Como Saber se Levei Multa Zona Azul

Existem duas maneiras para descobrir se você foi multado pela Zona Azul, a primeira e a mais provável que aconteça é perceber a notificação deixada por algum agente de trânsito e que geralmente é colocada no para-brisas.

Leia mais

Porém em algumas cidades a notificação só é emitida via carta e o proprietário do veículo pode receber até trinta dias após o cometimento da infração.

Leia mais

As prefeituras são responsáveis por aplicar este tipo de multa, através dos fiscais e agentes de trânsito municipais.

Leia mais

Em muitas cidades o sistema moderno já foi implantado e são utilizados aplicativos de celular onde é possível tanto receber a notificação de irregularidade como também regularizar uma situação de infração.

Leia mais

Nas cidades que ainda utilizam o sistema de talões, para prevenir notificações é sempre necessário constar a data e o horário visíveis no painel do carro e nas cidades que adotaram o sistema eletrônico a fiscalização acontece através da consulta pela placa do veículo. O sistema informa através da placa se o veículo pagou e ativou o estacionamento rotativo ou não.

Leia mais

Como funciona a multa de Zona Azul?

A multa pela Zona Azul pode acontecer em duas situações: a primeira e mais comum é estacionar numa vaga sem o talão ou o crédito digital.

Leia mais

A segunda forma de receber multa é permanecer na vaga por mais tempo que o contratado no talão ou crédito digital.

Leia mais

É importante que se saiba que conforme estabelecido no artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro, o veículo pode chegar a ser removido do local por um caminhão reboque e levado ao pátio.

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=zKsD39ZMQ3w

Leia mais

A Zona Azul tem tolerância?

A política de tolerância na Zona Azul não é aplicada em todas as cidades, na verdade, somente duas cidades adeririam o período de quinze minutos de tolerância que foram Salvador e Fortaleza. Inclusive em Salvador é possível realizar o cancelamento da ativação de crédito caso saia da vaga antes dos primeiros quinze minutos. Quando isso é feito, o crédito utilizado volta como saldo disponível para ser utilizado em outro estacionamento.

Leia mais

Qual o valor da multa de Zona Azul?

O Código de Trânsito Brasileiro classifica como uma infração grave, estacionar em desacordo com as regras previstas pela sinalização. Por isso o valor da multa da Zona Azul é R$195,23, além de somar cinco pontos na carteira nacional de habilitação (CNH).

Leia mais

Fora isso, há o risco de o veículo ser removido e encaminhado para um pátio, conforme foi informado anteriormente.

Leia mais

Pode recorrer multa de Zona Azul?

Com certeza sim, as leis de trânsito brasileiras asseguram o direito de defesa de qualquer infração emitida no território brasileiro, portanto, o mesmo vale para qualquer multa emitida pelo município através dos agendes de fiscalização de trânsito da Zona Azul.

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=8LC-Qw5hOJA

Leia mais

Sabendo disso, após a notificação da autuação é possível recorrer da multa enviando a defesa prévia caso seja notado algum erro nas informações da autuação, neste caso é emitido a notificação de penalidade, que também poderá receber defesa.

Leia mais

Dois recursos são possíveis de serem feitos um de primeira instancia através da Jari (Junta Administrativa de Recursos de Infrações) e outro de segunda instância pelo Cetran (Conselho Estadual de Trânsito).

Leia mais

O que pode ser alegado em um recurso da multa de Zona Azul?

É necessário apresentar argumentos concretos que possibilitem a interpretação e a análise do mérito da infração. Uma situação para ser observada na confecção do recurso e muito utilizada para obter cancelamento da multa é notar se houve o preenchimento do campo observações, onde é obrigatório que o fiscal narre o acontecido e não somente anote o nome da infração.

Leia mais

Todos os casos podem ser analisados, e dependendo da necessidade um especialista em recurso de multa pode ser consultado para avaliar as possibilidades e circunstâncias para compor a defesa.

Leia mais

Prazos e modos equivocados realizados por parte do órgão de trânsito também podem ser utilizados como argumentos para cancelamento de uma penalidade de multa.

Leia mais

Como evitar multa de Zona Azul?

Respeitar a sinalização e as regras do local é a maneira mais fácil de evitar a multa, mas se acontecer o recebimento de uma notificação de um agente de trânsito o recomendado é que se regularize o quanto antes, assim evita que a notificação de irregularidade se transforme em penalidade de multa.

Leia mais

Placa R-6B: conheça a placa que indica estacionamento regulamentado

Leia mais

Conclusão

O não pagamento do estacionamento rotativo ou exceder o tempo limite permitido na vaga são motivos que podem levar a penalidade de multa, e ainda designar cinco pontos no registro de habilitação do condutor do veículo.

Leia mais

A Zona Azul sendo de responsabilidade dos municípios deve ter a fiscalização feita por agentes municipais. Esses agentes têm o poder de emitir notificação de irregularidade que pode ser regularizada logo após, mas em alguns casos vira penalidade de multa e o veículo pode chegar a ser rebocado e removido do local. Existem maneiras de se defender e recorrer para tentar anular a multa.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas