Como Escolher a Primeira Moto - Não erre na escolha!

Esse post é para você, motociclista iniciante, que está pensando em adquirir sua primeira moto.

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Vamos lhe ajudar dando dicas dos modelos mais indicados para quem está iniciando esse processo.

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Mas, lembre-se! Para você ser um bom motociclista, é preciso conhecer as regras de trânsito.

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A mais importante delas é não andar sem capacete.

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Chegou a hora de comprar sua moto. Você sabe qual escolher?

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Sabemos que, se você é um motociclista iniciante, não será tão simples escolher uma.

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Você precisa analisar as opções e estudar cada detalhe.

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Então, siga conosco, pois nesse post vamos explicar tudo que um motociclista iniciante precisa saber.

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Você vai aprender, passo a passo, como andar de moto e, tudo isso, com segurança e respeitando os outros veículos nas vias.

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Se estiver em dúvida de qual moto comprar, vamos lhe mostrar 15 modelos para facilitar a sua procura e daremos dicas para uma boa escolha de motocicleta.

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Esse post será esclarecedor e esperamos lhe ajudar!

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15 Modelos de motos para iniciantes

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A escolha da primeira moto é de extrema importância.

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Roberto Agresti, colunista do Dicas de Motos, do G1, além de trazer 15 modelos de motos para iniciantes, traz também uma dica importante:

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“Não escolha a moto pela emoção e, sim, com a razão”.

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Sendo assim, o especialista em motos afirma que não é a beleza e nem a potência que devem ser avaliadas na primeira moto.

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É preciso pensar, pesquisar e analisar qual o modelo indicado para iniciantes e qual facilitará a sua vida.

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Os 15 modelos de motos vão desde a Scooters (mais conhecida como “vespa”) em que você senta nela em vez de montar, até a Dafra Horizon 250, que é a mais próxima do modelo  Harley-Davidson.

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Os motociclistas foram classificados, segundo a matéria do G1, como aqueles práticos, “pão duro” e relax, quanto à compra do seu veículo.

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Para cada classificação, são listadas cinco motos ideais.

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Siga a leitura e fique conhecendo, agora, quais são os 15 modelos mais indicados para motociclistas iniciantes.

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Motociclista prático

O nome prático já diz tudo.

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As primeiras cinco que vamos listar são indicadas para motociclistas que procuram, realmente, uma moto prática.

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Algumas delas são do modelo Scooters (mais conhecidas como: motoreta, motoneta, motinho ou vespa).

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A posição que o motociclista fica, nesse modelo, é diferente das demais, pois ao invés, de montar a moto, você senta nela, com as pernas para frente.

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Confira os modelos:

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  1. Honda PCX 150: modelo mais vendido no país, sucesso no mundo todo, de acordo com o G1.
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Dono de um lindo design e de uma mecânica moderna, esse modelo é eficaz para andar em ruas e em avenidas movimentadas, pois é fácil de ser pilotado.

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  1. Dafra Citycom 300i: rodas grandes, aro de 16 polegadas e para-brisa.
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Possui bastante conforto, pois o banco desse modelo é ótimo de se acomodar e, como a anterior, é fácil de ser pilotada.

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  1. Honda Lead 110: esse modelo é pequeno, mas conta com um amplo espaço para carregar bagagens.
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Uma outra característica, é o assoalho plano, que permite levar sacolas entre os pés.

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  1. Drafa Cityclass 200i: rodas grandes e assoalho plano.
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Design atrativo e um modelo para uso prático, mas para estradas irregulares, não é o indicado.

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  1. Suzuki Burgman 125i: a mecânica desse modelo tem um desempenho excelente.
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Por ser uma moto que não vem recebendo atualizações em suas opções de mecânica e/ou design, não está sendo tão procurada.

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Mas, mesmo assim, é uma boa dica, por conta da sua praticidade.

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Como escolher a primeira moto se você é “Pão duro”

Essas dicas são para os motociclistas que procuram praticidade e, ao mesmo tempo, economia.

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Ou seja, andar muito e gastar pouco.

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  1. Honda Biz 100: a mecânica da Biz 100 é excelente!
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Seu chassi e sua suspensão foram testados diversas vezes e foi comprovado que ela é mais resistente à prova de maus-tratos.

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Por isso, sua principal característica é a mecânica.

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  1. Honda Pop 110i: em 2016 esse modelo mudou de Pop 100 para Pop 110i.
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A principal novidade do novo modelo é a cilindrada e a adição da injeção eletrônica.

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Suas carenagens remodeladas, não permite que os parafusos fiquem visíveis.

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No Maranhão e Rio Grande do Norte, são os locais que mais se encontra esse modelo.

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Por ser à prova de tombo, caso caia não há quase nada para quebrar, é conhecida como a “rainha” no Nordeste do Brasil.

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  1. Yamaha T115 Crypton: aguenta qualquer tipo de dano quanto a sua manutenção.
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O desempenho da T115 é acima do esperado. Quem a tem pode contar sempre, pois dificilmente lhe deixará na mão.

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  1. Honda CG 125 Fan: segundo o G1, esse modelo é bem conhecido entre os brasileiros.
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Quem aprende a andar de moto, na maioria das vezes, é na CG.

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Além de ter um bom desempenho, é um modelo bastante econômico.

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  1. Yamaha YBR 125 Factor: a suspensão desse modelo é considerada macia e o seu banco muito confortável.
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Ela é a rival da CG por ser considerada também uma excelente motocicleta.

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Motociclista relax

Essas são para os motociclistas que gostam de pegar sua moto e sair para relaxar.

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Vamos conhecer os últimos cinco modelos da nossa lista. Eles são indicados para quem busca uma moto para viagens.

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  1. Yamaha XTZ 250 Ténéré: modelo robusto e econômico. O seu tanque é bastante grande, o que permite abastecer tranquilamente antes de viajar.
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É menor quando comparada com as outras. Por isso, quando for viajar, você terá maior conforto se for sozinho.

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Se você quer fazer um trajeto por um caminho arenoso, fique tranquilo, pois esta é uma moto que aguenta.

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  1. Honda CRF 150F: a CRF pode ser encontrada por menos de dez mil reais.
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Modelo leve e de uma potência boa, mas que, ao mesmo tempo, não coloca em risco a vida dos motociclistas.

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  1. Dafra Horizon 250: guidão largo, banco e escapamento duplo e cheia de cromados.
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Para quem tem o sonho de adquirir uma Harley-Davidson, a Horizon é a mais próxima da Harley.

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  1. Kawasaki Ninja 300: para quem procura uma moto habilidosa, esse é o modelo.
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É uma boa moto para motociclistas iniciantes, seu motor tem uma boa potência e uma excelente performance.

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  1. Honda XRE 300: modelo considerado multiuso, você pode viajar e/ou fazer uma trilha.
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Seu peso e sua potência estão no limite, por conta disso também é indicada para novatos.

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Você conheceu as três categorias indicadas para quem vai comprar sua primeira moto e recebeu cinco dicas de modelos de cada categoria.

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Acreditamos que, a partir de agora, você se sentirá mais confiante para adquirir sua primeira motocicleta.

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Então, já que você está com sua habilitação em mãos e está ansioso para fazer essa compra logo, fique atento às nossas dicas, para facilitar na hora da escolha.

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3 Dicas para não errar na escolha

Independentemente do modelo que você escolher, é preciso ficar atento em alguns aspectos na hora de compra.

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Cilindradas da moto:

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As cilindradas são um dos primeiros aspectos que você deve pensar na hora de escolher sua moto.

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Se você quer usar sua moto apenas para transporte urbano, a cilindrada pode ser baixa.

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As motos que tem 50, 100 ou 125 cilindradas além de serem econômicas, têm o seu preço também mais em conta.

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Mas, se você quer uma motocicleta para viajar, escolha uma moto de 300 cilindradas por ser mais potente.

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Custo-benefício:

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Não deixe a beleza da moto lhe impressionar, analise com muito cuidado se ela atende às condições adequadas.

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As motos de baixas cilindradas são uma boa dica, pois têm um preço bom e são mais fáceis de conduzir.

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Moto apropriada:

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Pense no seguinte, você é iniciante, mas quer uma moto para andar diariamente, uma moto para viajar ou uma para fazer trilhas?

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É preciso ter isso em mente na hora de escolher, pois o modelo vai variar dependendo de sua finalidade.

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Sendo assim, para sua segurança, não escolha uma moto que tenha mais de 230 kg ou 70 cavalos de potência.

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Compre uma moto de modelo padrão e depois que você adquirir bastante experiência na pilotagem, você passa para outro modelo.

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7 Dicas para andar de Moto: passo a passo

Ter prática na hora de andar é fundamental para uma boa condução.

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Embora os centros de formações ensinem como dirigir, é sempre bom estar atento e praticar bastante.

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Assim, na hora de comprar um dos modelos de motos para iniciantes, você saberá como conduzir com segurança.

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Segundo o site Viagem de Moto, se você está ou não no processo de aprendizagem, essas dicas são princípios básicos de como operar uma moto.

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No entanto, é preciso saber que não há curso que substitua o aprendizado de uma autoescola.

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Seguindo o passo a passo, vamos entender os princípios básicos para andar de moto:

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1º Passo:

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Não esqueça: para pilotar uma moto é preciso possuir Carteira Nacional de Habilitação – Categoria “A” e ter 18 anos de idade.

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Se você for flagrado dirigindo uma moto sem possuir CNH, você será multado, terá cometido uma infração gravíssima, podendo até perder sua moto.

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Então, tenha muita atenção e respeite as leis de trânsito.

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Antes de sair com sua moto, tenha em mãos, sempre a carteira de habilitação.

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 2º Passo:

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Checar sua moto e saber se as condições estão boas para uma pilotagem segura também é fundamental.

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Antes de sair, veja se os pneus estão cheios e se tem combustível suficiente para chegar até o local desejado.

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A corrente de transmissão (responsável por transferir a potência do motor para a roda traseira) precisa estar bem ajustada e o óleo precisa estar no nível aceitável para o motor funcionar corretamente.

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Por fim, veja se a sua moto está apoiada nos descansos, lateral ou central, e não esqueça de usar todos os equipamentos de segurança.

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Nesse post, vamos trazer os itens de segurança para motociclista. É importante conhecê-los e usá-los.

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3º Passo:

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Passar a perna por cima da moto é o próximo passo.

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Fique ao lado esquerdo, com suas mãos segure os punhos do guidão e tente manter o equilíbrio.

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Aos poucos, incline-se em direção ao tanque da moto ou do guidão, concentre o seu peso na perna esquerda e levante a direita, passando por cima da moto.

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Feito isso, com muito cuidado e atenção, tentando sempre manter o equilíbrio, está na hora de ter uma noção de sua ergonomia (relação entre o homem e a máquina, trazendo a eficiência da interação dos dois).

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Por fim, veja se os espelhos estão ajustados, localize as pedaleiras da moto e olhe todos os botões de comando.

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Familiarizar-se com todos eles, saber onde ficam os botões do pisca, farol, buzina entre outros, é de extrema importância para uma pilotagem segura.

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4º Passo – Acelerador e freios:

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Com a mão direita, que também controla os freios, você torce o punho e acelera a moto.

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Mas, tenha cuidado! Acelere a moto, calmamente, pois ao contrário, pode-se ter certa instabilidade e possíveis derrapagens, provocando um grave acidente.

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Os freios dianteiros são controlados com a mão direita, conforme dito acima. Ao puxar a alavanca, você irá acioná-los.

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Se acioná-los com muita força, pode bloquear os freios fazendo com que sua moto acabe derrapando e, possivelmente, caindo.

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Quando você estiver usando os freios dianteiros, o freio traseiro se torna menos eficaz.

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O freio traseiro pode ser usado com o outro, mas somente quando for preciso frear mais fortemente, para trazer estabilidade à moto.

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Ele é mais eficaz em momentos de velocidade alta, em que a moto precisa ser reduzida ou, ainda, para fazer manobras de baixa velocidade.

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Já os freios dianteiros são eficazes na hora de parar a moto.

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5º Passo – Embreagem

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A embreagem é a alavanca que fica na frente do punho da mão esquerda.

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Algumas motos, durante a operação dessa alavanca, exigem apenas dois dedos para operar enquanto há movimento.

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Mas outras motos exigem que esse controle seja operado com toda a mão.

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Isso você saberá quando escolher o modelo da sua moto e, na prática, conhecerá, aos poucos, cada comando e como deve ser usado.

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Quando apertar a embreagem, você estará colocando a motocicleta em ponto morto.

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Ao soltar a embreagem, a moto vai ser engrenada e transmitirá potência do motor para a roda traseira.

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Pense da seguinte maneira: conectar e desconectar. Essa é a regra do uso da embreagem.

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Quando conectada, você está colocando a moto em ponto morto e quando desconectada, está transmitindo a potência para que tenha movimento.

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6º Passo - Câmbio

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A alavanca do câmbio serve para mudar de marcha.

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Para fazer isso, é preciso mover a alavanca para cima ou para baixo, com o pé esquerdo.

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A ordem para trocar de marcha é a seguinte:

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  1. Acione a embreagem usando sua mão esquerda;
  2. Logo após, acione a alavanca do câmbio, usando seu pé esquerdo;
  3. E, no final, pode liberar a embreagem.
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7º Passo

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Chegou o momento tão esperado por todos! Está pronto para ligar o motor de sua moto e sair andando?

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Depois de estar familiarizado com os comandos da moto e como proceder, agora é hora de colocar o “pé na estrada”, mas não esqueça de dirigir sempre com muita atenção.

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As motos mais modernas, em sua maioria, possuem partida elétrica. Sendo assim, não é necessário acionar o comando “pedal de partida”.

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Veja se a chave da ignição está em “ON”. Logo em seguida, vire a chave e aperte o comando “START”, geralmente abaixo do interruptor “OFF”.

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A maioria das motocicletas verificam, sozinhas, se os controles e os comandos operacionais estão funcionando normalmente, com suas luzes acessas.

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Caso o velocímetro e/ou tacômetro, que serve para medir a rotação do motor da moto, mexer e voltar ao zero, fique tranquilo, pois isso é normal.

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Depois que a auto avaliação estiver concluída, veja se a lâmpada, que serve para indicar o ponto morto (luz verde), está acessa.

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Após, use o seu polegar e acione a partida elétrica. Na maioria das motos, esse comando fica abaixo do interruptor, tem um logotipo de uma seta circular, parecido com um raio.

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Depois de acionar o motor, checar todos os comandos e ver se há combustível suficiente para andar, você já pode sair com ela.

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Mas, não esqueça! Saber as regras de trânsito é fundamental para uma boa condução.

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Além, é claro, de usar os itens de segurança para motociclistas, conhecer bem sua moto e o trajeto que vai fazer e nunca exceder os limites de velocidades nas vias.

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Se você for prudente e respeitar as leis de trânsito e os outros condutores, você será um ótimo motociclista.

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Itens de segurança para motociclistas

Veja, a seguir, uma lista com itens de segurança obrigatórios.

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Capacetes:

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Use sempre o capacete e saiba que a viseira precisa estar abaixada.

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Você só pode levantá-la se a moto estiver imobilizada na via.

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Entenda o que diz a nova regra do CONTRAN:

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“Inciso 3º. I. Quando o veículo estiver imobilizado na via, independentemente do motivo, a viseira poderá ser totalmente levantada, devendo ser imediatamente restabelecida a posição frontal aos olhos quando o veículo for colocado em movimento.”

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Veja que a lei é clara em sua exigência. Sendo assim, mantenha a atenção e não esqueça de baixar a viseira.

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Ao comprar um capacete, você precisa experimentar e ter certeza de que ficou justo na sua cabeça.

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Pois, caso não fique e você sofra uma batida, o capacete pode não ficar na sua cabeça durante a colisão.

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 Óculos:

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De acordo com a lei, os óculos de proteção adequados são aqueles que podem ser usados simultaneamente com os de grau ou de sol.

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Se for usar a viseira aberta, o único modelo de óculos permitido é o de plástico, pois são resistentes, transparentes e não prejudicará a visão enquanto dirige.

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Calçados:

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Sandálias e chinelos não são permitidos.

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O correto é que você use um calçado reforçado e que não tenha cadarços.

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De preferência, compre botas indicadas para motociclistas.

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Jaquetas:

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Se você estiver andando de moto e, repentinamente, começa a chover, imagine o frio que você não vai sentir!

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Por esse motivo que existem jaquetas impermeáveis. Elas facilitam sua vida e lhe deixam mais protegido do frio e da chuva.

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Calças reforçadas:

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O mesmo serve para as calças. Ao usar uma calça reforçada, você ficará mais protegido.

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Geralmente, o tecido e a costura delas são reforçados, além de serem impermeáveis.

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Luvas:

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As luvas também fazem parte dos itens de proteção.

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Se você pegar uma chuva no caminho, elas protegerão as suas mãos.

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Além disso, se houver um acidente e você cair, suas mãos estarão protegidas.

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Uma outra dica é quanto à bagagem, escolha uma mochila versátil.

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Existem modelos que são indicados para andar de moto, por ter engates frontais, para travar a mochila contra o peito.

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Todos os itens são fundamentais para você usar e conseguir aproveitar sua viagem com segurança e, portanto, tranquilo.

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Conclusão

Use o capacete e não ande com a viseira aberta, salvo quando a moto estiver imobilizada ou com óculos de proteção adequados.

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Use roupas apropriadas, pois isso facilitará a sua viagem e a sua segurança.

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Uma outra dica importante é respeitar os limites de velocidades nas vias, pois uma das multas mais frequentes de motos é, justamente, o excesso de velocidade.

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Falta de atenção, condução sem capacete, manobras perigosas, desrespeito ao sinal, estacionamento irregular e ultrapassagem proibida irregular de veículos podem causar problemas.

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Veja que, para ser um bom motociclista, é preciso muito mais do que apenas escolher a moto ideal.

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Então, já que esse post é para os motociclistas iniciantes, nosso conselho é que você siga as leis de trânsito e evite uma multa.

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Agora você sabe como escolher uma moto e sabe que beleza e potência não são tudo na hora da escolha.

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Se, ainda assim, você se sente inseguro em sair com sua moto, mostramos, também, o passo a passo para subir em uma.

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Andar de moto é ótimo e a sensação é de liberdade. Desfrute disso com responsabilidade!

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Se, ainda assim, você infringir alguma lei, não se preocupe! O direito de defesa está garantido!

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No entanto, lembre-se: você deve manter sempre os seus dados atualizados junto ao Detran de sua cidade.

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Isso é bastante importante na hora de recorrer.

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E, quanto a isso, nós podemos lhe ajudar. Se você recebeu alguma multa, entre em contato conosco. Vamos lhe mostrar todos os procedimentos.

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Referências:

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  1. http://g1.globo.com/carros/motos/blog/dicas-de-motos/post/motos-para-iniciantes-veja-15-modelos-indicados.html
  2. http://g1.globo.com/carros/motos/noticia/2015/10/honda-pop-110i-primeiras-impressoes.html
  3. http://chiptronic.com.br/blog/primeira-moto-3-dicas-para-nao-errar-na-escolha
  4. http://viagemdemoto.com/dicas-para-viagens/2244-como-andar-de-moto-passo-a-passo
  5. http://g1.globo.com/carros/motos/noticia/2013/10/nova-regra-permite-levantar-viseira-do-capacete-quando-moto-estiver-parada.html
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