Como se Faz um Carro e Quais Materiais São Usados? Veja no Infográfico

Ter um carro é um sonho para muitas pessoas. Seja pela autonomia que um veículo particular proporciona ou pela necessidade de se locomover com maior rapidez quando comparado ao transporte público, não há como negar a satisfação de sair de uma concessionária com um carro novo.

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E, conforme os dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea), o que não falta são automóveis esperando novos proprietários.

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Isso porque, após três anos consecutivos de queda na produção de veículos nacionais, o país começa a reagir.

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Apenas nos 12 meses de 2017, mais de dois milhões de veículos foram produzidos no Brasil. Essa produção representa um crescimento de 25,2% em relação ao total de 2016.

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De acordo com a Anfavea, foram produzidas 500 mil unidades a mais de veículos leves, representando 25% de aumento. Na indústria de caminhões, houve um aumento de 81% no número de unidades.

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Todo esse investimento na indústria automotiva levanta uma questão sobre o processo de montagem dos carros. Afinal, você sabe como se faz um carro?

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As Etapas de Produção de um Veículo

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Para um modelo sair do rascunho e chegar à linha de montagem, o processo de construção de um automóvel pode levar até dois anos.

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Antes de existir fisicamente, o carro começa a ser desenvolvido no papel pela equipe de Design em parceria com a equipe de Engenharia de Produto e de Manufatura.

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Juntas, as equipes precisam definir estratégias de desenvolvimento do automóvel, considerando as informações entregues previamente em um briefing, como perfil do consumidor, faixa de preço estimada e tipo de uso.

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Depois da discussão, os designers avançam para uma parte mais visual do desenvolvimento do veículo, elaborando desenhos técnicos projetados em tamanho real.

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Esses desenhos proporcionam uma melhor dimensão do conjunto todo. Nesse momento, são verificados e analisados os conflitos ocasionados pela relação design, mecânica e dinâmica.

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Poder observar essas três áreas agindo em um mesmo modelo antes dele ser propriamente montado é essencial na hora de fazer um carro.

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Além de garantir maior segurança, o avanço da tecnologia permite que se economize tempo e dinheiro no processo.

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O que não quer dizer que essa etapa seja rápida, pois, antes de definir a peça final, as equipes podem testar até 16 tipos diferentes.

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Simultaneamente aos testes de design, mecânica e aerodinâmica, outro estúdio é encarregado de testar as opções de texturas das peças e das cores da carroceria.

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Também são vistos, no estúdio, outros detalhes do acabamento, como tom dos carpetes, tipo de revestimento dos assentos e material de forração do teto.

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Quando todos os detalhes estiverem acertados, o projeto deixa o meio digital para transformar-se em um protótipo de argila três vezes menor do que a escala real.

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Com esse protótipo, a equipe verifica o equilíbrio das linhas, formas e proporções.

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Uma vez que o design está pronto, finalmente chega a hora de fazer o carro.

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A primeira etapa da produção começa na estamparia. Nela, chapas de aço são prensadas, repuxadas, cortadas, dobradas e furadas para formar a estrutura do veículo.

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A montagem da carroceria vem na sequência, quando as partes que formam o porta-malas, capôs e portas são unidas e soldadas.

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Em seguida, o assoalho, as laterais e o teto são incorporados ao “esqueleto” do automóvel.

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Neste momento, a carroceria está liberada para ser pintada, mas antes ela recebe um tratamento químico cujo objetivo é a proteção do metal contra corrosão.

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Ao mesmo tempo em que o esqueleto recém-pintado é colocado para secar em uma superestufa, a equipe de Mecânica começa a fabricar as partes do motor e da transmissão.

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É comum a produção dessas peças ser terceirizada e elas chegarem prontas na fábrica de automóveis.

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A última etapa da produção consiste, assim como as outras, em um trabalho coletivo.

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De um lado, funcionários retiram as portas pintadas para aplicar o acabamento interno, vidros, trincos e componentes elétricos.

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Do outro, a carroceria é equipada com mantas acústicas, forrações, painel de instrumentos, carpetes e bancos.

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Essa parte é como naquelas cenas de filmes que se passam em fábricas: o produto vai passando na esteira e as partes são incorporadas em sequência.

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Esse processo diz respeito ao termo “linha de montagem” na sua aplicabilidade literal. Durante o percurso, acontece a instalação da suspensão, das rodas, dos pneus, dos faróis, do freio de mão e, por último, do para-choque e das portas – que foram retiradas para a aplicação dos seus componentes, lembra?

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Concluída a fabricação, o veículo pronto passa por testes em trechos de asfalto para checar a presença de vibrações ou ruídos irregulares.

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Após os testes, está liberado para ser colocado à venda na concessionária.

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Materiais Usados Para Fazer Um Carro

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Aço

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Apesar da indústria automotiva utilizar, hoje, materiais de alta-tecnologia para garantir leveza e resistência, o aço continua sendo o componente principal na fabricação de veículos.

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Dentre todos os componentes de um veículo, o metal é o que mais contribui para o seu peso, correspondendo a mais da metade do peso total de um carro.

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Enquanto um carro de porte comum pode ter, em média, até 1.350 quilos de aço, as caminhonetes podem alcançar os 1.800 quilos.

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Utilizado para formar o chassi subjacente e a célula de proteção, o aço compõe ainda o teto, as portas e os painéis da carroceria.

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O escapamento, recorrentemente, é feito de aço inoxidável e, além dele, algumas partes para acomodar o motor também.

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Atualmente, os fabricantes conseguem criar tipos de aço específicos para cada área do veículo que precisa de liga metálica.

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Isso se deve ao desenvolvimento do aço automotivo, que foi mudando de forma desde que o primeiro Ford T foi lançado, em 1908.

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Conforme os metalúrgicos foram aprendendo a manipular a microestrutura do aço - a partir do controle preciso de seu processamento -, as montadoras conseguiram produzir chapas de aço mais resistentes.

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Com o estreitamento dos requisitos de segurança e a demanda por veículos mais leves e eficientes, o aço convencional está abrindo espaço para as chapas de alta resistência.

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Se anteriormente o “esqueleto” de um carro era formado por uma espécie de aço apenas, nos últimos anos, a modelagem computacional propiciou o desenvolvimento de múltiplos tipos e resistências, capazes de suportar as tensões sofridas pelo automóvel em movimento e os impactos.

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Entre os novos aços mais avançados, há o aço bifásico (dual phase) e o TRIP, que adquire maior plasticidade quando ocorre a transformação de fase.

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Os modelos mais fortes de aço servem para montar as peças e partes do carro que precisam de muita proteção contra os impactos.

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Eles são usados na armação das portas para inibir a invasão de objetos no compartimento do passageiro - o para-choque de outro carro, por exemplo - e nas colunas ao lado das janelas.

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O aço nas colunas impede danos ao teto do carro, que é capaz de achatar os passageiros, caso o veículo capote em um acidente.

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As partes do carro feitas de aço mais leve, como os painéis da lataria, também são tratadas para que tenham alta resistência.

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Nesses casos, enquanto o veículo está na estufa de cura da pintura, é realizado um tratamento térmico complementar que aumenta a resistência a amassados.

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O aço de alta resistência usado na fabricação de peças faz com que elas sejam mais leves e finas, auxiliando na economia de combustível.

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Plástico

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Em função da durabilidade, do baixo custo de fabricação e da facilidade de moldar o plástico em muitas formas, hoje ele é o componente mais concentrado em um carro.

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De acordo com o Conselho Americano de Química dos Estados Unidos, 50% da composição dos veículos novos é feita de plástico.

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Isso inclui as saídas de ar condicionado, os medidores, os instrumentos e interruptores, o carpete, os airbags e outros componentes.

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Alumínio

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O uso do alumínio na indústria automotiva é recente, mas, por ser leve e resistente, é utilizado para fabricar os painéis da carroceria ou o chassi.

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O resultado dessa medida é a obtenção de um veículo mais leve e com melhor desempenho.

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O alumínio está presente, também, nas rodas e em alguns motores. Muitos fabricantes de veículos substituíram o ferro pelo alumínio na montagem do bloco do motor.

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Com a mesma durabilidade, o bloco de alumínio é mais leve, melhorando a performance do motor.

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Borracha

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Esse componente você com certeza já sabia que é essencial para fazer um carro. Até porque um veículo sem pneus não cumpre a sua função.

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Porém, além de fazer o carro circular, as rodas – quando bem cuidadas e revisadas – agem na economia de combustível e fornecem segurança para as viagens.

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Da mesma forma que o plástico, a borracha é muito utilizada porque dura bastante, é econômica e flexível.

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Por isso, não é usada só nos pneus, mas também nos limpadores de para-brisa, nas mangueiras e nas vedações.

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Vidro

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O último da lista é também o que aparece em menor quantidade nos carros.

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Usado principalmente para compor o para-brisa e as janelas, também faz parte da produção dos retrovisores laterais e interno.

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No interior do carro, a fibra de vidro – variante do material – é utilizada.

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Outros materiais inusitados que podem ser usados para fazer um carro

Além dos componentes que praticamente todos os carros possuem, o desenvolvimento da indústria automotiva faz com que a cada dia pesquisadores encontrem novos materiais úteis para a produção de veículos.

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Por exemplo, o magnésio, por ser um metal 74% mais leve que o aço e 33% mais leve que o alumínio, já é comumente usado em rodas esportivas.

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Há ainda materiais mais inusitados, como a folha de bananeira, o cânhamo e a soja.

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A primeira foi usada na fabricação dos tapetes do modelo de SUV Linkoln MKT, por ser mais resistente ao calor – e também uma alternativa mais ecológica.

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O segundo está presente no Lotus Eco Elise. A edição deste modelo confeccionado com a fibra endurecida do cânhamo pesava 32 quilos a menos.

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Por último, a espuma da soja é uma tecnologia preconizada pelo grupo Ford, que fornece uma alternativa ecológica aos estofamentos sintéticos.

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Conclusão

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Após a leitura deste artigo, você já está ciente de como se faz um carro.

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Mais do que isso, a partir de agora, você conhece os processos de cada etapa da fabricação de veículos.

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Tudo começa com uma idealização a partir do briefing, depois o trabalho em conjunto entre o pessoal do design, da mecânica e da aerodinâmica.

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Em seguida, começa a produção da estrutura apelidada de “esqueleto”, que passa pela pintura e, enfim, é colocada para montagem na esteira.

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Você também descobriu os principais componentes presentes na montagem de automóveis e quais são as suas utilidades.

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Essas informações serão úteis para que você preste atenção em todos os detalhes na hora de comprar o seu carro próprio.

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Aliás, vale a pena ficar de olho no mercado, uma vez que a Anfavea já está prevendo a manutenção do crescimento na produção de veículos em 2018.

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Referências:

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  1. https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/os-carros-e-as-muitas-faces-do-aco-bwkho4n5eth8vfbkb1qn54hn2/
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