Como Funciona o Motor Turbo e Por Que Ele Gasta Mais Óleo

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O motor turbo é fruto do grande desenvolvimento da engenharia mecânica.

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Você sabe qual foi o primeiro carro brasileiro produzido com o esse tipo de motor?

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Quem disse o Uno Turbo acertou. Esse automóvel passou a ser comercializado em 1994.

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Assim como o preço popular, o turbo no motor também era novidade para os brasileiros na época, o que fez esse veículo ser um grande sucesso de vendas para a Fiat.

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Foram vendidas milhões de unidades naquele ano.

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Nos anos seguintes, foram produzidos outros modelos por diversas montadoras, com motores turbo.

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Hoje em dia, praticamente todas elas têm pelo menos um modelo de carro turbinado.

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E não podemos dizer que os veículos que possuem turbo são considerados de luxo, embora seu custo seja superior ao de modelos populares, é claro.

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Ainda assim, a tendência é que, no futuro, o motor turbo seja usado em grande escala também nos veículos de passeio.

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Mesmo que você não possua dinheiro para investir em um veículo desse tipo agora, a curiosidade pode ser motivo suficiente para ler este artigo.

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Afinal, as novidades tecnológicas costumam ter o seu preço barateado com a sua posterior popularização.

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Mas se você possui um automóvel equipado com o motor turbo ou pretende saber como escolher o melhor, encontrou o artigo que estava procurando.

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Vamos descobrir a partir de agora o que é turbo e como funciona um motor turbo, tipos de turbos para carros, motor aspirado vs motor turbo, qual a função do turbo e muito mais.

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E como saber se o turbo está bom?

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Esse também será um tema que você vai conferir ao longo da leitura. Traremos informações cruciais que serão de grande valia na manutenção de seu automóvel.

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Interessado nessa leitura? Então, siga conosco!

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Como Funciona um Motor Turbo

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A base de um motor normal é ter ar e combustível em proporções corretas, além da faísca proporcionada pelas velas.

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Já no motor turbo, a coisa muda um pouco.

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“A proposta foi injetar mais ar e mais combustível dentro do mesmo espaço, para conseguir uma explosão mais intensa, eficiente e menos poluente”, explica o engenheiro mecânico Denis Marun em seu blog.

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Você pode estar fazendo a seguinte pergunta: como colocar ainda mais ar nos cilindros?

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É necessário utilizar a sobrealimentação no motor turbo.

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Veremos agora dois tipos de sobre alimentação: o turbocharger e a compressão mecânica.

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O turbocharger funciona de maneira extremamente simples e eficiente. São duas turbinas diminutas, instaladas sob um só eixo, que circulam ao mesmo tempo.

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A compressão mecânica é menos utilizada nos carros de motor turbo do que o turbo charger, mas também é bastante funcional.

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Ela ocorre quando um diminuto compressor de ar é ativado pela correia.

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O resultado é que o ar é comprimido e coloca pressão na câmara que, então, realiza a combustão.

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Na próxima seção, explicarei qual a função do motor turbo. Siga a leitura!

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Qual a Função do Turbo

O turbocompressor aproveita os gases de escape de forma reciclável.

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Mas com qual objetivo?

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Otimizar a potência do veículo, além de auxiliar o meio ambiente.

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Observação: o motor turbo não aumenta de forma considerável o peso do automóvel.

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O motor dos carros turbinados foi desenhado para ser ainda mais resistente do que o motor aspirado.

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É que a tecnologia sempre está em evolução para criar carros com aparelhos mais sofisticados e práticos.

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Agora que você sabe como funcionam os motores turnos, explicarei quais são os tipos encontrados no mercado.

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Tipos de Motores Turbo

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Alguns motores possuem um componente que é denominado de intercooler.

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Mas o que é intercooler?

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Ele é uma espécie de radiador que resfria o ar, o qual, por sua vez, é colocado para dentro da câmara pela turbina do motor.

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O objetivo é melhorar, de maneira significativa, o chamado rendimento volumétrico do motor.

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Mas quais as vantagens para um carro em ter um intercooler?

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A principal é um considerável incremento da potência do veículo, além do menor consumo de combustível e também da maior durabilidade do motor.

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Ele é vantajoso, mas não exigido legalmente.

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Isso significa que veículos com motor turbo não têm no intercooler um equipamento obrigatório.

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Existe também o twin scroll. A palavra “twin” significa gêmeos. Então, quer dizer que o carro possui dois motores turbo?

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Não exatamente.

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Na verdade, “twin” se refere aos gases de escape que são divididos pelo turbocompressor do veículo.  Assim, a potência é aumentada.

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O twin scroll pode ser chamado por outros nomes?

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Sim, pode. No Brasil, ele é chamado de “turbo de fluxo duplo” ou “turbo pulsativo”.

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A sua vantagem principal está no fato de que ele aumenta a potência do veículo ao trabalhar os cilindros aos pares.

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Agora, você sabe qual a diferença entre motor aspirado e motor turbo? Siga comigo que explico!

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Motor Aspirado X Motor Turbo

Este é um tópico muito interessante, porque envolve a comparação entre motor aspirado e motor turbo.

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Inicialmente, você sabe o que é o motor aspirado?

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Se você observar o trânsito de sua rua por uns segundos, certamente verá um automóvel com motor aspirado.

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Isso acontece porque é o tipo de motor mais comum no Brasil.

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O motor aspirado é economicamente mais viável para os fabricantes. Além disso, a montagem ocorre de forma mais rápida e a manutenção é simples.

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E o que ocorre quando um motor aspirado é ligado?

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Ele absorve o ar com o intuito de combinar o combustível (por exemplo, gasolina) que está armazenado nos compartimentos internos do veículo.

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O motor aspirado não possui compressores ou o próprio turbo, que poderiam acrescentar potência a ele.

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Ele também é dividido em menos partes do que o motor turbo, que agrega potência sem aumentar de tamanho.

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No momento de botar o carro em movimento na via, por exemplo, o motorista percebe a diferença entre o motor turbo e o motor aspirado.

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Pode parecer que, para isso, o modelo turbinado joga uma maior quantidade de gases na atmosfera, mas é justamente o contrário.

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Qual deles é mais poluente?

motor turbo é menos poluente do que o motor aspirado.

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Nunca é demais lembrar que, nos dias atuais, a preservação do meio ambiente é uma das principais preocupações da sociedade.

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E a indústria automobilística também se esforça para fornecer produtos que causem o menor dano ambiental possível.

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Ao Correio Braziliense, o técnico do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE), Rui de Abrantes, destacou que foi com essa postura que se permitiu ao país elevar a frota “sem comprometer mais fortemente a qualidade atmosférica dos grandes centros urbanos”.

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Portanto, um veículo com motor turbo é uma escolha mais correta do ponto de vista ambiental do que um motor aspirado.

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Como já explicado, o carro equipado com esse tipo de motor possui uma melhor performance e gasta menos gasolina.

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Não por acaso, sendo mais rápido, econômico e ecologicamente correto, o motor turbo deve substituir o motor aspirado nos próximos anos.

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No Brasil, a produção de carros equipados com turbo cresce mesmo com momentos de instabilidade econômica. A Volkswagen, por exemplo, planeja exportar, até 2020, cerca de 250 mil motores.

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O destino? México.

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Até aqui, você viu uma série de vantagens do motor turbo. Mas você sabe qual é, de fato, sua eficiência? Veja essa informação na seção abaixo.

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Qual a Eficiência de um Motor Turbo

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Por exemplo, imagine um automóvel 1.0 equipado com o motor turbo.

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Nos quesitos aceleração e retomada, o desempenho do turbo é muito parecido com o dos carros de motor aspirado de modelo 1.6.

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A eficiência do motor também vai depender da manutenção do veículo.

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Como vimos, o motor turbo gasta mais óleo do que um motor aspirado. No próximo tópico, descubra a razão para que haja esse gasto maior de óleo.

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Por Que Motor Turbo Gasta Mais Óleo?

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Apesar de toda a tecnologia envolvida na criação e manutenção do motor turbo, ele acaba por gastar mais óleo do que o motor aspirado.

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Mas qual o motivo por trás disso?

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São detalhes bem técnicos, mas de fácil leitura e entendimento.

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Para entender o gasto, é preciso, antes, saber quais são os componentes do turbocompressor.

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Há duas caixas, a fria e a quente. No interior delas, estão os rotores integrados por um eixo.

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A caixa fria e a caixa quente dão origem ao turbocompressor.

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Agora, imagine que pela turbina irão passar os gases de escape. O movimento coloca em funcionamento o rotor que está na caixa fria.

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Consequência? O rotor pega o ar da atmosfera e “esmaga” no interior do motor do veículo. A velocidade do rotor é muito alta, cerca de 200.000 rpm.

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E a que temperatura pode chegar o carro com motor turbo?

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A temperatura pode esquentar até cerca de 1.000°C.

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E adivinha só qual produto tem a finalidade de resfriar o motor turbo? É isso mesmo, o óleo do motor.

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Como é dele que depende o resfriamento, a altíssima temperatura faz com que parte do lubrificante seja vaporizada.

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Dessa forma, com o tempo, isso também reduzirá a quantidade de óleo depositada no cárter.

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O maior gasto de óleo pelo motor turbo é uma característica que não pode ser alterada pelo motorista.

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Não importa se você dirige bem ou mal, nem depende do seu estilo ao volante.

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É necessário, portanto, dedicar bastante cuidado à manutenção do carro.

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Depois de todas as informações fornecidas até aqui sobre os efeitos do motor turbo, você pode estar curioso para saber quais automóveis “turbinados” mais econômicos estão disponíveis no mercado, não é mesmo?

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Então, vamos ao próximo tópico!

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Os 10 Carros Turbo Mais Econômicos

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Já que não dá para fugir do maior gasto com óleo, o que exige trocas mais frequentes, ao menos você já sabe que dá para economizar no combustível.

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E se ainda optar por um modelo reconhecidamente mais econômico, pode poupar mais um pouco.

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Segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), os 10 carros turbo a gasolina mais eficientes na estrada são:

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  1. “Volkswagen Up! TSI: 16,1 km/l
  2. Ford Fiesta 1.0 EcoBoost: 15,3 km/l
  3. Audi A1 Sportback 1.4: 15,2 km/l
  4. Hyundai HB20S Turbo: 15,2 km/l
  5. Honda Civic Touring 1.5: 14,6 km/l
  6. Citroën DS3: 14,4 km/l
  7. Volkswagen Golf 1.0 TSI: 14,3 km/l
  8. Hyundai HB20 Turbo: 14,3 km
  9. Audi A3 Sedan 1.4: 14,2 km/l
  10. Chevrolet Cruze 1.4 Turbo: 14 km/l”
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Repare que o modelo mais econômico, Volkswagen Up! TSI, roda 16,1 km por litro de gasolina.

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É realmente muito econômico para um veículo com a potência de um turbo.

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Mas quais os turbos mais baratos? Descubra no próximo tópico.

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Os 10 Carros Turbo Mais Baratos

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Agora, vamos falar sobre a média de preços dos veículos equipados com o motor turbo no Brasil.

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É possível encontrar no mercado modelos com essa tecnologia a partir de R$ 47.890.

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Esse é o caso do Up! TSI, que além de ser o modelo com menor gasto de combustível, é também o de menor preço.

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Abaixo, veja o nome do modelo de carro e o preço em ordem crescente (do mais barato para o mais caro) dos dez veículos com motor turbo mais baratos que existem no país.

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Os dados são do site iG:

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  1. “Volkswagen Up! TSI: R$ 47.890
  2. Hyundai HB20 Turbo: R$ 48.895
  3. Ford Fiesta Titanium EcoBoost 1.0: R$ 71.990
  4. Peugeot 208 GT 1.6 THP: R$ 79.490
  5. Citroën C4 L Tendance THP: R$ 81.590
  6. Volkswagen Jetta Confortline 1.4 TSI: R$ 81.990
  7. Citroën DS3: R$ 82.490
  8. Peugeot 2008: R$ 84.190
  9. Peugeot 308 THP: R$ 86.490
  10. Chevrolet Cruze LT 1.4 Turbo: R$ 89.990”
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Na próxima seção, explicarei como funciona o motor turbo elétrico.

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Como Funciona o Turbo Elétrico

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Um dos problemas dos turbocompressores é que leva um certo tempo até o turbo funcionar.

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Inclusive, uma dica importante é conduzir o veículo em uma velocidade menor inicialmente.

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Caso contrário, pode haver lubrificação inadequada em razão da viscosidade do óleo ainda frio.

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Ao site Auto Esporte, o engenheiro Sérgio Torigoe disse que o ideal é iniciar a condução usando carga média ou baixa até que o motor aqueça. “Porém, deve-se evitar deixar esquentar em ponto morto”, afirma ele.

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Como solução, foi desenvolvido o motor turbo elétrico.

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Também chamado de e-Turbo, seu diferencial está na substituição da caixa quente.

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Assim, o motor elétrico é que faz girar o compressor.

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Ele ainda trabalha em conjunto com dois turbocompressores, um de baixa pressão e um de alta.

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Nesse caso, a função do e-turbo é dar o primeiro fôlego no motor, enquanto os giros estão baixos.

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Após, com os giros altos, o trabalho volta para os compressores turbo tradicionais.

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Vale ressaltar que ele tem um aproveitamento de 15% a 20% maior do que o motor turbo convencional.

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A proposta do turbo elétrico é consumir ainda menos combustível e ter melhor desempenho tanto nas cidades quanto nas estradas.

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Seja como for, para garantir que o seu motor turbo trabalhe bem, é preciso cuidar bem dele.

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Se você concorda com isso, não deixe de conferir as dicas que apresentarei no próximo tópico.

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Cuidados Que Todo Dono de Carro Turbo Deve Ter

Não dá para se descuidar com um motor turbinado, em especial com o óleo dos carros com essa configuração.

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A respeito disso, inclusive, vale destacar o que diz em artigo o engenheiro mecânico automobilístico Pedro H. L. Guerra.

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“Os motores sobrealimentados exigem que os intervalos de troca de óleo sejam rigorosamente respeitados, pois utilizam um lubrificante de menor viscosidade (mais fino), pois são projetados para trabalhar com maiores variações de rotação”, diz.

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Também é importante lembrar que, com o fluido menos viscoso, há perda de suas propriedades em velocidade mais rápida.

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Dessa forma, se demorar na sua substituição, crescem os riscos de haver danos ao motor e também ao turbocompressor.

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Como já vimos, o carro com motor turbo gasta mais óleo do que o motor aspirado.

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Se o dono do automóvel demorar a realizar a troca do óleo, o prejuízo financeiro tende a superar muito o que seria um serviço básico e, até certo ponto, barato.

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Por isso, não arrisque seu motor e troque o óleo no período correto, conforme as instruções que constam no manual do proprietário do veículo.

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E, ao substituir o óleo, lembre-se de fazer o mesmo com o filtro.

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Afinal, de nada adianta colocar um óleo novo para passar por um filtro sujo.

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O motor turbo deve estar em perfeita sintonia para otimizar seu desempenho.

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Por falar nisso, abastecer o carro com motor turbo também requer especificações. Por isso, acompanhe a próxima seção.

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Qual Gasolina Usar no Motor Turbo?

Na hora de abastecer, o dono de um carro com motor turbo deve escolher a gasolina aditivada.

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Essa é a recomendação de especialistas. Tome cuidado também com o posto que você abastece.

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Se a gasolina estiver com um preço muito abaixo dos outros postos, ela pode estar “batizada” (com água ou álcool além do permitido).

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É sempre bom abrir os olhos e desconfiar.

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Infelizmente, esse tipo de situação ilícita acontece, acarretando prejuízos bem sérios.

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Em Curitiba, no mês de maio, um posto foi pego pela fiscalização e fechado por misturar etanol à gasolina vendida.

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Num carro com motor turbo, os danos mecânicos resultantes da gasolina “batizada” podem ser ainda mais graves do que em um motor aspirado.

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Além disso, é importante ficar sempre atento ao manual do veículo com motor turbo. Entenda melhor o porquê na próxima seção.

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Não Desgrude do Manual do Motor Turbo

Essa é uma dica muito útil.

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Tenha sempre em mãos o manual do proprietário para melhor se informar sobre as especificidades do seu modelo de veículo, ainda mais se ele for motor turbo.

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Quais informações úteis posso encontrar no manual do proprietário?

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Vamos ver só alguns exemplos:

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  • O significado dos símbolos dopainel do carro, que servem de alerta ao motorista quando está ocorrendo algum problema de funcionamento no sistema veicular;
  • quilometragemexata ou o período de tempo em que é necessária uma revisão num mecânico especializado;
  • Quais as marcas indicadas para fazer a correta manutenção do carro (óleo para o motor e lubrificante, por exemplo).
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Siga esses conselhos e desfrute dos benefícios do motor turbo.

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A manutenção do motor turbo é cara?

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Mas você pode estar se perguntando: em comparação com os carros de motor aspirado, a manutenção do motor turbo é mais cara?

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Infelizmente, é sim.

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Por exemplo, o óleo específico para o motor turbo possui uma faixa de preço superior à do motor aspirado.

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Outros itens que custam mais caro e que também se desgastam mais facilmente são jogo de velas, tensores e mangueiras.

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Como a manutenção é muito importante para a preservação do motor turbo, pesquise bastante se você for comprar um veículo desses já usado.

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Muitas vezes, os proprietários ignoram quase que completamente a manutenção e, depois, tentam revender o carro.

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É quase que uma transferência de problema. Fica ruim demais para o comprador.

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Como você viu, a saúde do motor é essencial para manter a alta performance do automóvel de motor turbo.

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Seja um carro novo ou usado, nunca descuide da manutenção preventiva.

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Conclusão

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Há duas décadas, os carros equipados com motor turbo gastavam mais combustível em comparação aos motores convencionais.

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Eles eram mais rápidos, porém, mais gastadores.

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Muita gente gostava da potência que era entregue, mas esses veículos acabavam nas mãos de poucos.

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Hoje, a situação mudou bastante.

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Os carros com motor turbo estão entre os mais econômicos e, muito em razão disso, cada vez mais conquistam os consumidores.

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Praticamente todas as montadoras têm um modelo com essas características.

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Há várias opções no mercado, de marcas diferentes e com valores variados.

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Ainda rápidos, mas agora econômicos, os carros com motor turbo são mais modernos do que os de motor aspirado.

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Não por acaso, têm se tornado uma ótima pedida.

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Se você se interessou, conferiu tudo o que precisa para fazer um bom negócio e cuidar bem do seu carro neste artigo.

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Você também viu vários itens de grande importância, como o fato de o motor turbo causar menos danos ao meio ambiente e o cuidado em respeitar o período certo para fazer as revisões e as trocas de óleo.

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Além disso, você conheceu diferentes tipos de motor, valores dos carros turbo mais baratos no Brasil e os 10 mais econômicos na estrada, conforme o INMETRO.

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Agora, basta ver qual se encaixa mais ao que você deseja e desfrutar das vantagens do motor turbo.

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E não se esqueça de recorrer ao time de especialista do Doutor Multas sempre que se considerar injustiçado ao receber uma multa.

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Referências:

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  1. http://g1.globo.com/carros/blog/oficina-do-g1/post/entenda-como-funcionam-os-motores-turbo.html
  2. https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2010/07/19/interna_ciencia_saude,203167/motor-menos-poluente.shtml
  3. https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2015/08/8-dicas-para-dar-vida-longa-e-prospera-para-o-seu-turbo.html
  4. https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/dicas-para-uma-boa-convivencia-com-um-motor-turbo/
  5. https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/anp-fecha-posto-ostentava-marca-da-petrobras-sem-autorizacao-e-vendia-gasolina-adulterada.ghtml
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