Detran Carteira Definitiva

No momento em que uma pessoa decide fazer a sua primeira Carteira Nacional de Habilitação, existem algumas informações que precisam estar bem claras para que não haja problemas no procedimento e não correr o risco de não conseguir sua CNH.

Leia mais

Nesse sentido, é importante esclarecer que, após ser aprovado na prova teórica e na prova prática, você ainda não terá uma carteira de motorista. Mas, não se preocupe! Você ainda poderá dirigir, mas as condições serão diferentes por pelo menos um ano, até você ter o direito de pegar a sua carteira definitiva.

Leia mais

Vem comigo para saber mais sobre o processo da primeira habilitação, a permissão para dirigir, quando e como você pode pegar a sua Carteira Nacional de Habilitação e o que não deve fazer durante esse período com a carteira provisória!

Leia mais

Como consigo fazer minha primeira habilitação?

Antes de tudo, é essencial esclarecer as etapas necessárias para conseguir começar a dirigir. Apesar dos custos desse procedimento variar de autoescola e até mesmo de estado em que você mora, em geral, as fases são as mesmas.

Leia mais

Em primeiro lugar, se você tem mais de 18 anos, sabe ler e escrever, se dirija à autoescola de sua escolha junto com seus documentos de identificação, comprovante de pagamento do DUDA e um comprovante de residência recente.

Leia mais

Depois, você será solicitado para fazer os exames físicos e psicológicos de aptidão. Sendo considerado apto em todos eles, você está pronto para começar as aulas teóricas. Cumprindo 45 horas no total e passando na prova final, você começa as aulas práticas, que totalizam, por sua vez, 20 horas.

Leia mais

Passando por toda carga horária e fazendo a avaliação final com um instrutor, você está pronto para começar a dirigir e receber a sua PPD (permissão para dirigir).

Leia mais

Permissão para dirigir: como ela funciona?

A permissão para dirigir não é tão diferente da carteira de motorista regular, te permitindo fazer quase as mesmas coisas que essa última permite. No entanto, as poucas diferenças que elas possuem se distinguem.

Leia mais

A permissão para dirigir, para começar, tem validade de somente 1 ano. Portanto, se tudo der certo, depois desse ano você está apto a pegar a sua carteira definitiva.

Leia mais

No entanto, durante esse período, existem algumas restrições que podem comprometer toda a sua situação. A principal é que, ao dirigir com a PPD, não pode levar nenhuma multa por uma infração grave, gravíssima ou ter reincidência por infração média. Caso contrário, o condutor perderá o seu direito de dirigir e precisará refazer o procedimento de habilitação do zero.

Leia mais

Algumas infrações que poderiam lhe fazer não conseguir sua carteira definitiva e que são comuns de acontecer são, por exemplo:

Leia mais

- Não usar o cinto de segurança;

Leia mais

- Estacionar seu veículo em algum túnel, ponte ou viaduto;

Leia mais

- Dirigir sob a influência de substâncias alcóolicas;

Leia mais

- Possuir algum tipo de deficiência visual ou auditiva e não usar as lentes ou dispositivos auditivos quando é estabelecido a sua obrigação pelo DETRAN;

Leia mais

- Furar sinal vermelho.

Leia mais

Todas essas infrações mencionadas acimas são ou graves ou gravíssimas, ambas podendo prejudicar sua CNH. Como é possível ver, várias dessas podem acontecer por conta de um descuido ou falta de atenção. Portanto, tome um cuidando extra durante esse período de 12 meses.

Leia mais

Além dessas, tem as infrações médias, que não é permitido cometer mais de uma vez durante esse ano. Entre elas, as mais comuns são:

Leia mais

- Ultrapassar um veículo pelo lado direito;

Leia mais

- Andar em uma velocidade menor que a metade do valor máximo;

Leia mais

- Transitar com excesso de peso no veículo;

Leia mais

- Conduzir o veículo utilizando fones de ouvido;

Leia mais

- Dirigir sem o calçado adequado;

Leia mais

- Dirigir sem colocar as duas mãos no volante.

Leia mais

Por fim, se você conseguir terminar o período anual, pode receber sem problemas a carteira definitiva!

Leia mais

Carteira definitiva

Ao receber essa habilitação, existe uma maior flexibilidade no que diz respeito às infrações que você pode cometer. Nesse sentido, você pode cometer infrações gravíssimas e graves sem perder automaticamente o direito de dirigir. Mesmo assim, é necessário prestar muita atenção ao acúmulo de pontos em sua CNH, visto que cada infração cometida resulta na adição de uma quantidade desses. Veja a seguir quantos pontos pode colocar a sua CNH em risco!

Leia mais

- 40 Pontos, se não tiver cometido nenhuma infração gravíssima;

Leia mais

- 30 Pontos, se tiver cometido, no máximo, uma infração gravíssima;

Leia mais

- 20 Pontos, se tiver cometido duas ou mais infrações gravíssimas.

Leia mais

Além disso, é importante se atentar a data de validade da CNH definitiva, visto que dirigir com ela vencida categoriza uma infração. A data de expiração não é fixa e varia de acordo com a sua idade. Quanto mais velho, menor o intervalo de tempo para fazer uma nova carteira.

Leia mais

Portanto, se você tiver menos de 50 anos, deverá renovar sua carteira de 10 em 10 anos. Depois, entre os 50 e 70 anos, a renovação se torna de 5 em 5 anos. Por fim, quem tem mais de 70 anos deve fazer o processo de renovação de 3 em 3 anos.

Leia mais

Cuidados para poder manter a carteira definitiva

Existem múltiplos cuidados a se ter durante a direção, tanto utilizando a Permissão Para Dirigir quanto usando já a CNH definitiva. Muitos desses cuidados são explicitados durante as aulas da autoescola, no entanto, é sempre bom os relembrar.

Leia mais

Ao dirigir, sempre tome cuidado com distrações como seu celular, música ou realizar qualquer outra atividade em paralelo, visto que, além de poder receber uma multa, você estará arriscando sua vida e a de outros ao seu redor. Além disso, existem infrações gravíssimas que são autossuspensivas, o que significa que ao cometê-las, você perderá o seu direito de dirigir por um tempo. Por isso, evite elas ao máximo, pois podem acabar resultando até mesmo na cassação de sua habilitação.

Leia mais

Conclusão

Por fim, vimos nesse artigo tudo sobre a carteira definitiva, como fazê-la e os cuidados necessários para não haver nenhum tipo de problema. Espero ter ajudado com suas dúvidas!

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas