais

Pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito

Também é possível emitir a versão eletrônica do documento através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O aplicativo está disponível para download gratuitamente tanto na Play Store quanto na Apple Store.

Leia mais

Para emitir o documento pelo aplicativo, em primeiro lugar, será necessário que o motorista baixe o aplicativo em seu smartphone. Em seguida, entrar no app com a sua conta do gov.br. Caso ainda não tenha feito o cadastro, será necessário fazer o cadastro no site do Governo Federal.

Leia mais

Após o motorista fazer o login com a sua conta, ele deverá clicar na aba “Veículos” e, em seguida, clicar em “Baixar CRLV Digital”. Feito isso, o CRLV Digital aparecerá na tela do celular. O documento poderá ser salvo em PDF.

Leia mais

Detran Licenciamento: como imprimir o documento?

A versão impressa em papel moeda do Licenciamento Anual deixou de ser emitida pelo Detran em 2021, logo após o lançamento do CRLV-e. Mas os motoristas que desejarem ter a versão impressa do documento poderão imprimir em casa, através do site do Detran e do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Leia mais

A impressão do documento não é obrigatória, uma vez que a versão eletrônica possui as mesmas informações contidas na versão impressa do CRLV e é válida em todo território nacional. Quem possui a versão digital em seu celular não precisa da versão impressa.

Leia mais

Contudo, a impressão do documento é recomendada, pois caso aconteça uma abordagem policial e o motorista estiver com o celular com a bateria descarregada, ele será autuado. Dirigir sem o CRLV é infração gravíssima e o motorista será penalizado com uma multa de R$293,00 e 7 pontos na carteira.

Leia mais

Para imprimir a versão eletrônica do documento é bem simples. Pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, por exemplo, basta que o motorista abra o documento, salve-o em PDF e imprima.

Leia mais

Pelo site do Detran também é bem simples. Basta que o motorista acesse o site, abra o documento, clique em “salvar em PDF” e depois imprima. A impressão deve ser feita em papel A4.

Leia mais

Quais informações estão presentes no documento?

A versão eletrônica do documento possui as mesmas informações que a versão impressa, emitida pelo Detran, possuía. No documento, estão presentes informações como CPF e nome completo do proprietário do veículo, assim como informações sobre o veículo como marca, modelo, ano de fabricação, cor e número do Renavam.

Leia mais

E se não tiver conexão com a internet?

Uma dúvida muito comum entre os motoristas que vão emitir o Licenciamento pela primeira vez pela internet é: o que acontece se houver uma abordagem policial e o smartphone do condutor do veículo não estiver conectado à internet? A resposta é: nada. Não é necessário conexão com a internet para ter acesso ao documento.

Leia mais

Contudo, para evitar situações desagradáveis, é recomendado que o motorista imprima o documento e deixe sempre a versão impressa no porta-luvas do carro, caso ocorra alguma eventualidade.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas