Ciclista urbano - Guia Completo | Bicicletas e handbikes

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Neste artigo você vai encontrar:

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♦ Diferença entre bicicleta e handbike;

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♦ A leis para o ciclista urbano;

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♦ Pedestres, Ciclistas e veículos;

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♦ É preciso registar a bicicleta?

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♦ Tipos de Faixas e vias;

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♦ Cuidado na ciclovia;

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♦ Pode pedalar na calçada?

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♦ Quais as multas para ciclistas?

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♦ Infrações de motoristas na ciclovia;

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♦ Seguros para bicicletas;

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Você sabe as diferenças entre os veículos não motorizados mais utilizados?

♦ A bicicleta é um veículo com duas rodas de propulsão humana, ou seja, aquele tradicional modelo que todos conhecem.

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♦ A handbike é uma bicicleta pedalada com as mãos, adequada para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Este modelo não é conhecido por todos, mas vem sendo cada vez mais utilizado e tem facilitado muito a vida das pessoas com deficiência nas pernas.

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Os órgãos de trânsito devem garantir a segurança de ciclistas?

♦ De acordo com Código de Trânsito Brasileiro a segurança do ciclista é garantida por lei. Isso quer dizer que o ciclista urbano também está protegido pela lei de trânsito, veja:

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Art. 21Compete aos órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:II - planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas.

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♦ Bicicletas precisam de registro para circular?

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Veja o que o Código de trânsito tem a dizer sobre isso:

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Art. 120. Todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque, deve ser registrado perante o órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, no Município de domicílio ou residência de seu proprietário, na forma da lei.

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♦ As bicicletas e handbikes não são classificas como esses veículos, logo não há necessidade de seu registro.

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É preciso ter habilitação para bicicleta?

Não.

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A lei não faz exigência de habilitação de qualquer tipo para conduzir bicicletas.

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Mas é importante que o ciclista conheça o código da trânsito.

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Entenda as regras de circulação e os principais sinais de trânsito, tanto para sua própria segurança quanto dos outros utilizadores da via pública.

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Regra Básica do ciclista urbano!

♦ Pedestres têm prioridade sobre ciclistas e ciclistas têm prioridade sobre outros veículos.

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Essa é a "regra de ouro" do trânsito. Ela está explicitada no artigo 29 do Código de trânsito, observe:

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Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:(…)§ 2º Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

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Em resumo: os maiores tem o dever de cuidar dos menores. Por isso o ciclista é responsável pelo pedestre e os dois são responsabilidade dos motoristas dos carros.

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Diferenças das vias para o ciclismo.

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♦ Existe uma diferença entre os espaços públicos para o ciclista urbano. Veja a lista dos tipos de vias para os ciclistas:

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Ciclovia – Ciclistas são separados do tráfego comum e dos pedestres em uma faixa exclusiva delimitada por barreiras ou micropostes.

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Ciclofaixa – Idêntica à ciclovia mas sem barreiras. A faixa dos ciclistas é separada por cores e por sinalização.

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Ciclorrota – São os melhores caminhos para se trafegar em bicicleta. São vias de uso comum com sinalização específica. Costumam ser sinalizadas em caminhos e vias que já existem e já são utilizados por ciclistas mais experientes.

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Ciclofaixa de lazer – é uma ciclofaixa temporária normalmente ativada aos domingos e feriados, com sinalização e suporte da companhia de trânsito para que todos possam aproveitar a bicicleta como lazer. Um exemplo é o fechamento da Avenida Paulista em São Paulo - SP aos domingos.

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Cuidado na ciclovia!

♦  Veja essa tabela das 11 coisas que você deve fazer e das 11 coisas que você deve evitar quando está andando de bicicleta:

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Posso pedalar na calçada?

♦  A regra é evitar sempre transitar pela calçada e ainda ter muito cuidado na faixa de segurança. Bicicleta na calçada, só com autorização da autoridade de trânsito e sinalização adequada.

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♦  1º O ciclista quando desce e empurra a bicicleta se iguala ao pedestre em direitos e deveres.

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♦  2º Nas áreas urbanas, quando não houver passeios ou quando não for possível sua utilização, a circulação de pedestres na via tem prioridade exceto em locais proibidos pela sinalização e em situações que comprometam a segurança.

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Os passeios são uma parte da calçada ou da pista de rolamento separada por pintura destinada à circulação exclusiva de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas.

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Art. 59. Desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, será permitida a circulação de bicicletas nos passeios.

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Art. 68. É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios (…)§ 1º O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.

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♦ Para sua segurança e dos pedestres, é aconselhado transitar pela calçada empurrando a bicicleta, no caso das handbikes o uso da calçada é desaconselhado.

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Possíveis multas para o ciclista urbano

O código de trânsito brasileiro possui várias normas para regular o trânsito nas cidades. Mas os carros não são os únicos personagens do trânsito, não só os motoristas possuem deveres, os ciclistas também podem ser autuados pela lei.

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♦ Situações em que a multa pode ocorrer tanto para bicicletas quanto para handbikes:

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1 - Bicicleta pode andar nas ruas quando não houver ciclovia, com preferência para os automóveis. Caso contrário pode haver multa. (CTB, art. 58)

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2 - Nos cruzamentos, os pedestres têm preferência (CTB, art. 44). Mas não devem entrar na pista para obstruir o trânsito (art. 69, inciso III)

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3 - Se não houver outro caminho, os pedestres podem circular fora das calçadas, em fila única, mas com preferência sobre os veículos (CTB, art. 68, §3º)

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4 - Não deixar a distância lateral de 1,5m ao passar ou ultrapassar bicicleta é infração média (CTB, art. 201)

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5 - O ciclista não pode conduzir a bicicleta de forma agressiva ou fora dos locais destinados a sua circulação. É infração média, com possibilidade de remoção da bicicleta (CTB, art. 255).

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6 - Circular fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda (CTB, art. 244, §1º);

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7 - Não segurar o guidom com ambas as mãos, salvo eventualmente para indicação de manobras (CTB, art. 244, §1º);

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8 - Transportar carga incompatível com suas especificações (CTB, art. 244, §1º);

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9 - conduzir passageiro fora da garupa ou do assento especial a ele destinado (CTB, art. 244, §1º);

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10 - transitar em vias de trânsito rápido ou rodovias, salvo onde houver acostamento ou faixas de rolamento próprias (CTB, art. 244, §1º);

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11 - transportar crianças que não tenham, nas circunstâncias, condições de cuidar de sua própria segurança (CTB, art. 244, §1º);

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Motoristas também podem ser multados na ciclovia!

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Veja as condutas que geram multas:

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1 - Estacionar automóvel em ciclovia ou faixa de pedestre é infração grave (CTB, art. 181, inciso VIII)

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2 - Transitar com o automóvel na ciclovia é infração gravíssima (CTB, art. 193)

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3 - O automóvel que não dê preferência a pedestre ou bicicleta é infração grave ou até gravíssima (CTB, art. 214)

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Seguros para bicicletas e handbikes

Existem seguradoras que prestam os mais variados tipos de seguros para o ciclista urbano como:

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♦ Roubo e Furto

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Atualmente seguradoras concedem proteção total contra roubo e furto, quando a bicicleta ou a handbike estão em uso ou guardadas.

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♦ Acidentes

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Por danos provocados enquanto você pedala ou quando a bicicleta está sendo transportada.

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♦ Cobertura por danos

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Coberturas contra Danos materiais e corporais provocados involuntariamente enquanto você pedala; se você cair de bicicleta ou um carro colidir atrás de você, o seguro cobre. Toda a contratação e as cotações são feitas online, por computador ou por aplicativo.

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Várias empresas estão prestando este serviço e ele pode ser encontrado facilmente pela internet.

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Conclusão

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Agora que você já sabe como proceder ao pedalar pela cidade.

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Fique atento a sinalização e as regras de Trânsito.

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Nesse artigo você encontrou varias dicas e informações sobre o ciclismo urbano e não esqueça que o ciclista também pode ser enquadrado pela lei.

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Referência:

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  1. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm
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