Detector de radar funciona?

As infrações de excesso de velocidade, seja ultrapassando o limite por até 20% ou mais, são as mais comuns no Brasil.

Leia mais

Devido a isso, muitos condutores têm optado por utilizar um dispositivo que pode servir como um detector ou até mesmo impedir que os radares de velocidade registrem suas velocidades.

Leia mais

Alguns motoristas alegam que recorrem a esses detectores de radar para se certificar de que não estão inadvertidamente acima da velocidade permitida ou para se protegerem contra radares móveis ocultos, frequentemente usados por policiais ao lado das rodovias.

Leia mais

Esse dispositivo, que também pode ser utilizado para evitar o pagamento de pedágio e desrespeitar o rodízio de veículos em São Paulo, por exemplo, pode ser facilmente adquirido na internet a preços variáveis dependendo de sua qualidade.

Leia mais

Alguns deles podem ser encontrados por algumas centenas de reais, mas os valores podem chegar a mais de R$ 2 mil.

Leia mais

É verdade que aplicativos de GPS oferecem funcionalidades semelhantes, no entanto, eles nem sempre estão atualizados e funcionam de maneira diferente em comparação com um dispositivo físico.

Leia mais

Como funciona o dispositivo de detecção de radar de velocidade

Este equipamento opera da seguinte maneira: o radar de velocidade, seja ele fixo ou móvel, emite uma série de ondas eletromagnéticas que identificam o movimento dos veículos e sua velocidade por meio da interação entre as ondas e os veículos.

Leia mais

O detector de radar pode captar essas ondas emitidas pelo radar fixo a uma distância considerável. Quando isso ocorre, o dispositivo emite um sinal sonoro de alerta para o motorista.

Leia mais

Alguns desses dispositivos "anti-radar" são capazes de interferir nas ondas de rádio emitidas, tornando impossível a medição da velocidade do veículo.

Leia mais

Há ainda um terceiro tipo que impede a identificação do veículo infrator, utilizando flashes ocultos na moldura da placa, acionados sempre que a tecnologia detecta a proximidade de um radar.

Leia mais

Detector de radar é permitido no Brasil?

O uso de um dispositivo ou software que apenas detecta a presença do medidor de velocidade não é ilegal. Como mencionado anteriormente, aplicativos de GPS oferecem essa função sem infringir as regras de trânsito.

Leia mais

No entanto, aqueles dispositivos capazes de interferir na captação de informações sobre o veículo para evitar o registro de uma infração são ilegais, de acordo com o inciso III do Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, que estabelece que "conduzir o veículo com dispositivo anti-radar é uma infração gravíssima, sujeita a multa e apreensão do veículo".

Leia mais

Dispositivos anti-radar são aqueles que interferem nas ondas de rádio emitidas pelo medidor de velocidade ou que impedem a leitura dos caracteres da placa do veículo.

Leia mais

A multa de excesso de velocidade acima 50% do limite permitido na via, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, no seu artigo 218, III,  gera a suspensão do direito de dirigir e tem o valor de R$ 880,41.

Leia mais

Confira os enquadramentos para infrações de velocidade:

Leia mais

[table id=7 /]

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas