Destravar o Volante do Veículo: Saiba Como

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Você, algum dia, já se deparou com o volante do seu carro travado?

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E quando me refiro a travado, não é apenas trancado à chave, mas sem movimento, ainda que tenha sido liberado na ignição do carro.

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Se você nunca passou por isso, saiba que essa é uma situação que pode, realmente, acontecer. Muitas vezes, esse problema é gerado pelo acionamento de comandos de segurança do próprio veículo.

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É possível que até mesmo determinada forma como o carro foi estacionado possa fazer com que os dispositivos de segurança travem o volante.

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Se isso acontecer, você terá de realizar alguns procedimentos simples para movimentar a direção e utilizar o automóvel normalmente.

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Há, também, casos em que ocorre o travamento parcial do volante, que é notado quando se está utilizando o veículo.

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Nesses casos, a direção ainda pode ser movimentada, mas a dificuldade na movimentação pode não ser um bom sinal, pois, geralmente, esse tipo de travamento acusa algum problema na caixa da direção.

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Nos casos de travamento parcial, ou “volante pesado”, não há nenhuma influência de sistema de segurança do veículo, e uma manutenção na caixa de direção pode resolver o problema.

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O maior risco está mesmo é no travamento total da direção com o carro em movimento. Essa situação, apesar de ser representada por casos isolados, pode acontecer e gera grande risco de acidente.

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O caso de travamento da direção com o veículo em movimento também é um sinal de que há algo errado com o sistema de direção do carro.

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É essencial, assim, que você saiba identificar quando há travamento de volante por razões de segurança e saiba como liberar a direção para utilizar o veículo normalmente.

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Já, quando o volante travar por problemas mecânicos, você saberá que é preciso levar o carro para manutenção.

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Neste artigo, conheça os problemas que levam ao travamento da direção e que têm feito parte da lista de recalls nos últimos anos.

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Também apresentarei a você os sinais do travamento parcial e total do volante, e os procedimentos a serem realizados em cada um dos casos para que não haja risco de acidente.

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Você verá que, em casos mais urgentes, nos quais há travamento total, por exemplo, é válida a tentativa de resolver o problema por conta própria.

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Já nos casos em que o veículo apresenta sinais de que o volante começa a travar, é possível encaminhá-lo à oficina para que seja detectado o problema mecânico.

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Por fim, explicarei a você como o travamento parcial do volante pode levar a um problema mais grave se o veículo não for submetido à manutenção.

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Problemas na Barra de Direção São Comuns na Lista De Recalls a Cada Ano

Problemas na barra de direção – também conhecida como coluna de direção – são realmente muito sérios e precisam ser resolvidos assim que identificados.

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Esse tipo de problema também é constantemente identificado como originado de fábrica, sendo motivo, portanto, de recall.

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Por isso, casos de travamento de volante podem, muitas vezes, nem ser motivados por falta de manutenção do proprietário, mas por problemas oriundos da má fabricação do veículo.

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Dessa forma, é importante estar atento às chamadas dos fabricantes, pois, nas listas anuais de recalls, diversos modelos têm sido convocados para manutenção.

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Em 2017, 5 modelos de veículos foram chamados a recall por problemas na caixa de direção ou que afetam essa parte do veículo.

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No ano de 2016, 6 modelos foram chamados para manutenção por suas montadoras por conta de falhas que prejudicavam o desempenho da direção ou que eram localizadas na própria caixa de direção.

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No ano anterior, na lista de recall de 2015, houve o registro de 7 modelos de veículos que necessitaram ser reparados pelas montadoras por problemas que afetavam a direção do veículo.

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Em 2018, quatro marcas fizeram recalls de modelos por conta de problemas relacionados à direção ou ao volante.

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A Hyundai fez o recall do modelo Santa Fé fabricado em 2007 por problemas no conjunto de direção.

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A Mercedes-Benz foi a que mais fez recalls por problemas na direção. Os Classe C fabricados entre 2013 e 2015 e os GLK 220 fabricados entre abril de 2014 e fevereiro de 2017 apresentaram falha na coluna da direção.

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Já os proprietários dos modelos Classe C fabricados entre janeiro de 2014 e setembro de 2017 e GLC fabricados entre junho de 2015 e junho de 2017 foram chamados devido a falhas nos anéis da coluna da direção.

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A Nissan fez recall do modelo Frontier com fabricação de outubro de 2016 a agosto de 2017 por falha na direção.

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A Ford, por sua vez, fez recall destinado aos automóveis do modelo Fusion fabricados entre 2013 e 2018 devido à falha nos parafusos do volante.

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Nos últimos 4 anos, em todas as listas de recall de veículos, como você pode ver, foi possível pontuar modelos de carros convocados a realizarem manutenção por falhas na caixa de direção ou em alguma outra parte do veículo que venha a afetar o funcionamento do volante.

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Alguns dos modelos listados que apresentaram problemas envolvendo o volante estão descritos como tendo risco de perda de dirigibilidade e incêndio, por exemplo, problemas que podem ser considerados gravíssimos.

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A perda de dirigibilidade é descrita como podendo ser causada por falhas no sistema eletrônico do veículo, desprendimento de parafusos que fixam a caixa de direção, problemas em peças do encaixe da caixa de direção, falha nos contatos elétricos que dão assistência à direção e falhas na mangueira da direção hidráulica, tendo risco de desprendimento.

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E os problemas que podem causar a perda da dirigibilidade são apenas alguns que contribuem para que se perca o controle do veículo.

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Assim, há grande perigo de acidente caso algum proprietário ou responsável por veículo não tenha atendido ao chamado das montadoras.

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Por isso, casos de travamento de direção em modelos que fazem parte dessas listas podem ter sido ocasionados por falhas do fabricante.

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Contudo, nem sempre a falha que leva ao travamento do volante é advinda da fabricação. Todo carro precisa passar por manutenção assim que forem detectados sinais de que o volante não está em perfeito funcionamento.

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Mais adiante, apresentarei a você alguns exemplos do que pode levar o veículo a ter o volante travado por problemas na caixa de direção.

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Antes disso, você sabe identificar quando há travamento do volante? Sabe o que acontece quando o volante trava?

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Leia a próxima seção para descobrir!

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O que Acontece Quando Há Travamento do Volante?

Como falei no início deste artigo, o volante pode apresentar travamento total ou estar apenas pesado e difícil de ser movimentado.

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No caso de travamento da direção, você irá identificar que não é possível movê-lo em nenhuma proporção para nenhum dos lados.

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Quando o volante está pesado, por algum problema mecânico, ainda é possível movimentá-lo.

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Estando com o volante travado, as rodas do veículo estarão impedidas de se movimentarem, ainda que você libere a direção na ignição.

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Você verá, em casos como esse, que, por mais que seja feita a tentativa, e que você tente girar a direção aplicando força, ela não se movimentará, e isso ainda pode fazer com que você danifique a direção do carro.

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Por isso, é importante ter calma e fazer todas as tentativas de destrave, as quais vou mostrar a seguir, de forma repetida e sem forçar nem a chave do veículo nem a direção.

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Veja, agora, como destravar o volante do veículo estacionado.

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Como Destravar O Volante Do Veículo Estacionado?

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Quando você entra no carro e, ao tentar sair, vê que o volante está travado, certamente se depara com uma situação preocupante, pois, na maioria das vezes, você não sabe a causa do problema e não sabe como resolver a situação.

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Contudo, como mostrarei a você no próximo tópico, essa situação não representa nenhum risco quando comparada ao travamento do volante do veículo em movimento, que pode, facilmente, gerar um acidente.

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Se, ao entrar no veículo, você não conseguir movimentar o volante, tente girar a chave suavemente, prestando atenção no encaixe – se ele ocorreu como deveria.

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Caso não haja reação, tente novamente colocando um pouco mais de pressão, mas cuidando para não danificar a chave.

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Se a chave quebrar dentro da ignição, isso pode representar um grande problema que, para ser resolvido, geralmente tem um alto custo ao proprietário do veículo.

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Se girar a chave mais de uma vez não funcionar, o próximo passo é fazer pressão no volante. Veja se, para um dos lados, é possível girar um pouco a direção.

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Na maioria dos casos, isso é possível, pois geralmente o travamento da direção se dá por um pino em algum dos lados.

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Para liberar a direção, faça pressão no volante e, ao mesmo tempo, gire a chave.

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Pressione firmemente o volante, mas não faça movimentos bruscos, pois isso pode prejudicar a caixa de direção, piorando ainda mais o problema.

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Em caso de todas as tentativas falharem, é possível verificar se o problema não é na chave do veículo. Ela pode estar desgastada e, por isso, não acionar mais as partes da ignição necessárias ao destrave do veículo.

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Assim, retire a chave levemente e insira novamente sem encaixá-la por completo. Isso pode facilitar seu reconhecimento, fazendo com que o veículo funcione.

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Quando a chave está desgastada, o motor do veículo também não é acionado. Contudo, faça sempre o teste, pois essa falha pode estar impedindo apenas o volante de ser destravado.

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Se, por outro lado, o travamento ocorrer enquanto o veículo está em movimento, o procedimento é um pouco diferente.

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Para se prevenir e evitar acidentes, siga a leitura! Esse conhecimento pode ser de grande utilidade para você a qualquer momento.

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Como Destravar O Volante Do Veículo Em Movimento?

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Ter o volante do veículo bloqueado enquanto ele está em movimento é um problema que gera sérios riscos de acidente.

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Na maioria dos casos, o motorista sequer imagina que passará por essa situação, a menos que a caixa da direção encontre-se já em más condições e seja do conhecimento do condutor.

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De fato, o que o motorista deve fazer é, em primeiro lugar, manter a calma, por mais difícil que isso possa parecer.

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Entrando em pânico, certamente o condutor dará outros comandos ao veículo que podem fazer com que o carro fuja ainda mais do seu controle.

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Uma das atitudes que pode ser eficaz para evitar que haja um acidente quando a direção travar com o carro em movimento é ir reduzindo as marchas aos poucos.

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A redução do veículo será eficaz se o caminho for mais retilíneo e não houver algum obstáculo muito próximo. Assim, o veículo irá parando aos poucos, sem colidir ou desviar da pista.

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Uma outra forma de lidar com a direção travada de um carro em movimento é puxar o freio de estacionamento, também aos poucos, para que o veículo comece a parar gradualmente.

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Contudo, tais técnicas são mais eficazes quando não há uma perda de assistência no volante, o que não significa travamento total.

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Assim, sabendo que o veículo apresenta algum problema inicial na caixa de direção e que pode, futuramente, desencadear o travamento do volante com o carro em movimento, é preciso realizar a manutenção o mais breve possível.

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O ideal seria que você pudesse identificar previamente o problema para não acabar sendo pego desprevenido.

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Abaixo, falarei sobre indícios de que a direção do veículo está com problemas e poderá travar num futuro muito próximo.

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Volante Pesado Pode Ser Indício de que a Direção Irá Travar a Qualquer Momento?

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Quando a caixa de direção apresenta problemas, certamente há possibilidade de o volante travar.

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Isso não quer dizer, no entanto, que o travamento da direção vá acontecer, mas ele consta na lista das principais consequências de uma caixa de direção com falhas.

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Um dos sinais de que a caixa da direção está falhando é justamente o peso no volante.

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Quando se torna difícil fazer curvas ou manobras que exigem maior torção, parecendo que há algo segurando o volante, pode haver problemas na caixa de direção.

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Os veículos que circulam atualmente, principalmente os modelos recentes, possuem assistência hidráulica ou elétrica, tornando-os mais leves.

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Por isso, você pode até achar que volantes que não possuem a assistência podem começar a ficar pesados com o tempo de uso do veículo, vendo esse problema como algo comum.

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Contudo, fique atento, pois qualquer caso de endurecimento do volante necessita de manutenção.

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Outros sinais, ainda, podem acusar problemas na caixa de direção, os quais podem levar ao travamento repentino do volante.

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Junto ao volante pesado, um dos mais comuns é o ruído na direção, principalmente na realização de curvas acentuadas, ou manobras que exijam que o volante seja esterçado de forma acentuada.

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A trepidação do volante também é sinal de que algo na caixa de direção precisa de manutenção. A direção do veículo, ao apresentar problemas, pode trepidar sob qualquer velocidade e em qualquer tipo de pista.

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O problema de trepidação pode, no entanto, ser sinal de problemas do veículo que não possuem ligação com a caixa de direção.

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Por esse motivo, aconselho você a encaminhar seu veículo para manutenção, caso identifique esse sinal no volante.

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Os outros sinais emitidos pelo volante, que são o ruído e o endurecimento da direção, também podem ser decorrentes de outros problemas que o carro possui e não necessariamente na caixa de direção.

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Mas, se você não conhecer o problema do veículo, não sabendo o que algum desses sinais pode estar apontando, recomendo que leve seu carro até uma oficina para resolver a falha.

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A direção de um carro é parte muito importante para o controle do veículo. Dessa maneira, é preciso ter certeza de que está tudo certo com a caixa da direção, para que, de uma hora para a outra, o volante não acabe travando.

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Os casos de travamento da direção são, muitas vezes, resultado do acionamento do sistema de segurança do automóvel.

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Isso pode acontecer quando o carro fica estacionado em um local em declive ou quando, ao estacionar, as rodas são deixadas trancadas no meio fio ou não ficam posicionadas em linha reta com o veículo.

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Porém, se o travamento do volante acontecer com frequência, pode ser sinal de que há algo errado no sistema do carro.

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Nessa situação, o veículo deve ser encaminhado para manutenção o mais brevemente possível.

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Conclusão

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Neste artigo, você pôde conhecer as formas de destravar o volante do veículo caso o carro venha a apresentar esse problema.

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Como você viu, volante travado é diferente de volante pesado, que é o travamento parcial.

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No primeiro caso, não é possível movimentar a direção e, se houver uma tentativa brusca, danos podem ser causados à caixa de direção.

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No segundo caso, a direção ainda pode ser movimentada, o que faz com que o travamento parcial do volante seja identificado somente com o veículo em movimento.

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Quando o veículo apresenta o volante pesado, pode estar indicando problemas no sistema de direção que, caso não resolvidos, podem levar ao travamento total.

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Por isso, como já indiquei a você, a qualquer sinal de mau funcionamento da direção, o veículo deve ser encaminhado para a manutenção, a fim de evitar que o volante trave com o carro em movimento.

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Apresentei a você também algumas técnicas para destravar o volante do seu carro nos casos em que você se deparar com uma direção imóvel, que o impeça de tirar o veículo do lugar.

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Como você pôde ver, é preciso ser um pouco insistente para que haja o destrave, mas sem forçar o volante ou a chave na ignição.

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Uma tentativa repetida, com cuidado para não danificar nenhuma parte da caixa de direção, em muitos casos, é eficaz para que a direção volte a funcionar.

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Por fim, expliquei como a direção pode travar de uma hora para a outra se o veículo já vier apresentando indícios de que algo na caixa de direção não está bem.

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Busquei explicar em detalhes como a direção pesada pode dar indícios de que o carro deve ir para o conserto o quanto antes.

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Contudo, não deixei de apontar que a direção pesada pode ser sinal de problemas em outras partes do veículo que não a caixa de direção.

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Esse é um problema que não pode ser deixado de lado, pois pode estar sinalizando outras graves falhas mecânicas do veículo.

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Outra dica é, também, ficar de olho nas listas de recall que as montadoras fazem e certificar-se de que seu veículo não está em uma delas ou de levá-lo para o conserto se ele estiver no chamado.

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Referências:

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  1. http://g1.globo.com/carros/noticia/2016/01/confira-todos-os-recalls-de-veiculos-anunciados-em-2016.html
  2. https://autopapo.com.br/noticia/recall-2018-modelos-convocados/
  3. https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/projetos/auto/cuidado-com-as-chave-de-seu-carro-1.377520
  4. https://omecanico.com.br/especialista-explica-porque-o-volante-do-veiculo-fica-pesado/
  5. https://www.carrodegaragem.com/qual-melhor-sistema-de-seguranca-para-carros/
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