DETRAN Digital AM

Você sabe quais são os serviços ofertados pelo DETRAN do estado do Amazonas? Além disso, conhece o DETRAN digital? Caso contrário, está no lugar correto! Por meio desse artigo, responderemos dúvidas relacionadas ao licenciamento, ao IPVA e às outras taxas e aos serviços disponibilizados no formato digital.

Leia mais

Tudo isso para que o condutor consiga quitar suas pendências de maneira ágil, prática e viável para sua condição pessoal, e para que entenda mais profundamente os serviços – e os detalhes – que o DETRAN disponibiliza.

Leia mais

Desejo uma boa leitura, e espero que ao final todas as possíveis questões possam ter sido solucionadas!

Leia mais

Tudo sobre o DETRAN AM

Os sites do DETRAN são separados de acordo com cada estado, portanto, cada estado possui um portal oficial referente às informações de trânsito.

Leia mais

No portal oficial do DETRAN do Amazonas, é possível localizar as instituições credenciadas para ajudar e conduzir em todos os processos de seu automóvel. Dentre essas instituições credenciadas, estão as empresas de vistoria, os institutos técnicos licenciados e as clínicas de despachantes.

Leia mais

Além disso, nesse portal digital, também são encontrados documentos considerados relevantes para os condutores como as portarias e os formulários. Por exemplo, serviços como a remarcação de chassi, a restituição de taxa e a alteração de características do automóvel exigem o preenchimento de formulários presentes no site DETRAN AM.

Leia mais

Uma informação relevante a ser citada é sobre a CNH social! Essa ferramenta tem como objetivo ajudar as pessoas que não possuem condições socioeconômicas a retirarem sua CNH ou até mudar de categoria. Os serviços são oferecidos de maneira gratuita, e o critério usado é a renda familiar, que deve ser de até 2 salários mínimos.

Leia mais

DETRAN AM digital

Importante salientar também ao DETRAN digital do Amazonas, que é uma ferramenta com o intuito de facilitar a realização de serviços pelos condutores. Dentre esses serviços, podemos citar os principais:

Leia mais
  • Autorização de estacionamento para idoso
  • Consulta de dados da habilitação, QR code para a carteira de habilitação digital, consulta de restrições da habilitação e consulta de pontuação da habilitação
  • Cadastro de endereço de CNH
  • Vinculação ou desvinculação do veículo ao cadastro do proprietário
  • Solicitação de 2ª via de CRV
  • Solicitação de 2ª via de CRLV
  • Transformação de notificação de autuação em penalidade
  • Consulta de financiamentos
  • Consulta de débito e restrições
  • Conversão de autuação em advertência
  • Conversão de autuação em penalidade
  • Alteração de endereço do veículo
  • Emissão de CRLV-e
  • Emissão de 2ª via de CRV
  • Recolocação de placa
  • Mudança de placa modelo Mercosul
Leia mais

Na versão digital, é possível também realizar agendamento de serviços. A seguir, explicaremos essa ação em passo a passo!

Leia mais

1º passo: Acessar o serviço de agendamento eletrônico: Acesse o “Portal Institucional DETRAN – AM” e clique na opção “Agendamento”. Ou Acesse o “DETRAN Digital” e clique na opção “Agendamento”.

Leia mais

2º passo: Preencha seus dados pessoais: Os dados obrigatórios são nome completo, CPF e número de telefone, um dado opcional, por exemplo, é o endereço de e-mail.

Leia mais

3º passo: Escolha o tipo de serviço: “CNH” ou “Veículos”.

Leia mais

4º passo: Selecionar o serviço: Se o serviço for “Veículos” é necessário que se informe o RENAVAM ou o número do chassi. Porém, se o serviço escolhido for o “Primeira Habilitação” é necessário o preenchimento de um formulário de pré cadastro.

Leia mais

5º passo: Clique no botão “Selecionar”.

Leia mais

6º passo: Selecione a data

Leia mais

7º passo: Selecione um local disponível.

Leia mais

8º passo: Selecione um horário disponível.

Leia mais

9º passo: Clique na opção “Concluir”.

Leia mais

10º passo: Confira os dados informados.

Leia mais

11º passo: Imprima o comprovante de Agendamento.

Leia mais

Após seguir todos esses passos, basta comparecer no local escolhido, na data e hora correta e realizar o procedimento requerido, por via digital.

Leia mais

Como consultar placa no DETRAN AM?

Começaremos a falar sobre a importância e a função da placa do veículo. Ela é vista como a identidade oficial do automóvel e com uma simples busca a seus números e letras é possível que se saiba informações específicas, como: ano de fabricação, possíveis multas, eventuais acidentes etc.

Leia mais

Portanto, a partir da consulta da placa do veículo – realizada no DETRAN AM – o proprietário pode conferir a situação de seu automóvel!

Leia mais

Para então realizar a consulta, de fato, é necessário apenas que se tenha o dado da sequência da placa em mãos. Uma opção válida é que, a partir disso se insira esse dado no portal ou no aplicativo da “Zapay”. Assim, você terá acesso à situação do veículo, como as formas de pagamento disponíveis para eventuais necessidades.

Leia mais

Outro dado que também pode ser utilizado para verificar a situação do automóvel é o número do RENAVAM. (Registro Nacional de Veículos Automotores)

Leia mais

Como consultar o licenciamento?

O licenciamento do automóvel tem como intuito comprovar que o veículo está de acordo com todas as regras do meio ambiente e de segurança.

Leia mais

A consulta desse dado também pode ser realizada pela plataforma “Zapay”, usando o dado da placa do veículo!

Leia mais

É importante salientar que só depois da confirmação e registro do pagamento do licenciamento, é possível a emissão do CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). No caso do DETRAN de Amazonas, este é obtido por meio do acesso do DETRAN digital. (indicado pela letra ‘e’ após a sigla CRLV)

Leia mais

Multas DETRAN AM

As multas, em geral, são classificadas de acordo com seu nível de gravidade, portanto existem as multas de natureza leve, média, grave e gravíssima. Os valores das multas dependem do nível em que a mesma se encontra, assim como a perda de ponto na CNH.

Leia mais

Caso o pagamento da multa não seja realizado no período previsto, o condutor estará sujeito ao pagamento de juros de mora e ao aumento do preço inicial da multa. Em contextos extremos, pode haver a inscrição na dívida ativa. Como consequência, tal condutor poderá ter seus bens bloqueados.

Leia mais

Além disso se, por exemplo, somarmos duas infrações como: deixar de pagar as multas e não portar o CRLV, tal proprietário de veículo poderá ter seu automóvel apreendido pelas autoridades policiais.

Leia mais

Conclusão

Ao final desse artigo, espero que os condutores não só do estado de Amazonas, como os de outros estados do país tenham compreendido as informações aqui passadas. Além disso, desejo que todas as possíveis questões tenham sido solucionadas!

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas