Detran: Consulta da Situação Do Veículo

Como um condutor, é sempre essencial checar com regularidade a situação do seu veículo para ver se existem infrações, pontos ou até mesmo alguma suspensão / cassação do direito de dirigir.

Leia mais

Nesse sentido, é importante estabelecer que cada Departamento Estadual de Trânsito pode ter um procedimento diferente que lhe permita de realizar essa checagem. Isso ocorre porque os estados possuem uma certa autonomia quanto ao funcionamento de seus procedimentos.

Leia mais

Assim, esse artigo lhe ajudará a saber como realizar essa consulta, independendo do estado do Brasil que você more e como regularizar a situação de seu veículo. Vem comigo!

Leia mais

Como fazer a consulta da situação do veículo online?

Com o avanço dos recursos tecnológicos, é certo dizer que, hoje em dia, é muito mais fácil e prático checar a sua situação do que era alguns anos atrás. Ao invés de ter que se dirigir ao Detran mais próximo, aguardar em longas filas para falar com algum atendente, hoje, basta ter as suas informações importantes em mãos e ter algum aparelho eletrônico próximo.

Leia mais

Portanto, para conseguir checar isso, o primeiro passo é saber o site do Detran do seu estado. Segue abaixo os links desses sites!

Leia mais

Região sudeste:

Leia mais

São Paulo: Detran SP – www.detran.sp.gov.br

Leia mais

Rio de Janeiro: Detran RJ – www.detran.rj.gov.br

Leia mais

Espírito Santo: Detran ES – www.detran.es.gov.br

Leia mais

Minas Gerais: Detran MG – www.detran.mg.gov.br

Leia mais

Região norte:

Leia mais

Tocantins: Detran TO – www.detran.to.gov.br

Leia mais

Pará: Detran PA – www.detran.pa.gov.br

Leia mais

Amapá: Detran AP – www.detran.ap.gov.br

Leia mais

Roraima: Detran RR – www.detran.rr.gov.br

Leia mais

Amazonas: Detran AM – www.detran.am.gov.br

Leia mais

Região nordeste:

Leia mais

Bahia: Detran BA – www.detran.ba.gov.br

Leia mais

Sergipe: Detran SE – www.detran.se.gov.br

Leia mais

Alagoas: Detran AL – www.detran.al.gov.br

Leia mais

Pernambuco: Detran PE – www.detran.pe.gov.br

Leia mais

Paraíba: Detran PB – www.detran.pb.gov.br

Leia mais

Rio Grande do Norte: Detran RN – www.detran.rn.gov.br

Leia mais

Ceará : Detran CE – www.detran.ce.gov.br

Leia mais

Piauí: Detran PI – www.detran.pi.gov.br

Leia mais

Maranhão: Detran MA – www.detran.ma.gov.br

Leia mais

Região sul:

Leia mais

Rio Grande do Sul: Detran RS – www.detran.rs.gov.br

Leia mais

Santa Catarina: Detran SC – www.detran.sc.gov.br

Leia mais

Paraná: Detran PR – www.detran.pr.gov.br

Leia mais

Região centro-oeste:

Leia mais

Mato Grosso do Sul: Detran MS – www.detran.ms.gov.br

Leia mais

Mato Grosso: Detran MT – www.detran.mt.gov.br

Leia mais

Goiás: Detran GO – www.detran.go.gov.br

Leia mais

Distrito Federal: Detran DF – www.detran.df.gov.br

Leia mais

Depois de localizar o Detran que te diz respeito, clique no link do site e procure alguma parte que mostre “veículos” ou “consultas”, podendo ser até mesmo “consulta de veículos”. Depois, o site irá te pedir pelas suas informações, sendo necessário ter esses documentos separados. Entre eles, o número do seu RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) e o número da placa do seu veículo.

Leia mais

Após inserir essas informações, pronto! Você poderá ver a situação de seu veículo.

Leia mais

Descobri que a situação do meu veículo está irregular, e agora?

As duas principais formas que um veículo pode se encontrar irregular é através de um débito em seu nome ou a perda do direito de dirigir. É essencial saber como lidar com ambas as situações.

Leia mais

Como resolver um débito em seu nome:

Se o seu caso é o primeiro e o Detran aponta que você deve dinheiro, você tem dois caminhos possíveis para resolver a situação. O primeiro é realizar o pagamento dessa multa, seguindo os passos que o Detran do seu estado indica. Dessa forma, em alguns dias úteis, esse débito em seu nome deverá desaparecer, mesmo que os pontos que a infração resultou continuarão em sua Carteira Nacional de Habilitação.

Leia mais

O outro caminho anularia a sua multa sem precisar pagá-la e desconsideraria os pontos que foram adicionados em sua carteira de motorista. Esse caminho é através do recurso de multa.

Leia mais

Qualquer condutor possui o direito de contestar alguma multa que lhe foi atribuído. Nesse sentido, se você acredita que aquela multa não deveria estar lá, você pode dar início a esse processo.

Leia mais

O recurso se dá em até 3 fases: a defesa prévia, o recurso em primeira instância e o recurso em segunda instância. Na defesa prévia, você precisará apontar algum erro no documento de autuação, como a cor do veículo que se diferencia do seu, o local do acontecimento da infração que não é no seu estado, etc. No entanto, se a multa não for anulada após essa fase, você passa para a primeira instância. Nesse momento, ajudaria muito ter algum tipo e aconselhamento jurídico de alguém que entenda de direito de trânsito, visto que seus argumentos deverão ser bem embasados nas leis, ou seja, no Código de Trânsito Brasileiro.

Leia mais

Se ainda seu caso não for aceito nessa 1ª instância, a 2ª instância terá início e você deverá tentar investir tempo em seus argumentos para aumentar suas chances de sucesso, visto que é um júri que analisará a sua situação.

Leia mais

Se, ao fim de todas as etapas, o seu caso ainda não for aceito, será necessário pagar a multa para normalizar a sua situação. No entanto, caso você seja bem-sucedido, a multa será desconsiderada.

Leia mais

Como reaver o seu direito de dirigir:

Se você checou a situação do seu veículo e descobriu que não possui mais o direito de dirigir, não se preocupe, existem formas de reavê-lo.

Leia mais

Antes de tudo, é necessário estabelecer se você teve esse direito suspenso ou cassado, visto que o procedimento para ambos difere muito.

Leia mais

Se você está com a carteira suspensa, é necessário realizar um curso de reciclagem durante o período de afastamento, incluindo uma avaliação no final para testar seus conhecimentos. Depois, basta aguardar o final da suspensão e você pode voltar a dirigir!

Leia mais

No entanto, se a sua situação envolve ter a sua CNH cassada, você não poderá dirigir por um bom tempo e terá mais trabalho para recuperar seu direito. Ao contrário da suspensão, você tem que ficar dois anos longe do volante sem realizar nenhum tipo de curso. Depois desse período, será necessário fazer a autoescola do zero, como se você nunca tivesse tido uma CNH.

Leia mais

Conclusão

Por fim, foi falado aqui tudo sobre a consulta da situação de um veículo e as possíveis situações que ele se encontra, junto com as soluções. Espero ter ajudado!

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas