Como Verificar o Nível do Óleo do Motor na Vareta

O óleo do motor é imprescindível para o funcionamento adequado do veículo e manter sua vida útil, garantindo a durabilidade do motor.

Leia mais

É importante dar uma atenção especial e verificar o nível de tempos em tempos, pois quando o óleo está em baixa quantidade pode produzir sérios danos no motor.  A falha no sistema de lubrificação poderá causar ruídos, superaquecimento, falhas na partida, aumento do consumo de combustível e perda de potência.

Leia mais

Verificar o óleo é muito simples e pode ser feito por qualquer proprietário de veículo, porém existe a maneira certa de verificar que garantirá a precisão da informação.

Leia mais

Para que serve o óleo do motor?

O óleo do motor é responsável pela lubrificação das peças internas do motor e é responsável pela refrigeração dessas peças. Ele reduz atritos e evita desgastes, mantém a temperatura e deixa o motor limpo, promovendo um funcionamento eficiente e suave do automóvel.

Leia mais

Para que tudo esteja funcionando em ordem o óleo do motor deve estar no nível do cárter que é o local de armazenamento e resfriamento do óleo.

Leia mais

Quando fazer a troca do óleo?

A recomendação padrão é que a troca de óleo seja feita a cada 10.000km rodados, mas também vai depender da condição de uso do automóvel que pode reduzir esse prazo para 5 mil e 7 mil quilômetros rodados. Trânsito intenso, superfícies irregulares e altas temperaturas são exemplos de situações adversas que podem interferir no consumo do óleo do motor.

Leia mais

Quando acontece alguma alteração importante também no painel do carro será possível verificar um ícone aceso indicando que o proprietário precisa verificar o óleo do motor.

Leia mais

Verifique o manual do veículo

Recomendamos que você verifique o manual do proprietário, pois lá a fabricante irá orientar o prazo para realização da troca que pode ser em tempo ou quilometragem, qual acontecer primeiro.

Leia mais

Além dessa informação sobre o prazo de troca do óleo, no manual será possível encontrar a orientação de como realizar a verificação do nível do óleo. A recomendação mais comum é de verificar o nível com o motor frio, ou seja, antes de dirigir o veículo.

Leia mais

Porém algumas montadoras fazem orientação em seus manuais para verificar o nível do óleo após aquecer o motor.

Leia mais

Quando o óleo está aquecido pelo aquecimento do motor o nível muda porque altera sua viscosidade com a temperatura, ele irá espalhar para lubrificar as peças e isso causará divergência na quantidade de óleo medida comparado se o fizer também com o motor frio, então consultando o manual irá descobrir qual o mais recomendado para o seu veículo.

Leia mais

Por que verificar o óleo do motor?

Conforme já informamos o baixo nível de óleo irá prejudicar e causar danos no funcionamento do motor. Manter a verificação do óleo permitirá identificar alguma situação como um vazamento e a queda acentuada do nível de óleo, permitindo que o proprietário resolva o problema antes que piore.

Leia mais

Um veículo novo em média é comum abaixar a cada 5 mil quilômetros rodados cerca de 1 litro de óleo. Com o aumento da quilometragem do veículo o consumo de óleo pode chegar a 1 litro de óleo para 1000 km rodados.

Leia mais

Tipo de óleo que deve ser utilizado

Antes de realizar a troca e a manutenção do seu veículo leia o Manual do Proprietário, lá estará contida também essa informação sobre o tipo de óleo indicado para o seu automóvel.

Leia mais

Em geral os veículos circulantes no mercado brasileiro utilizam três tipos de óleo: mineral, sintético e semissintético. Os três possuem características totalmente diferentes, por isso não podem ser misturados e por isso o seu carro não poderá receber um óleo diferente do tipo indicado para ele.

Leia mais

Verificando o nível de óleo pela vareta

Iremos orientar como realizar a verificação do nível do óleo do motor da maneira correta, fazendo a conferência sempre desta maneira, você terá uma verificação precisa.

Leia mais

A vareta de medição será encontrada ao levantar o capô do carro, poderá ter uma ponta de cor vermelha, amarela ou laranja, saindo do bloco de motor, com formato circular ou retangular. A vareta possui 30 centímetros de comprimento, sempre que for manusear esteja com um pano, pois ela estará em contato com o óleo e irá respingar, tecidos brancos são melhores para visualizar a cor do óleo que indicará sua consistência. A cor ideal do óleo é amarelo-esverdeado, se estiver muito escuro indica que está na hora de trocar.

Leia mais
  • Estacione o automóvel numa superfície plana
  • Levante o capô do carro e localize a vareta de medição
  • Remova a vareta
  • Com um pano limpe a vareta e verifique a consistência do óleo
  • Analise a cor e a consistência do óleo
  • Limpe a vareta e a coloque de volta no compartimento
  • Puxe novamente e verifique a ponta da vareta
Leia mais

Quando realizar esse último passo você deverá notar na ponta da vareta a marcação do nível máximo e mínimo de óleo, o ideal é que ele esteja no meio dessas duas marcações. Se estiver abaixo da marca mínima a recomendação será completar, e se estiver na marca máxima precisará drenar um pouco do óleo para voltar no nível ideal.

Leia mais

O que pode fazer o nível de óleo baixar?

Com o tempo o nível do óleo irá diminuir, mas essas situações irão fazer com que ele abaixe demais: alteração da viscosidade, vazamentos, óleo em excesso, motor queimando óleo, sobrecarga no veículo, óleo sujo e aumento da pressão do óleo.

Leia mais

Se notar que o nível de óleo baixou muito procure um profissional e uma oficina para verificar as condições do veículo e descobrir o que ocasionou essa diminuição anormal.

Leia mais

Como completar o óleo?

Se for verificado que o nível está baixo e a coloração ainda indicar que a qualidade do óleo está boa, completar será a solução. Para fazer isso, é preciso antes ter confirmado no manual do proprietário o tipo de óleo indicado para o veículo, fique atento quanto ao tipo e a viscosidade. Com o óleo certo, esse procedimento deverá ser feito com o motor frio, porque se estiver quente poderá acontecer um choque térmico que danificará o motor. Existem oficinas especializadas para realizar esse serviço e alguns postos de gasolina também.

Leia mais

Conclusão

Manter a constante verificação do óleo do motor é uma ação comum para manutenção do veículo, saber realizar da maneira correta garantirá que o funcionamento do motor se mantenha adequado e sem danos.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas